TCU investiga "presentes" dados a Lula e Dilma. Ambos já foram proibidos de vendê-los.

Este cervo búlgaro de ouro poderá ser requisitado de volta pelo TCU, porque é um bem da República. Dilma levou-o para casa.

Por ordem da corte, os dois petistas só vão poder ficar com itens de uso pessoal, como medalhas, e de consumo direto, como roupas e perfumes.Um decreto de 2002, editado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no fim de sua gestão, diz que documentos de natureza "arquivística" produzidos ou recebidos pelos presidentes "no exercício dos seus mandatos" e bens obtidos em cerimônias de troca de presentes, ocorridas nas audiências com chefes de Estado e de governo por ocasião de visitas oficiais ou viagens de Estado, não integram os acervos privados, devendo integrar o patrimônio público da Presidência.

O repórter Fábio Fabrini, revela hoje no jornal O Estado de S.Paulo que o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira, que a Presidência da República identifique e incorpore ao seu acervo documentos e presentes eventualmente recebidos indevidamente pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff no exercícios de seus mandatos. 

O "pente-fino" terá de ser feito em 568 bens destinados pelo Planalto a Lula e 144 reservados para a sucessora, recém-cassada pelo Senado. Até as providências serem tomadas, eles ficam proibidos de vendê-los ou doá-los.  

Em julgamento nesta quarta-feira, o tribunal analisou o cumprimento, pela Presidência, das normas que dispõem sobre quais objetos devem integrar o acervo privado dos presidentes da República e, portanto, são de propriedade deles, podendo ser doados, vendidos e passados a herdeiros.

11 comentários:

Unknown disse...

Quem sabe não criam uma 'Organização Tabajara' para destiná-los...

Anônimo disse...

Aqueles que estavam num contêiner pago pela OAS em São Paulo?
É o cocho que a Marisa Letícia afanou?

Anônimo disse...

Os caras se apropriam do que não lhes pertence, são descobertos, tem de devolver os bens, e não se emendam. Os petralhas apoiam 5udo isso.

Anônimo disse...

E o fazem na maior 'cara dura' sabendo da total impunidade.

Anônimo disse...

E FHC acertou mais uma ao editar o Decreto, hein? Será que conhecia as tendências dos companheiro e companheira?

Anônimo disse...

Discurso vingativo de dillma ontem demostra que se pegarem o poder novamente, retaliações serão monstruosas.

Devem estar a monitorar todos os blogs, redes sociais e lançando no Livro Preto para mais adiante se vingarem.

Anônimo disse...

A cabeça em ouro do corno será devolvido, com a remuneração da Dilma mensal de R$ 5.000,00 não mais o necessitará.

Anônimo disse...

Chama-se ROUBO, e eles têm que ser responsabilizados pelos seus CRIMES.

Anônimo disse...

Furto, receptação, obstrução da justiça, incitação de hordas de militantes para promover destruição de patrimônio público e privado, prevaricação, estelionato eleitoral quando em campanhas políticas, formação de quadrilha entre outros crimes, com todo este currículo este pessoal ainda é protegido pelo judiciário?

Anônimo disse...

A justiça não existe, existem só amizades, entendeu, anônimo 10:54?
Esta foi uma das gafes que o Lula cometeu, falou a verdade sem querer, ESCAPOU!!!

Anônimo disse...

Ora, o que é esse cervozinho de nada, comparado com os bilhões que essa malandra e fingida permitiu que seus comparsas roubassem da Petrobras? Isso é mixaria! Mas vai devolver, malandra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/