Entrevista, Gustavo Grisa - Está dando tudo errado no RS

O editor pediu para o economista Gustavo Grisa, autor do livro RS - Sem Medo do Futuro, analisar a repercussão da capa da tevista Veja drdys semana. Grisa é sócio da consultoria Agência Futuro, consultor de projetos de desenvolvimento  e inovação de políticas públicas em todo o Brasil. Dentre outros destaques, alertou, em 2013, para a crise econômica que estava se instalando no País.

Em 2009, o Sr. já em seu livro alertava que, em dez anos, se um conjunto de iniciativas estratégicas não acontecessem, o Estado se encontraria em uma situação extremamente crítica. Chegamos lá? É o fundo do poço?
Infelizmente, sim. O que acontece confirma o pior cenário que pudéssemos imaginar há cerca de uma década atrás, quando estávamos em meados de um governo que propunha uma agenda reformista, e havia uma cultura de que o RS poderia seguir uma agenda pragmática e efetiva para o seu futuro.

Como avalia a situação do Estado? O que é causa, e o que é consequência?

CLIQUE AQUI para ler mais.

10 comentários:

Lima disse...

Editor, a semeadura é opcional, mas a colheita é obrigatória! O estado atual do RS é consequência dos anos de petralhas no Piratini.
O problema todo é eles fomentaram este estado de coisas que aqui existe justamente para que possam ter chance de chegar ao poder novamente!
E existe uma forte tendência que o gaúcho - a metade estúpida do estado - votem nestes idiotas novamente.
Nota: 1) a expressão "metade estúpida do estado" nada tem a ver com regiões, pois significativa parte desta "metade estúpida" está aqui em Porto Alegre, ou raul pont e luciana genro não teriam a votação que tem nas pesquisas; 2) as letras minúsculas nos nomes pessoais é justamente para designar a insignificância dos respectivos.

Anônimo disse...

Tem que extinguir a fdrh e sem mimimi, chega de recursos para o ralo.

Anônimo disse...

Faz 10 anos que eu digo que apenas o congelamento de salários do estado, acima de 5000 por exemplo, pode salvar o estado.
O resto é paliativo.

Anônimo disse...

Excelente este assunto.Nota 10.mas veja o que ele disse: P - O que é possível fazer, ou reverter?

G - Acho que devemos ser mais pragmáticos, e menos sonhadores nesse aspecto. Estamos ainda longe de um cenário de terra arrasada total. Se o Estado entrasse em um ciclo de um ou dois governos mais efetivos em conseguir debelar ou reverter a crise financeira e criar maior atratividade econômica, o RS ainda tem força de reação.

PERCEBERAM? FORÇA DE REAÇÃO.POIS BEM...ISTO SE O PT NÃO ENTRAR NO ESTADO DE NOVO.O PT NÃO QUER SABER DE ECONOMIZAR,ENXUGAR.ESTAS AÇÕES PARA A QUADRILHA DOS PETISTAS,É OFENSA.SE FICAR O SARTORI OU ENTRAR A YEDA DE NOVO,O RS PODE TER UMA REAÇÃO.MAS VEJAM BEM,SE VOLTAR O PT,BYE BYE RS.ACABOU.MAS COMO O POVO TEM O CÉREBRO VIRADO PARA TRÁS,ELES PODEM BOTAR NOVAMENTE A MÁFIA NO PODER.UM PERIGO REAL E IMEDIATO,COMO AQUELE FILME.O FUTURO É NEGRO.

Anônimo disse...

Em relação ao governo Yeda Cusius foi tremendamente boicotado pelo governo Lula, que na época estava com alta popularidade, e que preparava a eleição de Tarso Genro no governo estadual. O maior exemplo disso o programa Duplica RS, que seria um grande legado da governadora, no entanto foi miseravelmente aniquilado pela oposição petista aliada ao governo federal.

Anônimo disse...

Políbio,

Se a Assembleia Gaúcha não liderar as reformas necessárias, estamos mortos.

JulioK

Anônimo disse...

Outro que falou e não disse nada. Só tem razão em uma coisa; Não temos lideranças? Sim, pois vivemos no passado arcaico e arrogante. Estado com um monte de empresas pseudo estatais falidas e um Banco? Venda tudo, privatize e aí talvez sauremos do buraco, para não dizer escatologias...
Falei
Joel Robinson

Anônimo disse...

Assembléia Gaúcha??? o que é isso, um bando de lambe saco, na virada do ano autorizaram aumentos salariais descabidos e a esposa do Sartori votou junto.
Estamos ferrados, sair desse buraco vai ser uma peleia impossível.

Bar, ba, ri, dade.

Anônimo disse...

Como a economia vai dar certo se o ESTADO faz tudo para que dê errado?? FEPAM, RECEITA ESTADUAL ETC SÃO UM EMARANHADO DE COMUNISTAS MARXISTAS QUE VIVEM NA URSS DOS ANOS 70.

PERGUNTE A UM EMPRESÁRIO O HOSPÍCIO QUE É TER UMA EMPRESA NO RS.

O CIDADÃO JÁ ACORDA ERRADO E PECAMINOSO.

EMPRESAS ESTÃO FALINDO E O QUE VÃO FAZER PARA ARRECADAR MAIS PARA ALIMENTAR UM FUNCIONALISMO OBESO????????????????????

Anônimo disse...

Já em 2009 Gustavo alertava sobre a necessidade de haver mais estratégia e competência na administração do RS. No seu livro indicou diversas possibilidades simples e realistas para a retomada do crescimento. Pena que os responsáveis pela formulação das políticas e programas de governo não tenham ficado atentos ao que o autor indicava. Parabéns Gustavo por suas ideias inovadoras.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/