Roberto DaMatta diz que desordem moral do andar de cima explica a falta de ausência de limites na sociedade gaúcha

O antropólogo Roberto DaMatta afirma enxergar relação entre o que acontece em altas esferas, como as de Brasília, e episódios mais simples, como furtos de donativos e merenda de escola. Ele falou para o jornal Zero Hora deste sábado. DaMatta não é o único que pensa assim. O editor há bastante tempo fala que a corrupção é apenas o ponto mais vistoso da desordem moral que os governos da organização criminosa lulopetista implementaram no Brasil e que acabaram abalando e até destruindo muitos valores sociais responsáveis pela construção do nosso ordenamento jurídico, todo ele baseado no estado democrático de direito.

Leia a entrevista concedida ao jornal:

Que interpretação é possível fazer sobre os três episódios ocorridos no Estado?
Estamos vivendo um momento de assombro. Na primeira página do jornal, aparecem esses fatos degradantes, que são roubar escolas ou quem está fazendo caridade, ao lado da fotografia dos ladrões que estão na Câmara Federal. Fica complicado.

O senhor vê relação entre o que acontece nas altas esferas, como o Congresso, e episódios mais simples, como os registrados no Rio Grande do Sul?
Sem dúvida, porque elas estão no mesmo caldo cultural. É uma ausência de direção. Estamos vivendo um estado de anomia. Esse estado de anomia na política é óbvio. Estamos perdendo no Brasil o senso comum.

CLIQUE AQUI para ler mais.

11 comentários:

Anônimo disse...

O povo pagador de impostos nao aguenta mais, o juiz Moro deu uma amaciada na pena do Zé Dirceu por ele ter mais de setenta anos, já nao basta os DI MENOR? agora o País vai ter que conviver com a DESORDEM MORAL dos DI MAIOR tambem?

Anônimo disse...

Qualquer pessoa com pouca inteligência, mas com um mínimo de bom senso, sabe bem que o exemplo vem de cima. Por isso digo: o governante(a) só em pensar em cometer algum ilícito já merece empiche.

ATENTO disse...

INTELIGENCIAS CAPAZES DA ORDEM, SAIAM JÁ DO SOFA!

CLARO ESTÁ,A ESCULHAMBAÇÃO GERAL FAVORECE O PT LULA DILMA

É O AMBIENTE NATURAL PARA AGIREM COMO AGIRAM, ROUBAR TUDO,A TODOS EM TODO LUGAR TODA HORA,TERROR,INSEGURANÇA.

CONFIANÇA SOCIAL DESTRUIDA, TODA A AMERICA LATINA,ATÉ CHILE ENTRANDO NESSA FRIA.

BOA COISA NÃO QUEREM.

INTELIGENCIAS CAPAZES E DA ORDEM,SAIAM DO SOFÁ OU TERÃO QUE SAIR DO PAIS.

Anônimo disse...

INTELIGENCIAS CAPAZES DA ORDEM, SAIAM JÁ DO SOFA!

CLARO ESTÁ,A ESCULHAMBAÇÃO GERAL FAVORECE O PT LULA DILMA

É O AMBIENTE NATURAL PARA AGIREM COMO AGIRAM, ROUBAR TUDO,A TODOS EM TODO LUGAR TODA HORA,TERROR,INSEGURANÇA.

CONFIANÇA SOCIAL DESTRUIDA, TODA A AMERICA LATINA,ATÉ CHILE ENTRANDO NESSA FRIA.

BOA COISA NÃO QUEREM.

Anônimo disse...

Tenho um filho de 26 anos, jornalista, antipetista. A opinião dele, que é também a minha, é de que há falta de autoridade e de disciplina. Vivemos em uma sociedade permissiva demais. Veja-se a invasão das escolas por alunos baderneiros, aliciados por partidos esquerdopatas, que conta com um governador leniente e sem firmeza nas determinações.

Anônimo disse...

Caro Políbio
Gostei x do artigo. Também acho uma barbaridade termos 2 presidentes da República. Temos tb 2 presidentes do Legislativo. É brincadeira e ainda por cima sustentados pelo contribuinte na atual situação falimentar da nação. É um despropósito. A lei do impeachment precisa ser atualizada com urgência.
Esther

Anônimo disse...

Políbio,

Também penso assim.

A impunidade nas invasões de escolas e nas fazendas, pelo MST, também tem conexão.

Enfim, o PT vem mostrando que o crime compensa(va).

JulioK

Anônimo disse...

Além disso, se o próprio governador debocha do trabalhador, persegue e chama de marajá, parcela salários como se não tivesse sido ganhos com o trabalho, demite em cima de mentiras como foi feito na CEEE, ofende a todos os funcionários honestos desse RS!

rafael disse...

Desculpe, mas "falta de ausência" não indica existência?

Carlos Edison Domingues disse...

POLIBIO. Qual é o sentido de " a falta de ausência de limites... " ? Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

O PT destruiu o Brasil ética, moral e economicamente. A única forma de recuperar a credibilidade é punindo exemplarmente os responsáveis. O Lula tem que ser preso. Por que não foi preso ainda?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/