Artigo, Percival Puggina - Da megalomania à insignificância

Certa feita, no ano de 2004, em um dos tantos debates que já mantive com lideranças do PT, ironizei a continuidade que o governo Lula vinha dando às políticas tucanas que combatera tão intensamente e com tanto sucesso eleitoral. Mostrei, uma a uma, as contradições. O abominável Plano Real estava mantido com inteiro rigor. O superávit fiscal, tão execrado pelo petismo, havia atingido, com Lula, o maior valor dentro da série histórica. Os programas de renda mínima, que Lula acusara de serem uma forma de fazer votos graças à fome de quem vota com a barriga, haviam mudado de nome e recebido mais recursos. E por aí fui, até ser interrompido por meu interlocutor que me disse exatamente o seguinte: "Puggina, não se muda a direção de um transatlântico com guinada brusca" e ilustrou o que dizia com o braço desenhando um longo arco. A mudança de rumos estava em curso e seria gradual.

Ele pertencia à alta hierarquia de seu partido e estava bem informado. O tempo o comprovou. O PT destruiu os fundamentos macroeconômicos então vigentes (responsabilidade fiscal, câmbio flutuante e meta de inflação). Exibiu, pouco a pouco, sua vocação para o totalitarismo. Empenhou-se na armação da luta de classes, forçando o divisionismo dentro da sociedade. Ensaiou várias tentativas de controlar a mídia. Levou o revanchismo até onde pode. Concebeu várias agendas socialistas. Aliou-se aos piores vilões da política nacional e internacional. Não lhe faltaram tentativas de impor absurdos, mediante decretos felizmente rejeitados pela opinião pública e pelo Congresso. Tais foram os casos do PNDH-3, que fazia gato e sapato em nome dos direitos humanos, e do decreto Nº 8.243 (decreto dos sovietes), que pretendia uma desabilitação do poder legislativo. O partido viria, como de fato veio, contaminar e aparelhar o Estado em conformidade com um desígnio totalitário. Tudo para alterar a trajetória do transatlântico.

 Na política, tudo ia bem. Os corruptos prosperavam. Não faltava dinheiro à mídia chapa branca, nem capitanias hereditárias aos partidos e aos políticos da base. O crescimento chinês empurrava a economia para a frente, mais ou menos como as elevações da taxa de juros engordam os lucros dos bancos sem que os banqueiros precisem sair da poltrona. O petróleo a mais de US$ 100 viabilizava qualquer estripulia na Petrobras e o pré-sal era portentosa mina, a ser drenada ainda antes de gotejar. A megalomania, os delírios de poder e de riqueza, os projetos faraônicos, o messianismo característico dos partidos e movimentos totalitários recebiam injeções de adrenalina na veia. No limite das aparências, Lula era um Midas. Além das aparências, uma bomba de efeito retardado.

Só agora, concluída aquela curva descrita pelo meu interlocutor no debate acima referido, veem-se todas as dimensões do estrago. O desvio de rota jogou o país contra os rochedos, de modo desastroso. Lula e Dilma, que sequer se animam a aparecer em público, fazem lembrar o rápido e furtivo desembarque do comandante Francesco Schettino após jogar o Costa Concórdia contra os arrecifes junto à ilha de Giglio.

A direção pretendida quando a grande curva foi desenhada chegou onde inevitavelmente haveria de chegar, porque nunca foi diferente o resultado de tais políticas. E se há muita incerteza, hoje, sobre o futuro do país, se os comandantes se escondem mas não desembarcam, ninguém duvida de que o desvio de rota e a megalomania os condenaram à insignificância.


* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.

11 comentários:

Anônimo disse...

O BRUXO QUER VOAR DE NOVO.

OLIVIO E PETRALHAS:

DESTRUIR O STATUS E RECONSTRUIR À FEIÇÃO COMUNISTA

VÁRIAS VEZES DECLAROU O BOSSOROQUENSE EM ALTO E BOM SOM:

-"A LOGICA PERVERSA DO ATUAL SISTEMA..."
e por aí falava e dizia que tudo deveria ser reconstruído na forma da inteligência petralha etilizada como todos sabemos.

ENTÃO CONSEGUIRAM DESTRUIR O QUE ESTAVA CERTO PARA GERAR O CAOS PETISTA.

SÓ QUE ESTÃO SE APROVEITANDO PARA DIZER QUE LULA FEZ TUDO CERTO; MAS FOI LULA QUE CRIOU ESTA MÁFIA QUE ROUBOU COMO NUNCA ,EM TODA A HISTORIA DA HUMANIDADE.

Trabalho com o povo simples, o que gera a maior parte dos votos, e Lula está isento de culpa na cabeça deles.

É bom que os marqueteiros saibam, a cobra ainda está viva, o bruxo quer voar de novo, e vai se não quebrarem a vassoura dele.

Anônimo disse...

Polibio, esse velho senil é membro da Academia Rio Grandense de Letras?
Morro e não vejo tudo. Que piada. Realmente o Rio Grande vai de mal a pior.
O último apague a luz.

Anônimo disse...

Só reparia tal análise para esclarecer que a queda no crescimento chinês foi consequencia da recessão que se abateu sobre nós pelos motivos bem apontados no texto.

Anônimo disse...

Políbio,

O Puggina esta correto na sua análise.

Eu mesmo, fiquei sabendo da tal "Comissão da Verdade" e suas indenizações em 1989, antes do Collor derrotar o Lulla.

Tudo o que o PT implantou no Brasil, já vinha sendo gestado desde sua fundação(1980) pelas tais "Plenárias".

JulioK

Anônimo disse...

O Brasil com o PT no governo vamos para o totalitarismo e o confronto. Com o PT fora do governo vamos para a anarquia pública...: greves, passeatas, quebra-quebra. Nosso futuro é só confronto. Esse partido é de mente totalitária. O PT é da ESQUERDA MARXISTA, deixaram mais de 100 milhões de mortos pelo mundo. Triste destino o nosso. A Síria e o Iraque estão aí como exemplo.

Anônimo disse...

Texto perfeito.O PT está levando o Brasil na direção do rochedo.A Venezuela já colidiu e afundou.

Mordaz disse...

Aquilo que Puggina já via há 13 anos atrás o eleitor até a última eleição não percebia. Ainda apostava no conto de fadas do almoço de graça. A corrupção desenfreada já era palpável há vários anos e até uma analista do Banco Santander já via o naufrágio. Mesmo assim o eleitor preferiu seguir alienado totalmente. Pior, hoje em dia Marina Silva, outra aventureira, conta entre 20 a 30% de intenção de votos.

Anônimo disse...

Um sábio. Infelizmente, a mídia (gatekeepers), o grande empresariado e outros segmentos da sociedade fecharam os olhos para a roubalheira e os desmandos dessa corja socialista dos infernos, e em nome só Deus sabe do quê, vão mantê-los no poder. O que há de mais vil na política já foi exposto e mesmo assim, todos fazem de conta que não enxergam. É muito cinismo, muito mau-caratismo. O país foi destruído. É revoltante.

Lucaspsb disse...

Taí o desastre que o pessoal já previa a 4, 8 e até 12 anos atrás.

Percival Puggina é o "Olavo de Carvalho dos Pampas".

Anônimo disse...

Ao anônimo das 23:06
Não sei se tu reparaste, mas és o único a discordar de Puggina nestas manifestações. Quais os teu argumentos? Chamá-lo de velho senil. Ao que ele escreveu, nem uma linha em contraposição de argumentos. E sabes porque? Porque não tens argumentos a oferecer, porque tudo que ele escreveu é verdadeiro. Pelo visto tu és mais um petralha idiota e descerebrado que ainda acreditas no Brahma - integrante deste verdadeiro exército de brancaleones em que se transformou o PT. E por falar em exército, cuidado, vocês estão indo longe demais, pode o exército voltar e aí vocês vão de novo pro pau de arara. Quanto ao RS, vai de mal a pior sim, em grande parte devido aos governos de esquerda que o governaram nas últimas décadas, notadamente o último governo desastrado do Atraso Genro. PETRALHA, quando não tens nada a declarar, melhor é ficar quieto - em boca fechada não entra mosca. Ofender simplesmente por capricho é próprio dos covardes e a COVARDIA faz parte do DNA petralha.

Anônimo disse...

Como sempre, perfeito em suas analises e comentários! Parabéns! Roberto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/