A crise é muito pior e durará muito mais tempo do que se imagina

O editor leu esta tarde e recomenda o exame completo das análises dos três economistas a seguir, cujas opiniões sobre a crise econômica atual são esclarecedoras.

Leia o que pensa cada um:

- Regis Bonelli. Em 40 anos, economista não se lembra de um cenário tão pessimista. 
 - José Luís Oreiro. Professor da UFRJ está pessimista com a economia brasileira.
 - Samuel Pessoa. Crise atual é fruto de engano coletivo, diz físico que leciona Economia.

O editor resume o que disse cada um:

O economista Regis Bonelli está espantado com o pessimismo que tomou conta do País e alimenta uma recessão como poucas vezes se viu na história. “A gente está caindo, deslizando: 2015 é fundo do poço”, diz. Duas tábuas de salvação para este momento – o aumento das exportações e os investimentos em infraestrutura, por meio de concessões – estão patinando e podem não vingar. O pior é que o cenário futuro é de mais desalento: “Ninguém está imaginando que a gente vai crescer muito até 2018. Vai ser um quadriênio de crescimento muito lento”, diz. A seguir, os principais trechos da entrevista. 

Para o acadêmico Samuel Pessoa, o físico que leciona economia, a crise atual é fruto de um engano coletivo. “A gente viveu de forma artificial durante muitos anos. Agora precisa piorar antes de melhorar”, diz. Na avaliação de Pessoa, parte do problema foi criado pela adoção de um modelo de crescimento com base na intervenção do Estado sobre a economia – a chamada nova matriz econômica – que se mostrou ineficiente. Para o acadêmico Samuel Pessoa, o físico que leciona economia, a crise atual é fruto de um engano coletivo. “A gente viveu de forma artificial durante muitos anos. Agora precisa piorar antes de melhorar”, diz. Na avaliação de Pessoa, parte do problema foi criado pela adoção de um modelo de crescimento com base na intervenção do Estado sobre a economia – a chamada nova matriz econômica – que se mostrou ineficiente.

...Não sei, então, o que foram R$ 400 bilhões para o BNDES. Acho que as pessoas que promoveram as medidas da nova matriz econômica fizeram, com certeza, com a melhor das boas intenções. Mas essa política veio de um saudosismo e de uma avaliação – que acho errada – de que o período do nacional desenvolvimentista foi um grande sucesso. Eu acho que foi trágico.

...Está claro para o sr. que o modelo deles era a Coreia, a China...

... o Japão. Já escrevi isso. A nova matriz econômica é uma tropicalização desastrada do modelo coreano. Essa ideia de grandes conglomerados, de campeões nacionais, lembra os Keiretsu japoneses e o chaebols coreanos. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Impeachment não vai resolver. Tem de deixar doer no bolso de quem vota no PT para poder mudar. É preciso que estes eleitores ignorantes padeçam para poderem compreender como a coisa funciona. Lamentalvemte terá de ser assim.

DANIEL disse...

Políbio, muito bons teus comentários acerca de política e economia.
Bota uma rádio online independente, certamente em pouco tempo terás muitos ouvintes.
Podes também gravar para programas de rádios já existes.
Infelizmente, poucos tem o mesmo hábito que eu, de ler os jornalistas.
Daniel

Mordaz disse...

E o pior é que Dilma a recém foi reeleita para fazer mais do que já vinha fazendo pelos votos do eleitor.

Unknown disse...

@Mordaz: Seu comentário é ambíguo: Ou muito ignorante ou muito sagaz!
"Fazer mais do que já vinha fazendo" Estou rindo pela tirada sarcástica e chorando pela constatação da triste realidade.

Anônimo disse...

Atenção...Lula convoca o sócio minoritário MORDAZ como testemunha
da história da cabritinha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/