CPI convoca o 'homem da mala' de Youssef

Conforme VEJA revelou, Rafael Ângulo Lopez era responsável por distribuir propina a políticos em nome do doleiro.

Leia a reportagem do site da revista, assinada por Gabriel Castro. A foto é Jefferson Coppola, Veja.

A CPI da Petrobras aprovou nesta quinta-feira a convocação de Rafael Ângulo Lopez, o encarregado de distribuir dinheiro a políticos em nome do doleiro Alberto Youssef, conforme VEJA revelou. Lopez firmou acordo de delação premiada com a Justiça e admite ter pago propina ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e a políticos como o senador Fernando Collor (PTB-AL).

A delação foi homologada hoje pelo ministro Teori Zavascki.

Os parlamentares também aprovaram a convocação de Leonardo Meirelles, operador de Youssef e sócio do doleiro no laboratório Labogen, e de João Carlos Ferraz, ex-presidente da Sete Brasil.
Zavascki homologa delação do 'homem da mala' de Youssef

O PT usou todas as manobras protelatórias possíveis para restringir a pauta aos requerimentos propostos pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ). Por exemplo: o deputado não aceitou a votação dos requerimentos em bloco e, a cada votação, representantes do partido pediam para discutir o tema, o que atrasava as votações. O esforço tem o objetivo claro de atrasar os trabalhos até o início da Ordem do Dia no plenário, o que suspende a sessão da CPI.

Se a lista proposta por Luiz Sérgio for totalmente votada e a Ordem do Dia no plenário ainda não tiver sido iniciada, a CPI apreciará outros requerimentos. Parlamentares de oposição querem colocar em votação os pedidos de convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, Edinho Silva, atual ministro de Comunicação Social.


O deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP) também pede a convocação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mas a proposta tem poucas chances de avançar.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/