Deputados gaúchos da CCJ (11 x 2) decidem manter sacrifícios de animais em cultos afros. Só Regina Becker e Gabriel Souza querem o fim das crueldades.

Em reunião que foi pautada por gritos, ameaças e muita confusão, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia do RS rejeitou esta manhã  na manhã o parecer favorável do presidente da comissão, deputado Gabriel Souza (PMDB), ao Projeto de Lei (PL) 21 2015, de autoria da deputada Regina Becker (PDT), que buscava a retomada da redação original do Código Estadual de Proteção aos Animais, retirando parágrafo que autoriza o sacrifício de animais em rituais religiosos. 

A deputada quer que sejam proibidos os sacrifícios.

Representantes de religiões de matriz africana e defensores da causa animal lotaram a sala Maurício Cardoso da Assembleia Legislativa, onde ocorreu o debate, bem como o Teatro Dante Barone, onde um telão transmitiu a reunião ao vivo.  

O parecer recebeu 11 votos contrários e um favorável. 

A maioria dos parlamentares presentes usou a palavra para justificar o voto contrário e afirmar que a matéria era inconstitucional. 

Pelas normas do Regimento Interno da Casa, a matéria segue agora para nova relatoria, que caberá ao deputado Jorge Pozzobom (PSDB).

22 comentários:

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal
É assim que funciona a democracia. Após amplo debate, fez-se a votação e a maioria venceu. Acabou. Em frente com os próximos projetos...

CapEnt disse...

Posso fazer sacrifícios de políticos então? Afinal, está liberado.

Já que no Brasil, tudo que é feito "em nome das minorias" ou causas de esquerda é valido, o sacrifício será feito em nome de alguma religião Afro de minha autoria.

Joao Ricardo T Magni disse...

É incrível a postura de nossos vereadores. Primeiramente, os resíduos deixados por estas práticas que são sempre posteriormente abandonadas, tornam-se um foco criatório de ratos e moscas que comprometem a saúde da população. Talvez a criação de locais específicos para estes procedimentos poderia diminuir este problema.

Anônimo disse...

Primitivos !
E ainda querem dizer que somos civilizados, diferenciados e outras bobagens.

Anônimo disse...

Cagões, não honram as calças que usam e nem o salário que recebem.

Paulo Sergio da Veiga Rocha, Eldorado do Sul/RS disse...

Era de se esperar a manutenção desses rituais primitivos vindos das regiões mais atrasadas do planeta, afinal, isso ajuda a entender o motivo pelo qual em nosso Estado, a única coisa que vai para a frente é o atraso.

Anônimo disse...

Como já comentei, o Brasil caminha na contramão.
Estamos percorrendo o caminho inverso, e de volta à barbárie.
Acredito que nem meus filhos e, talvez, nem meus netos verão um Brasil civilizado.
Ou alguém acha que animais mortos em rituais e cujas carcaças são deixadas apodrecendo nas esquinas é coisa de gente evoluída e civilizada?

Anônimo disse...

E parabéns a quem venceu este debate.
Parabéns ao direito de cortar a garganta de um cabrito, galinha, galo, boi, vaca ou seja lá o bicho que for para separar casal, juntar casal, acabar como o ou a amante, fechar negócio, conseguir dinheiro ou "abrir caminhos".
Parabéns!
É assim que caminha uma sociedade rumo ao absurdo.

Anônimo disse...

Acho isso uma barbaridade, em pleno seculo XXI ainda existindo um tipo de coisa dessas.

Anônimo disse...

Foi mal. Que ao menos limpem a sujeira que todas as semanas tem na minha esquina - encruzilhada.

rafael disse...

Esse número de votos, acho que é a mesma proporção na sociedade.

São meia dúzia de histéricos que querem impor seu desajuste a toda sociedade, tipo outras minorias barulhentas, que, de tanto espernear, parecem muitos.

Anônimo disse...

Povo ignorante e cruel! Fica fácil entender o porque da decadencia deste povo!!!

Anônimo disse...

A ESPÉCIE DITA HUMANA, NA VERDADE NUNCA CONSEGUIU SE DESVENCILHAR DA PRIMITIVIDADE. TEMOS "UM MANTO" QUE ESCONDE ISSO.

GERALMENTE INSTITUIÇÕES SÉRIAS FAZEM UM BOM TRABALHO NESTE SENTIDO, SEMPRE LEMBRANDO AO HOMEM QUE DEVE SEGUIR O CAMINHO DA VIRTUDE.

MAS COMO AGORA ESTAMOS SEM SERIEDADE DE DITAS INSTITUIÇÕES CORREMOS SÉRIO RISCO.

Anônimo disse...

De demagogia em demagogia, são eleitos um monte de fdps tipo lulla, dilmá, tarso genro, olívio truta e o Brasil vai descendo a ladeira...

Anônimo disse...

Que culpa o animal tem pelos fracassos e demência desses vigaristas que se dizem religiosos?
Os políticos, sempre com medo de peitar as "minorias", ou medo de algum sapo enterrado que possa comprometer as suas carreiras políticas.
Esses macumbeiros fdptas deveriam receber uma multa pesada por fazer sujeira no meio da rua!

ZARATHUSTRA disse...

Ó imbecis, desde Abel e templo de Jerusalém queimavam-se carnes de animais sacrificados à divindade; matam-se bois aos milhões, porque então os batuqueiros não podem sacrificar cabritos e galinhas? Aprendam a raciocinar...

Anônimo disse...

SATANÁS VAI CLAMAR ALMA DESTES FEITICEIROS E DESTES VEREADORES COVARDES, CEDO OU TARDE.

AI NO INFERNO PODERÃO DAR DE CARA COM OS ANIMAIS ESQUARTEJADOS PELOS RITOS PRIMITIVOS E ESTÚPIDOS DESTES FEITICEIROS SATANISTAS.

Anônimo disse...

Macumbeirismo, vodu, umbanda isso nunca foi e nunca será religião. Isso é idolatria, paganismo, ritos do Mal.

Anônimo disse...

SOU A FAVOR DA MORTE DE ANIMAIS, INCLUSIVE DO LULA E DA VACADILMA.

Anônimo disse...

É por estas entre outras coisas que não deixaremos em breve de ser uma república bananeiro-bolivariana. Estes "rituais" ajudaram a África (excluído o extremo norte) a ser absolutamente igual nos últimos 20.000 anos, não evoluíram nada, nem escrita tinham até há pouco e a que tiveram foi por importação dos terríveis europeus!

Anônimo disse...

PALHAÇADA tudo isso aí! Como se não tivessem coisa mais importante pra debater e votar.
Faz tempo que o Estado brasileiro não é laico, não tem religião, então não pode ser contra e nem a favor desta ou daquela religião.
Não interessa de que jeito ou onde vão morrer os bichos, se esfaqueados na encruzilhada ou com uma marretada na testa, nos frigorífico.
Esse povo que tava na Assembléia, batendo boca, tinha que pegar uma enxada e fazer uma capina.

Anônimo disse...

Eu fico mal com essas crueldades. Isso não é um ritual de gente normal.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/