Alexandrino Alencar, diretor da Odebrecht pagou ‘voo sigiloso’ de Lula para Cuba em 2013

Na foto, Alexandrino em viagem de férias.


Nesta reportagem de Thiago Herdy, fica claro que Alexandrino Alencar, que fez parte da comitiva, é citado por delatores da Lava-Jato como operador de propinas. Alencar é velho conhecido dos gaúchos, porque tem respondido pelas relações institucionais da Odebrecht e da própria Braskem junto a governos, políticos, empresários, jornalistas e publicitários do RS. Ele tem sido "bom amigo" de gente da mídia.

Na Operação Lava-Jato, Alencar é o dirigente da Odebrecht acusado por três delatores de ser operador de pagamento de propinas para a empresa no exterior.

Leia tudo:

O atual diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um périplo por Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, em janeiro de 2013. A viagem foi paga pela construtora e, oficialmente, não tinha relação com atividades da empresa nesses países.Lula foi a um evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre o clima, visitou o presidente da República Dominicana e falou no congresso de trabalhadores da indústria nos EUA. Na Operação Lava-Jato, Alencar é o dirigente da Odebrecht acusado por três delatores de ser operador de pagamento de propinas para a empresa no exterior.
A relação oficial de passageiros do voo, obtida pelo GLOBO, mostra que ele era o único que não fazia parte do círculo de convivência de Lula. Estavam na aeronave funcionários do Instituto Lula, o biógrafo Fernando Morais e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.
O documento de solicitação do serviço, da Líder Táxi Aéreo, mostra também que o contratante exigiu discrição. No campo “passageiro principal” do formulário, o funcionário da Líder escreveu: “voo completamente sigiloso”. Procurada, a Líder não comentou o motivo do registro.
Para evitar que fosse vinculada ao fretamento, a Odebrecht usou uma de suas parceiras para pagar a despesa: a DAG Construtora, da Bahia. O dono da empresa, Dermeval Gusmão, primeiro negou ter pagado pelo voo. Anteontem à noite, ligou para informar que localizou um pagamento de R$ 435 mil à Líder e disse que um de seus diretores pode ter feito isso a pedido da Odebrecht.
Alencar já havia sido convidado por Lula para acompanhá-lo em comitiva do governo brasileiro à África, em 2011, quando ele já não era mais presidente. Na época, o pedido causou constrangimento ao Itamaraty, porque o diretor não trabalhava no governo nem tinha relação direta com atividades do ex-presidente.
No mesmo ano, a Odebrecht pagou para que Lula viajasse à Venezuela, também na companhia de Alencar, segundo a revista “Época”. Alencar foi um dos principais interlocutores para viabilizar a construção do estádio Itaquerão, antigo sonho de Lula, segundo o livro de memórias do ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez.
O primeiro delator a citar o nome do diretor da Odebrecht na Lava-Jato foi o doleiro Alberto Youssef. Ele disse que a Braskem, do grupo Odebrecht, obteve vantagens na compra de insumos da Petrobras, graças a uma renegociação de preços conduzidas na estatal pelo então diretor Paulo Roberto Costa. Em troca, a Braskem teria aceitado pagar US$ 5 milhões em propinas, a serem divididos entre dirigentes do PP e Costa, com intermediação de Youssef.
O doleiro mencionou o local onde se reunia com o diretor da Petrobras e Alencar: nos hotéis Hyatt e Tivoli, em São Paulo, entre 2006 e 2012. Segundo os depoimentos, a construtora depositava os valores em contas fora do país; os recursos eram internalizados em operações de fachada.


9 comentários:

Anônimo disse...

JÁ FOI DITO > LULA, DILMA > COMPRARAM ILHA EM CUBA. HOTEL COM CASSINO.

PF E MP DEVEM INVESTIGAR ORIGEM DO DINHEIRO. (NÓS SABEMOS)

ARS disse...

O ex-operário se tornou um próspero lobista e alcançou rapidamente seu milhão de dólares.

Anônimo disse...


Entre todas as empreiteiras, odebrecht é o anzol "delle": está começando a se enroscar... é só questão de tempo...

Anônimo disse...

o citado executivo integrava com destaque o CDES (conselhão) gaúcho, onde ditava cátedra sobre a ineficiência do Estado e criticava com acidez os servidores públicos.

Anônimo disse...

O quebo lula foi fazer em Cuba?

Anônimo disse...

Viagem secreta de uma pura freirinha acompanhada de um gigolô a um famoso prostibulo, será que foi para ajudar as moçoilas de lá?Como é santo o petismo!!

Anônimo disse...

Ver Cuba lançar, foguete! PTRALHA das 13:06.

Unknown disse...

Agora sim, com a Odebrecht falando o círculo se fecha, byby PTralhas, será um prazer tê-los fora do convívio nacional e nunca mais ouvir suas vozes e seus gritos por aqui, cadeia, de preferência agrícola, para colher tudo que plantaram.

Anônimo disse...

eSSE CARA É UM MUÇUM ENSABOADO...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/