Dirceu recebia parte da propina paga ao PT, afirmam delatores da UTC e Camargo Correia. Vaccari descontava da própria propina os valores pagos ao ex-presidente do PT.

Um dos empreiteiros acusados de participar do esquema de corrupção descoberto na Petrobras afirmou a investigadores da Operação Lava Jato que pagamentos feitos à consultoria do ex-ministro José Dirceu eram parte da propina cobrada pelo esquema.Ricardo Pessoa, dono da UTXC, e um dsiretor da Camargo Corrêa, ambos presos, fizeram a delação. Eles disseram que eram procurados por Zé Dirceu. Vaccari Neto mandava descontar das suas próprias propinas o dinheiro sujo pago ao ex-presidente do PT e ex-ministro de Lula. A reportagem e a arte ao lado são da Folha de S. Paulo de hoje, domningo. Leia:

Atualmente preso em Curitiba, o presidente da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, disse que os pagamentos a Dirceu eram descontados das comissões que sua empresa devia ao esquema, que correspondiam a 2% do valor de seus contratos na Petrobras.
Um representante de outra empreiteira sob suspeita, a Camargo Corrêa, afirmou aos investigadores que a empresa decidiu contratar os serviços de Dirceu por temer que uma recusa prejudicasse seus negócios com a Petrobras.
Os relatos dos empreiteiros, feitos durante reuniões com investigadores da Operação Lava Jato e não em depoimentos formais, chamaram atenção por revelar detalhes sobre a maneira como o ex-ministro se aproximou dos fornecedores da Petrobras.
Homem forte do início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu caiu em meio ao escândalo do mensalão e foi condenado a dez anos de prisão no julgamento do caso. Ele hoje cumpre pena de prisão domiciliar, em Brasília.
Detalhes sobre os negócios do ex-ministro como consultor foram revelados na semana passada, quando o juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato na Justiça Federal, divulgou um relatório da Receita Federal sobre a consultoria de Dirceu.
O ex-ministro ganhou como consultor R$ 29,2 milhões entre 2006 e 2013. Cerca de um terço do dinheiro entrou na sua conta no período em que ele estava sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal por seu envolvimento com o mensalão, entre 2012 e 2013.
Empresas investigadas pela Lava Jato pagaram R$ 9,5 milhões pelos serviços da consultoria de Dirceu, num período em que o diretor de Serviços da Petrobras era Renato Duque, apontado como afilhado político de Dirceu —o que ele nega— e preso em Curitiba há uma semana.
Os empreiteiros ouvidos pelos investigadores da Lava Jato disseram que Dirceu procurava empresas que tinham contratos na Petrobras para oferecer seus serviços sem fazer menção explícita às comissões do esquema na estatal.
Segundo detalhou Pessoa, após a contratação de Dirceu, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, autorizava que os valores pagos à consultoria do ex-ministro fossem descontados da propina devida pelas empresas que tinham negócios com a diretoria de Serviços.


10 comentários:

Anônimo disse...

Agora falta saber de que forma o Lulla recebia dinheiro dessa vigarice toda.
E de que maneira a Dillma se beneficiou.
Quase lá !

JOAO SILVA disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK .....AGADA DAS BEM GRANDES.

Anônimo disse...

SUGESTÃO, Polibio: entrevistar o Medina Osorio.
O advogado Fábio Medina Osório cuidou da formulação da defesa de Rosemary e agora atende apenas a empresa da família, a construtora New Talent. Já o advogado Sérgio Renault foi escalado para acompanhar o desfecho do caso - prestes a chegar à mesa do ministro Jorge Hage - na CGU.

Anônimo disse...

Como receberam:

LULLA: Dezenas de palestras de 200.000 dólares cada, mais falsas que nota de 3 reais;
DILMA: ?

Anônimo disse...

Dirceu sim é que é consultor de 1º mundo, nem faz a consultoria e já ganha milhões!

Anônimo disse...

O Dirceu, que se acha um revolucionário, na verdade é uma esquerdista ladrão sem vergonha como todos os outros, cria da ditadura castrista onde foi treinado, esse criminoso deveria voltar para cadeia e de lá nunca mais sair, no mínimo prisão perpétua para esse vagabundo! Só uma intervenção militar constitucional poderá fazer o caminho inverso da destruição das nossas instituições, feita por essa quadrilha que está no poder, do contrário, com o Congresso, o TSE, e o STF, imprestáveis como estão, a faxina demoraria muito ou nem poderia ser feita!

Anônimo disse...

A odebreche tambem pagou milhoes para o Lulaa por supostas " palestras " na Africa .

A R SANTISTA disse...

Fuzilamento para Dirceu e Genoino .

A R SANTISTA disse...

Fuzilamento para Dirceu e Genoino .

Anônimo disse...

http://jornalggn.com.br/sites/default/files/u16/hsbc_doacoes_campanhas_-_pagina1_3oi-page-002_0.jpg

E a YEDA recebe dos que tem contas na Suíça. entre no link para comfirmar

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/