Retraçãol industrial empurra o PIB para o precipício. Números de 2014 indicarão ano de recessão.

A permanecer o ritmo atual e com a queda inesperada de novembro, a indústria caminha para fechar 2014 com o pior desempenho desde 2009, quando o Brasil sentia os impactos da crise global.
A produção do setor caiu 0,7% de outubro a novembro, disse o IBGE. Trata-se da perda mais intensa desde junho.
Diante do desempenho, dado o peso da indústria na economia, passaram a considerar a possibilidade de um PIB negativo em 2014.
Com esse cenário, é praticamente certo que a indústria terá o pior desempenho desde a queda de 7,1% de 2009.
O acumulado em 12 meses já supera a perda de 2012 (2,3%) e é improvável que o resultado de dezembro, sozinho, mudará a situação.
Ante novembro de 2013, houve retração de 5,8%. No ano, a produção acumula queda de 3,2%. Em 12 meses, o recuo também é de 3,2%.
Sérgio Vale, da MB Associados, diz que o resultado abaixo do esperado reforça a possibilidade de crescimento nulo do PIB --antes, sua previsão era de alta de só 0,1%.
"Esse resultado faz [da indústria] parte ainda de choque negativo que varreu a economia após a reeleição da presidente. Com o mundo crescendo pouco, o que é mais relevante para a exportação do que o câmbio [dólar em alta], o setor externo também não consegue colaborar."

Divulgado na segunda (5), o mais recente relatório Focus, pesquisa feita pelo Banco Central com economistas, mostra previsão de alta de 0,15% para o PIB de 2014.

5 comentários:

Anônimo disse...

Debitem na conta da economista Dilma.

Anônimo disse...

Vamos contabilizar os jogadores de futebol e as prostitutas/travecos exportados pra Europa, quem sabe de uma ajudinha nesses numeros petralhas.

Depois podemos adicionar as drogas todas que saem daqui. Por que nao? As FARC tem ligacao com o PT mesmo.

Gustavo disse...

a reeleição da presidanta deverá causar, apenas, uma "marolinha" na economia toda, não apenas na indústria.. (terminou a grana)
é chegado o tempo da formação de milícias obedientes para controlar a população..

Anônimo disse...

Dilma/mantega derreteram a economia do pais.

Anônimo disse...

Dilma/mantega derreteram a economia do pais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/