Juiz determina quebra inconstitucional de sigilo telefônico de repórter e jornal

Na reportagem a seguir, o jornalista Chico Siqueira, conta em detalhes o que ocorre com a decisão inconstitucional tomada pelo juizde Rio Preto. CLIQUE AQUI para examinar, também, extensa reportagem do Jornal nacional de ontem a noite. Leia:

O jornalista Allan de Abreu e o jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, tiveram seus sigilos telefônicos quebrados por determinação do juiz Dressler Lettiere, da 4ª Vara Federal em Rio Preto. O objetivo é identificar as fontes que o jornalista consultou para fazer uma reportagem, em 2011, sobre operação da Polícia Federal (PF) para desarticular esquema de corrupção na Delegacia Regional do Trabalho.

A determinação atendeu a uma solicitação da PF, feita a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Após a reportagem, o procurador federal Álvaro Stipp contatou Abreu para que apontasse suas fontes. Diante da negativa, o indiciou por quebra de sigilo judicial.

Sem identificar as fontes do repórter, a PF pediu encerramento do inquérito no início deste ano, mas o procurador Svamer Adriano Cordeiro, que assumiu o caso, pediu a quebra do sigilo atendida por Lettiere. O juiz dá prazo de 30 dias para que as operadoras forneçam os números em nome de Allan de Abreu e do jornal, além da relação de ligações feitas pelos aparelhos. “Observo nos autos indícios de fatos graves a serem apurados”, diz o juiz em despacho.

O Diário da Região vai recorrer da decisão, afirma o editor chefe, Fabrício Carareto. 

CLIQUE AQUI para ler mais "Estadão". 

4 comentários:

Anônimo disse...

ESTE JUIZ DEVE TER ESTE RIGOR TODO COM O LULA E DILMA, INVESTIGAR ATÉ QUE PONTO OS DOIS ESTÃO EMBRULHADOS COM ESTA ROUBALHEIRA TODA.

Carlos Brackmann disse...

Essa história está mal contada, ou contada em parte. Para que o juiz chegasse a esta decisão a pedido da PF e MPF provavelmente a investigação corria sobre segredo de justiça. Ora, será que os jornalistas acreditam que são imunes ao segredo de justiça?
Se corria sob segredo é evidente que ocorreu um crime e que houve violação. Agora, se o jornalista não revelar a fonte poderá ser responsabilizado por divulgar a informação. Está na hora das empresas jornalísticas investir em assessorias jurídicas antes de divulgar notícias envolvendo investigações ou processos que correm sob segredo de justiça!
Isso não é censura como estão apregoando falsamente os meios de comunicação se o inquérito estava correndo sob segredo.

Anônimo disse...

ISTO É MUITO PERIGOSO PARA O BRASIL.
QUANDO O JUDICIÁRIO DEFENDE EXPLICITAMENTE O STALINISMO PETISTA, É PORQUE O TERROR JÁ ESTÁ CONSOLIDADO.

Anônimo disse...

DEPOIS QUE O AÉCIO PERDEU POR CAUSA DESTA DIFAMAÇÃO E, MUITAS OUTROS CASOS DE CORRUPÇÃO COMO DO CANDIDATO ELEITO GOVERNADOR DE MG, O PODER JUDICIÁRIO FAZ DE CONTA QUE VAI AGIR.

ME ENGANA QUE EU GOSTO.

A CANDIDATA SAPATA JÁ GANHOU SEU JUIZ, NÃO PRECISA DIZER QUE É DO PT.

TODO MUNDO SABE QUEM MANDA NO JUDICIÁRIO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/