Fernando Gabeira avisa que é negro o futuro do PT

Este artigo de Fernando Gabeira foi publicado em "O Globo". Chama-se "O muro na cabeça". O jornalista diz que existem  razões políticas e históricas para se desconfiar do conceito de hegemonia,r referindo-se ao PT. 

. Leia mais:

O Muro de Berlim caiu há 25 anos. Foi um marco simbólico da entrada no século XXI. Durante as comemorações de agora, ouvi, de novo, a expressão “muro na cabeça”. No caso da Alemanha, a expressão era uma forma de nomear resistência à integração do país e preconceitos que sobreviveram à queda material do muro. Aqui no Brasil, uso em outro sentido: o muro ainda está na cabeça nostálgica dos líderes do PT que lançaram uma nota, afirmando seu desejo de conquistar a hegemonia na sociedade brasileira.
O conceito de hegemonia é atribuído ao filósofo italiano Antônio Gramsci. Ele defendia que o comunismo deveria se impor através de uma grande mudança cultural, mais poderosa que a simples tomada do poder. Por mais inadequadas que sejam para nossa época, as ideias de Gramsci foram uma saída para o Partido Comunista italiano. Um dos seus frutos é o conceito de compromisso histórico entre o PCI e a democracia cristã.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


8 comentários:

Anônimo disse...

NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESTE MACONHEIRO FEZ PARTE DA QUADRILHA PT-PMDB-"SS"STF.

SÓ PORQUE FAZ UM DIA QUE NÃO DÁ GOLPE CONTRA O POVO SE ACHA INOCENTE.

Anônimo disse...

Gabeira, negro mesmo é o futuro dos brasileiros, coitados. Vivendo numa ditadura como já vivemos, imagina que ainda pode piorar muito.
ISSO SIM É QUE É MERDA.

Anônimo disse...

ótimo...

quanto mais negro o futuro do PT, mais colorido será o do Brasil...

ademais, tem muita gente preocupada com o futuro do PT...

quero que se dane esse partido do inferno...

Anônimo disse...

Tomara que vire carvão!...

Anônimo disse...

Que vire cinzas e desapareçam no ar do quintal do inferno já que gostam tanto do diabo.
Goza Lula, Goza Dilma, Goza ptzada e relaxa no inferno!
Os brasileiros decentes vão reconstruir o Brasil.
Força Políbio, vamos emm frente!

o vingador disse...

Devia estar de tanguinha de croche e na praia do leblom quando escreveu este artigo

Anônimo disse...

Na possibilidade de o PT sair fragilizado, o PSDB, seu irmão siamês, dará continuidade à consecução dos objetivos petistas: a instauração de um regime socialista no bananão terceiro mundista.

Os esquedopatas do PSDB e do PT dominam, cabrestando expressiva parcela do eleitorado brasileiro, bem como da maioria dos formadores de opinião. Cai mui bem a expressão "tá tudo dominado"!

Saia dessa roubada política, partidária e ideológica esquerdopata, Políbio. Até agora, você só está "pagando mico". Boa reflexão - se puder, é claro...

Anônimo disse...

Que coisa hein... e hoje (20.11.14) pela manhã morreu em 'circunstâncias não reveladas' o ex-Ministro da Justiça de Lula, Márcio Thomaz Bastos...Bastante duvidoso o pronunciamento desse senhor...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/