Entenda quais os desdobramentos polítricos da choradeira dos jogadores e dos resultados desta Copa

A entrevista a seguir foi feita pelo ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, que ouviu uma piscóloga que ele identifica apenas pelas iniciais, AM. Ele edita diariamente o que chama de um blog e uma newsletter, seu Ex-Blog.

O editor recomenda leitura atenta.

O assunto desses dias com amplo destaque no noticiário, é sobre um certo descontrole emocional dos jogadores da seleção brasileira. É assim?  Psicóloga-AM: Esse é apenas um primeiro impacto. Aquela excitação, com prantos ao cantarem o Hino Nacional, tira a capacidade de competir dos jogadores por uns 15 minutos, até que seu sistema nervoso se reequilibre. Ou seja, uma terça parte do primeiro tempo. Mas essa não é a questão mais importante.
        
2. Ex-Blog: E qual é? AM: Quando a imprensa diz que a Torcida carrega o time, é um fator positivo. A torcida grita, chora, faz caras e bocas..., tudo bem. É assim mesmo. Mas quando os jogadores gritam, choram e fazem caras e bocas, na verdade eles estão transferindo para eles o papel de torcedor. Eles passam a ser torcedores também. Uma transferência que os fragiliza e é percebida pela torcida.  
        
3. Ex-Blog: E quais as consequências? AM: Eles deixam de ser líderes e passam a ser totens para os torcedores. O torcedor quer um craque vibrante, mas altivo e de cabeça em pé, como um general vencedor em batalhas dos séculos 18 e 19. / Ex-Blog: Isso pode afetar os resultados? AM: Eu não diria isso, a menos que a seleção sofra um gol naqueles 15 minutos iniciais e se desestabilize de vez. É um risco, mas por aquele tempo. Mas há desdobramentos imprevisíveis que podem ser políticos.
        
4. Ex-Blog: Políticos? AM: Disse..., podem ser. Vejamos. Lembremo-nos das manifestações a partir de junho de 2013. O sucesso das mesmas produziu um EMPODERAMENTO das pessoas que gerou uma dinâmica própria com expansão e multiplicação pelo sucesso. Quando o EMPODERAMENTO é construído por lideranças politicas, carismáticas ou não, há nesse líder um elemento de controle. Quando o EMPODERAMENTO é de gestação espontânea, a situação é muito diferente.
        
5. Ex-Blog: E é o que acontece hoje na Copa? AM: Claro, certamente. Não há líderes, há torcedores apaixonados jogando. Isso é grave nas duas hipóteses polares: 1) O Brasil perde e a torcida empoderada vai atacar os responsáveis, o que nas circunstâncias atuais sobra para os governos e para os políticos. 2) O Brasil vence e a torcida empoderada sem líderes se auto atribui –de forma exclusiva- a vitória e, em seguida, num ano eleitoral, volta às ruas para dizer aos jogadores/candidatos, o que eles devem fazer e até negar o processo eleitoral com um movimento de “não voto”.
        
6. Ex-Blog: O que é melhor? AM: O melhor é eu estar errada. Um conselho. Terminada a Copa com vitória, minimizem a presença dos craques no Brasil. E com derrota, eliminem essa presença. Os nossos craques serão os totens da reação das pessoas, seja qual for.

Almoço expresso a R$ 27,50.
Também á la carte.

Jantar.
Nos antigos túneis, agora repaginados, da cervejaria Brahma, shopping TOTAL.
www.famigliafacin.com.br

19 comentários:

Anônimo disse...

Bobagem. FUtebol eh para brasileiros simiescos esquecerem da vida mediocre que levam.

Querer associar importancia ao futebol, desdobramentos politicos, eh querer ver sentido na massa brasileira. Ignorante, analfabeta e desproteinizada.

Anônimo disse...

Mas que bobagem. Queria ver estes meninos pseudo heróis de chuteiras e os seus similares políticos passarem um mês com um ou dois salários mínimos mensais. Ai sim a choradeira seria geral......

Anônimo disse...

OS AMERICANOS FORAM ELIMINADOS, LAMENTARAM, E SEGUE A VIDA, NINGUÉM CHOROU.

Mordaz disse...

Um exercício de "chutes" anticientíficos.

Anônimo disse...

A seleção brasileira está completamente despreparada tanto emocional como fisicamente.Também, concordo, reflete a situação caótica do nosso país que está mergulhado num antro de corrupção e descalabros.

jaco do morro belo disse...

Que dizern entçao que o plantel do Brasil não passa de um bando de bonecas.

Anônimo disse...

Concordo, é pouco prováve. Segundo o filósofo esloveno Zizec, existe hj um sentimento nos povos globalizados de origem ontológica, devido ao vazio de projetos , objetivos, carreiras e profissões para o futuro.

Anônimo disse...

Muito mimimi, por favor joguem bola! Se ganharem ótimo, se perderem a vida continua! Ninguém irá massacrar os jogadores!
Ruim mesmo, é este país, que está indo de mal a pior e os caras preocupados em se reeleger!

Anônimo disse...

eu fiquei de cara com a choradeira quase que geral...

bota despreparo psicológico nisso...

ai, pra não perdermos a fama de fazermos tudo no improviso, chamam uma psicologa as pressas para dar uma palestra!!!!

como se condicionamento psicológico não levasse muuuuuuito tempo para ser preparado e surtir efeito...

no youtube tem uma serie de reportagens que a Globo fez com a família dos jogadores...

a do Julio Cesar da pra ver que é a mais "maria-mole" de todas...

o pai já tinha os olhos marejados ate mesmo ao simplesmente falar do filho...

um outro choramingou ao falar de um amigo de infância...

ai fica difícil...

Anônimo disse...

Psicóloga que não se identifica? em off? Ou a Psicologa é da direita e torce para que o Brasil perca a copa, por isso não quer se identificar? Tem que dar o nome aos bois agora, senão depois vai aparecer milhares de psicologos assumindo a paternidade da criança, desde de que o Brasil perca a copa. A Direita vai ter de assumir, querem que o Brasil ganhe ou que perca a copa? Em assumindo, vão arcar com os onus e bonus. Só que agora não depende do governo do PT de Dilma, lula, tarso e olivio, eles não jogam futebol, apenas garantiram que ia ser a copa das copas, como de fato está sendo, segundo pesquisa feita pela imprensa internacional.

Anônimo disse...

seleção emo!

Anônimo disse...

cara, essa foto diz tudo...

sem mais palavras...

não ha psicólogos, psiquiatras, astrólogos, tarólogos, pajés ou feiticeiros que deem jeito nisso...

parece foto de velório...

vão ser ridículos assim la na casa do chapéu...

talvez a choradeira tenha se dado porque, perdendo, não levam a grana do "bicho"...

Anônimo disse...

40 bilhões tirados dos desdentados para financiar essa palhaçada. E ainda vem uns idiotas no site do Políbio para defender e politizar a atuação da seleção na "Copa das Copas". Vão dormir, pelegada.

Anônimo disse...

INFANTIS! Só isso.



Anônimo disse...

Cada besteirol a gente vê. A intenção dela deve ser participar do programa da Fátima Bernardes.

Anônimo disse...

Eu concordo que os nossos jogadores não se comportam como homens, parecem umas crianças mimadas! O único jogo que assisti foi Brasil x Chile, e aquela entrada em campo fazendo trenzinho foi ridícula, como em outra copa entravam de mãozinhas dadas, isso me matava de vergonha alheia. Nesse jogo foram piores e mereciam ter perdido!
Sejam homens seus babacas endinheirados!
Agora, eu acredito que a grande maioria de torcedores sabe separar futebol de política, e a maioria dos psicólogos não consegue entender nem o que acontece dentro da sua própria família!

Anônimo disse...

novela, esportes, shows, entretenimento e tudo mais não passa de uma forma de distrair as maças. Isso vem desde o pão e circo dos romanos.

O circo moderno é o futebol, copa, olimpíada, novela, bbb, rock in rio e esse entrenimento barato.

Assim o povo não se preocupa com infraestrutura, educação, saúde, segurança, economia, industrialização, tecnologia, ciência. E se aparecer alguém que toca no assunto como o éneas carneiro. Rapidinho arrumam um jeito de desmoralizar ou censurar.

Anônimo disse...

Esse anônimo das 14:58 é muito babaca. Por quê a psicologa não pode ser de esquerda? nessa área é o que mais tem; aliás nas áreas humanas é só o que tem.
Lula e Dilmá garantiram nada, pois deixaram muitas promessas sem cumprir. Mas se o Brasil ganhar já estarão assumindo a paternidade.
É bom que todos saibam desde já: O governo nada fez para o Brasil ganhar; A oposição nada fez para o Brasil ganhar; Se o Brasil ganhar o mérito é só dos jogadores e dos torcedores que apoiaram; Se o Brasil perder não deve ser nenhuma surpresa, pois não havia nenhuma garantia de que o Brasil ganharia e os torcedores de modo geral não tinham essa expectativa quando a copa começou. A seleção até que esta fazendo um belo papel e o que vier de agora em diante é lucro.
Só doentes promoverão caça as bruxas em caso de perda e só doentes endeusarão algum político em caso da seleção ganhar a copa.
Um pouco de caldo de galinha não fará mal para ninguém.

Anônimo disse...

A Direita vai ter de assumir, quer o Brasil ganhe, quer perca a copa, com 20% contra 40% eles vão arcar é, não com os onus, nem com os bonus, mas sim com o ânus.

o gaucho macho do mito do gaucho macho destila acima um monte de preconceitos recorrentes nessa raça pseudoeuro na cabeça da qual a europa kaga.

é só dar uma banda por PoA e se vê que a rapêize no porto dos casais LGBT é allegro molto.

é o emogaucho.

alguma confecção deveria lançar bombachas coloré, floridas, de bolinha pink, plissé, bordadas, de renda, ou com aquelas bundas de fora das calças de cowgay americano...

chupar bomba segurando culha já é moda há tempos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/