Governo renova PSI e resolve retomar o Reintegra

O jornal Valor desta quinta-feira informa que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que o governo decidiu renovar o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e retomar o Reintegra.

. Leia todo o texto da reportagem de hoje do Valor:

O anúncio do ministro foi feito após participar de reunião com empresários, que teve a presença da presidente Dilma Rousseff, do ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade.Segundo Mantega, a pedido dos empresários, o PSI, que terminaria no fim deste ano, está prorrogado até o fim de 2015. O programa do BNDES financia a compra de bens de capital, exportações e inovação e tecnologia. “Ainda não falamos em valores. Para esse ano, [o programa] é de R$ 80 bilhões. Não fixamos o de 2015, mas deverá ser similar”, disse o ministro.Mantega explicou ainda que também não está definida a taxa de juros que irá incidir no programa. “Temos que fazer uma MP mais para o fim do ano”, ressaltou o ministro. “Ainda não está definido os juros”, complementou. Questionado sobre quanto dos R$ 80 bilhões já foram liberados, o ministro disse apenas que algo entre 45% e 50%, “mas isso deve ser perguntado ao BNDES”.

. O ministro disse ainda que o Reintegra será retomado neste ano, mas o modelo é um pouco diferente. O programa que vigorou até fim do ano passado devolvia 3% do faturamento das empresas exportadoras. A ideia, segundo o ministro, é que se tenha uma faixa que vai variar entre 0,1% e 3% do faturamento. Para este ano, esse percentual será de 0,3%. “O programa será permanente”, disse. 

. Mantega ressaltou ainda que amanhã ou sexta-feira o governo vai editar uma medida provisória com as ações como do Reintegra. “Começa a vigorar desde a MP. Este ano vai vigorar com 0,3%”, comentou, acrescentando que a cada ano o governo vai definir a alíquota. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/