Juiz denuncia que presos também são assassinados no Presídio Central de Porto Alegre

O juiz Brzuska, na época em que desmontou um motim no Central.



A ministra Maria do Rosário foi obrigada a interromper suas férias em Porto Alegre, reassumindo rapidamente sua secretaria dos Direitos Humanos, sob a alegação de que precisa ajudar o governo na batalha para circunscrever o escândalo das desumanidades que ocorrem no Presídio das Pedreiras, Maranhão.

. Sempre falante em outros casos, a ministra gaúcha não tem sido eloquente quando aborda a situação deplorável do presídio maranhense e nem quando
refere-se aos assassinatos na mesma prisão.

. Sobre o Presídio Central de Porto Alegre, objeto de duras e inéditas interpelações da OEA, nem uma só palavra.

. No RS, o governo tirou uma nota evasiva sobre o ultimado dado pela OEA, mas o governo brasileiro tem prazo até o dia 14 para dizer o que o governo gaúcho do PT terá que anunciar para não ser objeto de sanções. Os membros do Fórum da Questão Penitenciária aguardarão as respostas para agir com mais força no Estado. O governador Tarso Genro desconsiderou o ultimato da OEA, mandou um sub do sub do sub responder e entrou de férias. 

. Alega o Piratini que no RS não acontecem assassinatos como no Maranhão. Eis o que disse a secretaria da Segurança:

- Desde 2011 não acontecem assassínios no Central.

. Isto não é verdade.

. O juiz Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, falando nesta quarta-feira para o Correio do Povo, disse que os assassínios são recorrentes no superlotado presídio de Porto Alegre.

. Acontece que os presos assassinados não são decapitados. Os assassinos são mais refinados no RS, segundo conta o juiz:

- Os assassínios são cometidos por meio de overdose de cocaína, associada a sufocamento, dando a impressão de que o detento foi vítima de problema de saúde. Quando ele está morto ou morrendo, os presos batem na galeria avisando que o sujeito está passando mal. Na contabilidade do governo, ela não vai para a lista dos assassinados.

16 comentários:

Anônimo disse...

Agora o editor morre de pena das condições que o Presidio Central oferece para os presos. Sugestão pro editor; leva todos pra morar na tua casa.

Anônimo disse...

Para fazer uma afirmação dessas o Juiz deve se munir, no mínimo, de uma Iquérito da Policia Civil, mas se não confia na Policia por ser subordinada do Governo do Estado que seja feita uma investigação pelo Ministério Público, o resto é achismo, sem nenhuma amparo legal e/ou pericial.

Anônimo disse...

Essa Maria do Rosário é uma incompetente que só fala e faz besteiras.

Anônimo disse...

Nesses Estados estão necessitando Governadores como Antônio Fleury Filho,Coronéis Ubiratãns e Rota.

Anônimo disse...

A OEA não tem poder para dar ultimátuns a país nenhum, a governo algum; no Brasil, a PM do Piauí manda mais que qualquer organismo com pretensões supranacionais.

Anônimo disse...

Interessante, essa "sofisticação" nos assassinatos deve ter sido orientada pelo próprio governo:
- faz desse jeito que daí não estraga nossas estatísticas e a gente não vai precisar incomodar vocês...

Anônimo disse...

Os presos um dia serão soltos. Tem de ser tratados com o minimo de dignidade. Quem não consegue ver que os presos são um problema de segurança e tudo que ocorre nos presidios reflete na rua.

Anônimo disse...

Não é uma questão de defender presos, mas sim de defender a sociedade. Presos tratados como animais "retribuirão" este tratamento para a sociedade. Se a sociedade foi vitima dos que estão lá não nos compete faze-los sofre torturas e humilhações. A justiça serve para todos menos para o PT.

Anônimo disse...

Em mais de 3 anos não fizeram nada pelo central. Mas foi tudo culpa da Yeda e do Rigotto.

FAÇANHA"Integralista" disse...

O juiz Brzuska esta fantasiando.
Quem tem medo da OEA, ou de qualquer outra pífia organização internacionalista em busca do governo mundial? Não somos apátridas, somos uma nação soberana. Portanto esperem sentados pelo dia 14...

FAÇANHA disse...

ESSE JUIZ DAS EXECUÇÕES, DR. BRZUSKA, ESTA A VER CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO.

CARLA disse...

TANTA FRESCURA COM BANDIDO, PRECISAM SER ELIMINADOS, NADA TEM A PERDER... DEVEM SE PREOCUPAR COM A SAUDE QUE ESTA UM CAOS, AGORA VAGABUNDOS MATAR MESMO.....NADA ACRESCENTAM A SOCIEDADE.

Anônimo disse...

SE O ESTADO NÃO CONSEGUE DAR SEGURANÇA PARA QUEM ESTA AQUI NA RUA TRABALHANDO E PAGANDO IMPOSTOS PARA MANTER A MAQUINA DE PÉ, NÃO TERÁ CONDIÇÕES DE DAR SEGURANÇA PARA PRESIDIÁRIOS, LOCAL ESTE ONDE TEM A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE BANDIDOS POR METRO QUADRADO.




EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 15:21, AS VERDADEIRAS INFORMAÇÕES VEM DOS
FAMILIARES, AQUELES PRESOS QUE SUSPEITAM SEREM A PRÓXIMA VITIMA
ENCAMINHAM O FAMILIAR ANONIMAMENTE
PARA FAZER A DENUNCIA, O JUIZ SABE NOME DA VITIMA E DOS MATADORES, ALGUMAS VEZES ELES ESTÃO MAIS BEM INFORMADO QUE A POLICIA. NÃO *SABEMOS* COMO A POLICIA RECEBE INFORMAÇÕES, O MAGISTRADO RECEBE DE FORMA ESPONTÂNEA.



EDUARDO MENEZES

NEWTON disse...

Em relação a gestão da governadora Ieda, sobre irrigação, poderíamos comentar sobre as represas que não deixaram-na concluir. Sobre o gargalo da BR116, a RS10 que não deixaram-na executar. Sobre o distrito industrial de Guaíba ( área da Ford )que não deixaram-na completar. Mas o comentário é sobre presídios, hoje já estaria concluído o presídio de Canoas ( com apoio total do prefeito Jairo Jorge ), o qual desafogaria o centralão. Enfim a governadora, acertada as contas do RS, começou a agir nos problemas estruturais do estado. Então a maioria dos eleitores gaúchos optaram pelo Tarso. Hoje eu me pergunto, como pode isto acontecer, sem desqualificarmos a maioria dos eleitores gaúchos?

Anônimo disse...

Legal, agora os fascinoras do blog, estão até defendendo direito de preso, antes bandido bom era bandido morto. Porque será essa mudança de posicionamento tão repentino.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/