Governo argentino amplia congelamento de preços e vai quebrar a cara

O editor conversou nesta terça-feira a tarde (16h30min) por telefone e por e-mail com o presidene da Câmara de Comércio argentino-Brasileira de São Paulo, Alberto Azueta, que manifestou extrema preocupação com a extensão do programa de congelamento de preços por parte do governo Cristina Kirchner:
- Em fevereiro, o congelamento atingiu supermercados e lojas de eletrodomésticos, mas agora chegou a vez da gasolina, diesel e gás natural. Isto não deu certo em lugar algum do mundo. Os brasileiros sabem bem como termina esse tipo de política econômica.

. O governo alega que quer conter a inflação.

. Acontece que o governo mente sobre a inflação. Ele admite 10% no acumulado de um ano, mas o que se sabe é que o número já chega a 30%.

. Por trás do novo congelamento, executado pelo secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, está a decisão de Cristina Kirchner de vencer as eleições parlamentares de outubro. O congelamento foi decretado para durar até as eleições.

. O presidente da Câmara de Comércio disse ao editor que o governo argentino mantém até mesmo um controle artificial sobre o câmbio.

- O dólar oficial está a 5 pesos, enquanto que no paralelo o preço é de 8,65 pesos.

. Todas essas contradições impactaram as exportações e os investimentos e vão acabar mal.
 
. Depois das eleições de outubro, caso o controle sustente-se até lá, ajustes violentos serão inevitáveis, inclusive grossa desvalorização do peso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Meudeus, Plano Cruzado!!

Foi a última vez que votei no PMDB(Simon)!!

Adeus Argentina!!

JulioK

Anônimo disse...

Querem manter os preços artificialmente, irão quebrar a cara,esse filme já ví.Preparem-se que o Brasil irá para o mesmo caminho.Família,Empresa ou País que gasta mais do que ganha vai a bancarrota.Para mau gastador a economia pune.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/