Artigo, Guilherme Fiuza - A revolução das empregadas

- Capa de Época, na semana seguinte à aprovação da nova lei.

* Clipping O Globo, A revolução da empregada
Guilherme Fiuza

O conto de fadas do oprimido continua. Agora, as empregadas domésticas foram libertadas da escravidão. Mas esse capítulo ainda promete fortes emoções. Uma legião de advogados espertos já está de prontidão para o primeiro bote trabalhista num desses “senhores feudais” de Ipanema ou Leblon. Aí a burguesia vai ver o que é bom. Patrões perderão as calças para cozinheiras demitidas sem justa causa.
E o Brasil progressista irá ao delírio. Babás levarão uma baba ao provar — com seus advogados — que naquela sexta-feira chuvosa estouraram o período da jornada sem ganhar hora extra. Com a PEC das domésticas, cada lar brasileiro assistirá à revanche do povo contra as elites.A apoteose cívica em torno da empregada lembra o clima da Constituinte em 1987. A Carta promulgada por Ulisses Guimarães com “ódio e nojo à ditadura” removia o entulho autoritário, e trazia o entulho progressista. Até limite de taxa de juros enfiaram na Constituição — entre outras bondades autoritárias e/ou lunáticas.
A partir dali, deu-se no Brasil o milagre da multiplicação de municípios, com a interminável criação de prefeituras e câmaras de vereadores sangrando os cofres públicos. Tudo em nome da descentralização democrática.

Agora o país comemora a Lei Áurea das domésticas, com ódio e nojo aos patrões. Eles tiveram sorte, porque não apareceu nenhum revolucionário propondo guilhotina em caso de atraso do 13º.
Os escravocratas do século 21 — como os patrões foram chamados pelos libertadores das empregadas — garantiram nos últimos anos à classe das domésticas aumentos salariais bem acima da inflação (e de todas as outras categorias). Mas não interessa. Os progressistas querem direitos civis, querem que os patrões paguem encargos.

A consequência será simples: para pagar os encargos, os patrões não darão mais reajustes acima da inflação. Através do FGTS, por exemplo, o dinheiro se desviará das mãos da empregada para as mãos do governo — onde será corrigido abaixo da inflação, a julgar pelas médias recentes.
O fim da escravidão aboliu o bom senso, e conseguirá trazer perdas para patrões e empregados, democraticamente. Mas os populistas serão felizes para sempre.

CLIQUE AQUI par ler mais. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Análise impecável. Só acrescentaria que o bem de família também será alvo de questionamento por parte de juizes e advogados trabalhistas. Lembrem que sempre tem um juiz despreparado querendo se fazer de Robin Hood com os bens que não são dele nem do Estado brasileiro. Outra solução é reservar pelo menos um imóvel para sua empregada doméstica. O desemprego de domésticas só tende a aumentar...

Luiz disse...

O ideal mesmo é fazer como 20, 30 anos atrás, e pagar uns duzentos reais por mês e exigir 12 horas de trabalho sem direito nenhum.
Fora pricesa Isabel!

Anônimo disse...


++ A existência de uma doméstica em um lar, aqui em nossa pátria e em qualquer outro local no planeta, é o mais próximo que temos dos duros e absurdos tempos da escravidão. Portanto, em nome da civilidade, tem que ser banida. Delegar a um terceiro a limpeza de calcinhas, cuecas é algo medieval!
O triste é que "advogados aproveitadores e algums empregadas ancautas" realmente se servirão da "lei" para tirar - na mão grande - dinheiro dos patrões.
Em tempo: além da "abolição" do escravagismo doméstico outro pecado anacrônico brasileiro deve ser abolido: a famigerada "CLT", estrovengo troço de 1943, abssuro intigador de ódios em relações trabalhistas. Se alguém tem alguma dúvida, eu provoco com uma pergunta? Os americanos do morte não tem CLT e lá não há injustiças trabalhistas. Experimente um advogado malando entrar com uma ação apenas para tirar grana do patrão: não provou paga as custas e é punido.
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

NA VERDADE, tudo isto e muito mais começou no governo de Getulio Vargas.
A ditadura "provisória", "populista", que estamos pagando a conta até hoje.

Ou por acaso não foi no governo de getulio vargas a "desproporção" da representatividade no Congresso,e, piorado pelo militares?

Os dois gauchos, getulio e golbery, foram os que mais estragos causaram e causam ao Brasil.

E depois vem com lorota de gaucho é politizado!

Gaucho só quer tomar chimarrão e ir pra praia, que o digam os cariocas. Para isto gostam tanto de estatais.


Anônimo disse...

Realmente, o ódio aos patrões existe.
E nem são as empregadas que odeiam, mas quem não pode tê-las.
Quem precisa de babá e cuidadora de idosos se ferrou.
Os outros ainda podem apelar para a informalidade ou meio expediente.
A solução vai ser roupa lavada na lavanderia, comidinha de restaurante ou congelada, muita pizza, muita diarista, lava-louça, e acima de tudo, cuidado, muito cuidado pra não ser processado porque ficou mais fácil você expulsar sua mãe de casa do que mandar sua empregada embora.

Anônimo disse...

Eu tou com 70 anos e a minha velha com 67. Fazemos todo o serviço da casa, sempre limpa e com boa comida feita por ela, não precisamos de ninguém dentro de casa. Todo trabalhador tem direitos trabalhistas, pq a empregada doméstica não haveria de ter. O meu dinheiro elas não levam.

Anônimo disse...

Comparar o direito brasileiro com o norte-americando é covardia.
E quem fala em "escravidão" das duas uma: ou nunca trabalhou na vida ou é um dos tantos bachareis em direito mal preparados que abundam neste país.

Gil Rikardo disse...

Sem me utilizar dos extremos, somente comparo a formação e o salário entre Empregada Doméstica e a Professora. É o retrato fiel das políticas de nossos algozes PeTistas.

Anônimo disse...

Eu sempre me pergunto quando nossa elite será, na sua essência, verdadeiramente de Primeiro Mundo. Mas parece que ela não deseja de fato; os sinais exteriores de ostentação e todo o seu simbolismo já lhes bastam.

Unknown disse...


“A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE...”
“O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

Parabenizo por meio deste o JORNALISTA GUILHERME FIUZA pela comemoração de seu aniversário neste dia 30 de maio. É um prazer parabenizá-lo neste dia tão importante em sua vida que é seu aniversário. Comemore faça festa e nunca se esqueça do mais essencial: AGRADECER PELA DÁDIVA DA VIDA! Aproveito também parabenizar pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO, PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO com toda sua equipe em seus projetos para desenvolvimento e progresso do Brasil. PARABÉNS! O seu potencial de trabalho é de grande valor para a comunicação brasileira. Receba esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo e deixo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Meu presente para você é de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre você e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.

“A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA-SE ATRAVÉS DELE.”


FELIZ ANIVERSÁRIO!


DESEJO SUCESSO!


PAULINHO Solução
www.paulinhosolucao.blogspot.com
paulinhosolucao@gmail.com
pssolucao@hotmail.com
Salto/SP


SEMPRE ATENTOS HEIN!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/