Saiba por que o RS ficou fora da rota dos grandes e modernos investimentos

Apesar de todo o entusiasmo juvenil do secretário gaúcho de Desenvolvimento, Mauro Knijnik, não virá para o RS o investimento de R$ 1 bilhão que fará a Bionovis.

. A fábrica de produtos farmacêuticos do grupo irá para o Rio.

.  A Bionovis não virá, como não virão BMW e outras grandes indústrias dinâmicas, portanto as mais modernas, porque o RS perdeu a competitividade, resultado de políticas públicas atrasadas, legislação jurássica de atração de indústrias e sucateada infraestrutura material (energia e estradas) – sem contar o ambiente social de hostilidade potencializado por atrasados Partidos do tipo PT, bastante fundamentalistas e influentes no RS.

. O atual governo tentou vender a ideia de que busca a inovação, visando a melhoria da sua competitividade, mas o mercado sabe que ele não se abriu de verdade para o aumento da capacidade de inteligência e da competitividade, o que implicaria em adquirir visão ampla, local e internacional, para atrair investimentos.

. Na prática, o governo Tarso Genro está muito mais para as burocracias do leste da Europa do que até mesmo para os desamarrados governos vizinhos do Chile, Peru e  Uruguai.

. O ambiente criado pelos governos do PT no RS (Olívio Dutra e Tarso Genro) são de insegurança jurídica, endividamentos crescentes, empreguismo desbragado, déficits continuados e ausência de investimentos públicos consistentes e volumosos.

- Na contramão do RS, esta semana o governo de SC, aqui ao lado, bate o martelo para a imediata construção da fábrica de automóveis da BMW em Araquari.

O MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

17 comentários:

Anônimo disse...

TACAPE,MACHADINHA,NARIZ PINÓCHIO

SÃO OS NOVOS SÍMBOLOS DO RS

Baseado em ações como mandar a Ford embora pelos petralhas,fazer lei e depois não cumprir,pensamento de quatrocentos anos atras, estes são os novos símbolos do RS, graças a Olívio,Tarso e petralhas cumpanheiros.

Anônimo disse...

Análise perfeita!
Assino embaixo.
Bastiat

Anônimo disse...

Por falar nisso cade a fábrica de elevadores sul-coreana Hyundai que deveria começar a operar entre o fim de 2012 e o início de 2013, em São Leopoldo.

Joel Robinson

Justiniano disse...

Os empresários conhecem os caboclos da aldeia e sabem que esse governo é um grande vendedor de ilusão. Depois de Olívio Dutra "exterminador do futuro do RS" com a bandeira de Cuba na sacada do Piratini e mandar a Ford embora, o PT do RS não atrai mais grandes investimentos (até a fábrica de motores da GM foi para Santa Catarina).

Somos os argentinos brasileiros, pois se se achamos os melhores do país e continuamos com politicas populistas ultrapassadas e vivemos das glórias do passado. Pelo menos temos bastante campos para os bovinos de bombacha e alpargatas pastarem. Ah! esqueci tem também a RBS para aumentar a imbecilidade dos bovinos com Big Bostas Bananas, com seu jornal Pravda gaudério que foi o jornal oficial mais mentiroso da extinta URSS.
A solução é juntar com o Uruguai (província rebelde da Cisplatina) e exportar ouro e jóias roubadas do Brasil.

Anônimo disse...

O unico lugar que dá prá investir com segurança é no Chile, Uruguai e RS só troca o nome a merd... é a mesma.
Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Poli, e eu pergunto: que partido neste páis de meu deus que não é atrasado e fundamentalista?

Anônimo disse...

TEM QUE MUDAR O NOME DO ESTADO:
RIO PEQUENO DO SUL OU RIO GRANDE TABAJARA DO SUL;

Anônimo disse...

Mui tom Polibio sem falar no lado ambiental, pois para qualquer licença ambiental é uma gestação de elefante, nada funciona, demorada e burocrática, nosso Estado se empobrecera mais e mais e mais, ate estarmos no fim do poço, se ja não estamos.

Anônimo disse...

A bagunça que a área estatal faz aqui, em todos os níveis, deixa qualquer investidor precavido.

Surfista Prateado disse...

Bem, mas quando ouvimos Mendelski (surpreendente), Felipe Vieira (só surpreende alguns) e Juremir (nada surpreendente), dizer que investimento no RS só se o grande empreendimento der "compensações estruturais e ambientais" para poder se instalar, ao invés do correto e óbvio, que é o CONTRÁRIO disso, ouy seja, o governo oferecer condições vantajosas para os empreendedores investir aqui, AS EMPRESAS TEM MAIS É QUE FUGIR! CERTO ELAS!

Anônimo disse...

É isso aí, a gauchada se diz socialista, vota nessa quadrilha do mensalão. Tem que pastar mesmo.

Joao Coragem disse...

O RS teria condições de atrair investimentos importantes pelo bom nível educacional do povo, custo de mão de obra / encargos muito menor que SP e pela posição geografica favorável no Mercosul, agora menos pela postura isolacionista da Argentina.

No entanto, grandes investimentos, aqueles na casa de bilhão de reais, não se viabilizam sem disposição do governo. Questões de infraestrutura como energia, acessos multimodais; licensas diversas; direitos territoriais, etc necessitam da participação e celeridade do governo. Basta ver o caso da GM, foi só Olívio assumir que todas as obras de acesso pela freeway foram suspensas obrigando as carretas a transitarem na precária RS030 por anos, criando complexidades logísticas não planejadas.

A secretaria de desenvolvimento do RS joga na 3a divisão. A razão desse péssimo desempenho: atracão de investimentos não e' uma prioridade de Tarso nem do PT-RS. O curioso e' partidos de esquerda Brasil a fora com o PSB do Eduardo Campos ou o próprio PT em SP tem grande disposição na busca por investimentos. O problema portanto e' do esquerdismo do RS. Talvez pelo paradigma do atraso que vem desde o tempo do Borges de Medeiros, passando por Brizola e tendo seu pior momento com Olívio. Este paradigma infantil trata o capital produtivo internacional como algo ruim, que explora o povo, que e' coisa do demo....

E' com essa mentalidade medíocre, que inclusive e' presente na própria FIERGS, o RS acaba vendo os outros estados avançarem em dinamizacao de suas economias e consequentemente aportando melhor nível de emprego e renda para sua população.

Lamentavelmente, gaúchos de alto potencial necessitarão buscar emprego alguns estados ao norte.

Anônimo disse...

Parabéns pela análise correta e precisa.

Anônimo disse...

Perfeita a analise e o comentario do editor! Para se safar no RGS atualmente o unico caminho de um profissional que se preze e o do aeroporto, com passagem so de ida!!!

Anônimo disse...

Grande Políbio, tudo isto é ruim, "é PT". Bom mesmo é a OI, que tu faz propaganda de graça, e presta um "excelente serviço" no RS... Ora, imparcialidade é bom e a gente gosta! Daqui a pouco vai afirmar que governo bom foi da Ieda, do Britto.... Arghhhhh!

Anônimo disse...

O Brizola impediu a construção de usinas no Rio Jacuí, durante o governo Ernesto Dornelles, para que a CEERGS (diga-se American Light and Force) não pudesse lucrar com a distribuição de energia. Resultado: São Paulo construiu hidroelétricas e tornou-se uma potência econômica. Fábricas da Mercedes e Volkswagen queriam o RS: desistiram. AGB

Anônimo disse...

Mas o povo ou boa parte não pode reclamar ! Não foi eleito o governador já no primeiro turno !!!
Eu não votei nele !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/