PIB baixo no 3º trimestre expõe 'herança maldita'

* Clipping Veja

Analistas dizem que Dilma sofre ao tentar corrigir erros da gestão anterior, que deixou de investir em infraestrutura e na qualificação de mão de obra

A falta de políticas consistentes para áreas cruciais da economia ao longo dos oito anos de governo Lula foi apontada por economistas ouvidos pelo site de VEJA como um dos motivos que levou o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro a apresentar a taxa pífia de crescimento de 0,6% no terceiro trimestre.

. Embora tenha conduzido a política econômica de forma responsável – principalmente a monetária, menos por mérito pessoal e mais por ter relegado o trabalho ao ex-presidente do BC, Henrique Meirelles –, o antecessor de Dilma Rousseff pouco fez para elevar a produtividade e ampliar os investimentos no país.

. Diante disso, a chamada Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o volume de investimento na economia doméstica, mostrou nesta sexta-feira a quinta redução trimestral consecutiva. As consequências da inação de Lula também começam a ser notadas no segmento de serviços, cuja expansão dá sinais de esgotamento graças ao "apagão" de mão de obra, isto é, a escassez de profissionais qualificados decorrente da péssima estrutura de ensino brasileira.

. Em outras palavras, o PIB divulgado nesta sexta-feira é a perfeita tradução da 'herança maldita' deixada pelo ex-presidente à sua sucessora.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Luiz Vargas disse...

Discordo da colocação que a presidentA sofre com os erros da gestão anterior. Ela fazia parte da gestão anterior. Ela era a senhora do raio e do trovão. O governo está empPACado. Quem criou os PAC's?
Discordo também do termo "herança maldita" deixada pelo ex-presidente à sua sucessora.
Desde quanto continuísmo tem sucessão?
Na monarquia peti$ta implantada pelos PeTralha$ há unção e não sucessão.

Anônimo disse...

Desde quando um sindicalista, vagabundo, oportunista e charlatão poderia criar algo produtivo para o desenvolvimento do Brasil?



Anônimo disse...

O Lulla gastou todo o aumento das receitas dando generosos aumentos aos funcionalismo federal, em ONGs, em bolsas dos mais variados tipos.
Investimos pouco em infraestrutura ( a 101 afinal, quando fica pronta, e o metrô de POA, e a ponte do Guaíba ?), ou seja, queimamos grana, acora a farra está perto do fim.

Anônimo disse...

Gestão anterior, leia-se governo FHC, privatizou tudo que pode e destruiu as Estradas de Ferro e Portos, as Estatatais que puxavam a economia (pq o setor privado não investe um dolar furado, se não tiver certeza que vai ganhar 3) e não constriu nada de nada.

Anônimo disse...

Sobre o "apagão" da mão de obra, a culpa não é apenas do sistema educacional podre, mas também das péssimas condições de trabalho e dos salários miseráveis pagos aos profissionais. Muita gente parte para uma atividade autônoma ou procura outra área. Eu ganho bem mais como bancário do que como técnico em eletrônica. E ainda tempo disponível para ganhar algum $$$ por fora com serviços ocasionais pela vizinhança.

Anônimo disse...

É verdade. O brasileiro tem memória curta mesmo. Principalmente por culpa dos jornalistas que não são isentos e por isto mesmo são muito oficialistas.
Parece que todos já esqueceram que o Sra. Dilmá foi a capitã do time durante quase todo periodo do desgoverno Lula.
Parece que todos esses analistas estão com suas consciências compradas pelos petistas, antes lulistas e agora dilmistas a serviço do poder de plantão.

Anônimo disse...

SOBRE A JUCERGS, FAZ 7 MESES QUE A MÁQUINA DA DIGITALIZAÇÃO ESTÁ ESTRAGADA E CONTINUAM COBRANDO DAS PESSOAS AS CERTIDÕES E O CHEFE DA INFORMÁTICA NÃO ESTÁ NEM AÍ,,,, PODERIAM AO MENOS COLOCAR UM AVISO NO SITE,,,, NÃO ACHA????

Anônimo disse...

P___A QUE P___U QUANDO VÃO PRENDER ESSE F_D_P.....

Anônimo disse...

COMO DIZIA O BARAK " ESSE É O CARA " DE PAU...

FLASH disse...

PF TÁ TIPO CASA DA SOGRA,GRAÇAS A GENRO

ROSEGATE,GRAÇAS A TARSO GENRO,

TARSO QUANDO "EM COMANDO DA PF" DESCENTRALIZOU OPERAÇÕES DA PF E POR ISSO MINISTRO DA JUSTIÇA NEM SABIA DE NADA.DILMA PENSOU EM DEMITI-LO POR SER DESINFORMADO.

VÁRIAS CABEÇAS NA PF DETERMINAM INVESTIGAÇÕES, NUMA ESPÉCIE DE ESCULHAMBAÇÃO PETRALHA,(HERANÇA DO TARSO) ÓBVIO PARA FAZER O QUE BEM ENTENDESSEM E DEPOIS DIZER QUE NADA SABIAM...

O SITE DE VEJA DE SABADO EXPLICA,UM MINISTRO QUE NÃO SABE O QUE "MINISTRAM" POR ÊLE.

DILMA NÃO SABE QUE O MINISTRO NÃO SABE,ROSE SABE TUDO DO EX PRESIDENTE QUE DIZ QUE NÃO SABE DE NADA.

O BRASIL VAI PAGAR CARO POR PERMITIR QUE ESTA GENTE PETRALHA E INCOMPETENTE GOVERNE.

QUEM NADA TEM PERDE POUCO,MAS QUEM TEM MUITO SE PREPARE,PETRALHA NÃO CUMPRE TRATO NEM CONTRATO,VIDE CRISTINA NA ARGENTINA,BOLÍVIA,CHAVEZ NADA PAGOU DO QUE PROMETEU DA REFINARIA DO NORDESTE,OS ASSASSINOS CASTRO DE CUBA NEM OUVIDOS SÃO, MUNDO AFORA.

UM "GOVERNO-SAMBA" DE PETRALHA DOIDO

Unknown disse...

E O CAOS, JORNALEIRO. CHAME O FHC, CONHECIDO COMO COMEDOR DE JORNALISTAS, DA GLOBO, PARA ADMINISTRAR O CAOS, POIS ELE TEM EXPERIENCIA NE? AFINAL DE CONTAS QUEBROU O PAIS TRES VEZES. LEMBRA, JORNALEIRO?

Surfista Prateado disse...

O incrível é que há idiotas que ainda põem a culpa no FHC, como o anônimo abaixo... Se não fossem as privatizações que o FHC fez, ainda estaríamos pagando 4 mil dólares por um telefone fixo... E essa gente que faz o Brasil ser o país atrasado que é, 65a. renda per capita do mundo...

Anônimo disse...

Ué, ela não era "Gerentona"?

Anônimo disse...

Inexiste planejamento estrategico nos governos do PT visando o longo prazo, existem apenas factoides buscando as proximas eleições. Com Carlos Araujo como conselheiro a Gerentona está a deriva.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/