O colapso da CEEE demonstra o acerto da privatização

Ao dividir o mercado de distribuição de energia elétrica gaúcha em três, privatizando dois, visando melhorar os serviços através da competição, o que obrigaria a estatal a sair da sua zona de conforto,  o ex-governador Antonio Brito tinha por objetivo final alcançar aquilo que os números desta semana mostraram em relação à boa performance da RGE, que deveria ser a mesma para as três companhias:

CEEE – A pior das distribuidoras, com mais de meio milhão de clientes desatendidos e sem solução final no terceiro dia de apagão.
AES – Apesar dos pesares, com 260 mil desligamentos, a empresa americana comportou-se bem na crise, mas precisa investir muito mais.
RGE – Foi disparada a melhor, com apenas 50 mil desligamentos.

. Somente nesta quinta-feira a CEEE conseguiu emitir um comunicado decente para seus clientes, mas não disse o que fará para evitar novos desastres no curto prazo.

. A notícia de que o Procon e o Ministério Público entraram em ação conforta os milhões de gaúchos prejudicados pela falta de planejamento, de obras e de explicações da CEEE e do próprio governo estadual. Sem governador no posto, o vice Beto Grill nem apareceu, mandando falar o secretário de Infraestrutura, que continua sem dizer coisa com coisa.

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero é ver o RS e o Brasil passarem a maior vergonha do mundo em 2013 e 2014, com estes apagões elétricos e aéreos.

Que venham os estrangeiros para dizer aos brasileiros e gaúchos : DEIXEM DE SER IDIOTAS E APRENDAM A VOTAR !!!

Anônimo disse...

Caro Políbio, é por essas e outras que eu digo: O ex-governador Brito é merecedor de uma estátua em cada cidade que não é mais atendida pela CEEE. E ainda foi e é criticado por ter privatizado parte desta companhia. É um herói pois conseguiu vender. Tinha que ter dado de presente e se livrar da batata quente, sabido cabide de empregos desnecessários e fonte de permanente prejuízos, além da péssima qualidade dos serviços.

Surfista Prateado disse...

Que ação do MP ou PROCON?? NADICA DE NADA. Nada de barbudinhos babando de ódio como no caso das privatizadas teles, cujo problema decorre principalmente das leizinhas criadas por outros barbudinhos raivosos impedindo a instalação de antenas para atender o povo! JAMAIS esta turma vai ir em cima da companheirada da CEEE!

Anônimo disse...

Esse sec de infraestrutura disse hoje(dia 13) na rádio gaúcha que a CEEE, foi sucateada de 2008 a 2010, qué dizê no gov.Yeda, antes disso a Cia tava nos trinques. Essa quadrilha do mensalão sempre arruma um culpado prá incompetência delles. Políbio, como ficará a CEEE, com o rebaixe das tarifas que o atraso genro acertou com a dilma carabina...??? vai quebrar de vez.












Anônimo disse...

Vamos vender logo este cabidão de empregos !!!!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Mas caro Políbio que competição se somos obrigados a comprar energia de apenas um fornecedor. O tal Brito apenas dividiu a empresa em três, torrou o dinheiro apurado na venda e continuamos cativos de apenas UM FORNECEDOR.
Apenas na telefonia celular há sim competição para saber quem vai nos ferrar, pois essas Agências Reguladoras já nasceram podres.

Joao Coragem disse...

Pra começo de conversa a CEEE nunca foi de fato publica. Pertencia aos seus funcionários mais estrelados que a transformaram numa entidade a servico dos seus interesses particulares, a ponto de engenheiro se aposentar bem antes dos 50 anos, alem da proliferação de "indenizações" trabalhistas sem paralelo, entre outros malfeitos piores.... A privatização fez com que um outro dono, muito mais efeciente, garantisse melhores serviços a população com um custo muito menor a sociedade.

Anônimo disse...

Caro Jornalista: Quem faz estas estatisticas com certeza não mora na região da AES Sul. Já morei lá, conheci gente que morou lá, e te digo: cansei de ver propaganda com atendentes comemorando atendimentos, mas o telefone sempre ocupado. Não vou nem falar em, seguidamente, entrar no banho, e não saber se iria conseguir chegar ao fim. Fiquei com grandes saudades da CEEE, apesar de tudo. Vamos, isto sim, lutar pela modernização da CEEE PÚBLICA. Alias, pq, neste momento, ninguem fala do dinheirão que ela está ganhando do governo federal. Que este dinheiro va EXCLUSIVAMENTE para a modernização.

Anônimo disse...

A privatização como solução de todos os males da civilização é uma tese contestável.
Naturalmente, se tem rumores que a CEEE através de vários governos instituiu um paraíso de ganhos por ações judiciais.
Mas, o que é necessário é a mão forte do Estado para corrigir estes males. Isso chama-se vontade política. E todos os partidos que passaram pelo Piratini não tiveram.
Inclusive o do PSDB tencionava desmontar a máquina do Estado, mesmo nas áreas eficientes, numa perseguição ao mito do Estado Mínimo.
O fracasso das teles estão aí para nos provar o péssimo serviço que a privatização nos prestou.
O que devia haver é mais cobrança das agências reguladoras, do ministério Público e do procon.

Anônimo disse...

Sr Bocó das 17,47:
No ano passado deu um temporal no interior de Liberato Salzano onde a RGE distribui energia - e ficou 7 dias sem energia elétrica e os produtores de leite perderam tudo, inclusive o estoque de alimentos.
E Daí? Ali tinha que fazer outra estátua do Brito, mas para os agricultores jogarem pedras...

Anônimo disse...

Se a CEE tivesse sido privatiza por inteiro, hj nenhum veículo de comunicação estaria falando mal dela, com medo de perder a publicidade, vide a Brasil Telecom, digo, Oi.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/