Fux conta como procurou Dirceu, Delfim, João Paulo Cunha e até Cardozo, tudo para conseguir vaga de ministro no STF

*  Clipping Folha de domingo. Entrevista a Mônica Bérgamo. São duas páginas do jornal.

Magistrado diz que na época não lembrou que petista era réu do mensalão, processo que poderia vir a julgar. Ministro afirma que, na conversa, pediu que seu currículo fosse entregue ao então presidente Lula
O ministro Luiz Fux, 59, diz que desde 1983, quando, aprovado em concurso, foi juiz de Niterói (RJ), passou a sonhar com o dia em que se sentaria em uma das onze cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF). Quase trinta anos depois, em 2010, ele saía em campanha pelo Brasil para convencer o então presidente Lula a indicá-lo à corte.

Fux era ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o penúltimo degrau na carreira da magistratura. "Estava nessa luta" para o STF desde 2004 -sempre que surgia uma vaga, ele se colocava. E acabava preterido. "Bati na trave três vezes", diz.

AVAL
Naquele último ano de governo Lula, era tudo ou nada.
Fux "grudou" em Delfim Netto. Pediu carta de apoio a João Pedro Stedile, do MST. Contou com a ajuda de Antônio Palocci. Pediu uma força ao governador do Rio, Sergio Cabral. Buscou empresários.
E se reuniu com José Dirceu, o mais célebre réu do mensalão. "Eu fui a várias pessoas de SP, à Fiesp. Numa dessas idas, alguém me levou ao Zé Dirceu porque ele era influente no governo Lula."

O ministro diz não se lembrar quem era o "alguém" que o apresentou ao petista.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vivas e Urras ao nosso Judiciário!!!
Monstesquieu morreu...

Anônimo disse...

Já imaginou quem estaria no lugar do Fux se ele não usasse meias palavras em suas andanças para conseguir o cargo?

Pergunta ao partido ético.
Vocês queriam um juiz do SPF para o Brasil ou um juiz com a ética companheira?

Anônimo disse...

Memória seletiva. De vez em quando eu sofro desse mal também...

Anônimo disse...

E o ministro mentiu, quando disse que não sabe quem o levou a Dirceu. Sabe sim, sabe inclusive que pedra ficou devendo...

Anônimo disse...

É no que dá essa sistemática de escolha dos juízes do STF. Menos mal que o Fux virou homem no julgamento do MENSALÃO!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/