Zé Dirceu, no Globo e na Folha: "O establishment (Fiesp e Febraban) não deixarão Serra ser Presidente, porque ele é muito independente. Eles querem um pau mandado.

* Clipping: www.noblat.com.br desta quinta-feira

No último domingo, às 18:57, sob o título "Na lista de Dirceu", postei uma nota que terminava assim:
"O Senador (Aloisio Mercadante) é o terceiro nome da lista de desafetos com quem Dirceu pretende acertar as contas um dia. O primeiro é Lula. O segundo, Tarso Genro."

Entre amigos, Dirceu fala mal de Lula sem a menor inibição. O mínimo que o chama é de "frouxo". Mas de público ele ainda não falara. Chamou-o de "personagem difícil" em entrevista à revista Fórum - e foi só.
Pois no último fim de semana, no Rio, ele avançou. E foi ouvido pelos jornalistas Jorge Bastos Moreno, de O Globo, e Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O que disse está publicado, hoje, nos respectivos jornais.
Vale mais pelo que esconde ou sugere. Examinemos:

* "Vocês acham que o establishment, o sistema, a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo ), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos ) e a elite vão deixar o Serra ser presidente? Já não deixaram da outra vez e não vão deixar agora. Serra é muito independente. Eles querem um pau-mandado, um presidente dócil às regras do capital internacional. Eles não querem o Serra presidente muito mais pelas suas virtudes do que pelos defeitos, que são muitos".

(Comentário meu: Dirceu fez um elogio escancarado a Serra. E indiretamente criticou Lula. Porque o establishment não apoiaria a eleição e o governo de um presidente que não fosse dócil às regras do capital internacional. Enfim, que não fosse um pau-mandado. E o establishment digeriu muito bem a eleição de Lula. E apóia seu governo. Está feliz com seus resultados.)

* Sobre a reeleição de Lula: "Eu só voto no Lula, e só faço campanha para o Lula, se ele disser o que vai fazer no segundo mandato. É o que eu defendo que ele faça. Votar no Lula só porque ele é o Lula? As pessoas já fizeram isso em 2002."

E o que ele espera que Lula faça? Que mande o ministro Antônio Palocci para casa e "mude a política econômica".

(Comentário meu: Quer dizer: as pessoas votaram em Lula só pelo que ele representava - ou por aquilo que imaginavam que ele representava, entende Dirceu. Ele não vota uma segunda vez - salvo se Lula mudar a política econômica de Palocci. Bem, mas se ele mudar a política terá contra si o establishment. 
No momento, Dirceu está mais para Serra do que para Lula.)

Zé Dirceu faz elogio oblíquo a Serra e crítica indireta a Lula.

13 comentários:

Anônimo disse...

O problema nem é tanto o "establishment" ... O coronelismo nordestino, que se espalha pelo bananão e domina o Congresso Nacional, é que não deixará ninguém mexer em seus interesses, de condenar o Brasil à vassalagem.

São eles que mandam no Congresso, e são eles que mandam no país. Entidades como a FIESP e FEBRABAN apenas se servem do fisiologismo deles.

Aqui no RS não é diferente. O fisiologismo e o casuísmo dos políticos locais está acabando com o estado.

Anônimo disse...

Ok, mas ele não foi preso ainda?

Fernando disse...

Este é o exemplo mais claro da ausência de políticos conservadores no Brasil.

Zé Dirceu não se importa nem um pouco em se aproximar de José Serra, e José Serra certamente não se importaria em ter Dirceu como um interlocutor seu entre a esquerda e centro-esquerda.

E o empresariado brasileiro absolutamente se LIXA para quem seja o presidente, se é de direita, esquerda ou centro, tanto que os grandes empresários doam para TODOS os partidos, do PP/PRB ao PT/PSOL. Contudo que sigam com seus lucros e seus interesses, o que não é demérito nenhum já que qualquer categoria faz o mesmo, eles botam o Tiririca presidente.

Quem são as lideranças conservadoras no Brasil? Com o devido respeito, meia-dúzia de bispos evangélicos iletrados e raivosos que parecem mulás emitindo fatwas aos berros, sem nenhum polimento intelectual, todos enrolados com a Receita Federal já que é bem sabido como eles despacham dinheiro para Miami, Bahamas e Grand Cayman, naquele jeito estilo "Renascer em Cristo". Onde os dólares "renascem" dentro de Bíblias, fundos falsos, pochetes...

Tim Maia definiu bem, no Brasil prostituta tem orgasmo, cafetão é ciumento e traficante é viciado na sua mercadoria. Agora a esquerda carrega dólares na cueca, e a direita dentro da Bíblia.

Fernando Martins

Anônimo disse...

Coerência pra queê? 3 dias atrá o blog publicou: "O artigo a seguir é do chefe do Mensalão, o mais corrupto e corruptor esquema jamais montado neste País para comprar mentes e votos no Congresso Nacional, o ex-ministro e ex-presidente do PT, José Dirceu. O material só vai publicado a seguir, porque reflete a posição do PT. Zé Dirceu prossegue sendo o monitor e operador mais respeitado dentro do PT, só perdendo para Lula, com quem toca de ouvido."

Anônimo disse...

nem os petebas estão acreditando mais neles mesmos...

Anônimo disse...

O Zé Dirceu, mais uma vez, mostra sua face. Como ele não acredita na volta do Lulla, já está descartando o grande amigo. Esse Zé é falso comom uma nota de R$3,00Agora, que eles se merecem, ah, isso eles se merecem !

Surfista Prateado disse...

O que o Brasil precisa é de alguém como Alckmin.

Anônimo disse...

O CARA É BANDIDÃO TERRORISTA E O TJ NÃO TÁ NEM AÍ.
SOB O COMANDO DAS LÉSBICAS O TJ ESTÁ MAIS AFIM DE DESTRUIR OS SÍMBOLOS DE UMA SOCIEDADE CIVILIZADA.

Anônimo disse...

Desse jeito, o Zé Dirceu acaba queimando o nome de Serra junto ao eleitorado mais conservador e que valoriza a ética na política neste país!

Anônimo disse...

Bem, os iluminattis estão dando cartas no mundo todo, pq não dariam aqui? ou vocês acham o que o Obama não baixa a cabeça ? O jogo esta a postos,

Anônimo disse...

Esse é o ultimo clone do Che Guevarra vivo, te cuida Tarso que daqui a pouco ele resolve abrir as baterias contra o ex-sinistro da educação.

Anônimo disse...

Como se não bastasse o STF já estar dominado pelo PT, fiquei sabendo que José Ticiano Dias Toffoi (PT), irmão de Dias Toffoli, é o prefeito de Marília/SP. Que imparcialidade deve ter este ministro.

Anônimo disse...

Essa entrevista foi no ano de 2005.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/