Entrevista - Regular o sistema financeiro para evitar novas crises financeiras globais

- Neste domingo, o editorial do jornal O Estado de S. Paulo ttrata do risco dos bancos europeus. Diz o jornal que qualquer abalo  nas economias européias, colocará em risco 24 bancos. Ora, parece inevitável o abalo em toda a Europa, porque os efeitos das crises econômicas na Grécia, Portugal e Espanha, já desbordam sobre a Itália e inevitavelmente atingirão França e Inglaterra, sem contar o impasse deste momento nos Estados Unidos, que poderá desatar em grave crise, esta sim, de efeitos globais.  CLIQUE AQUI para ler.

No momento em que o cenário econômico internacional apresenta contornos de tempestade global a vista, sobretudo em função dos gastos públicos selvagens e da selvageria existente no mercado financeiro, são bem vindas advertências como as de Daron Acemoglu, premiado economista do MIT, que defende a regulação das operações bancárias em todos os recantos. Isto não é tudo, como se sabe, porque a causa do crash que se avizinha é diferente do ocorrido em 2008, já que agora o problema é típico de descontrole dos gastos públicos.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da entrevista, pyublicada originalmente no jornal Valor, no dia 7 de agosto de 2009, mas atualíssimo.

16 comentários:

Surfista Prateado disse...

Ao contrário, o que deveria ser regulado são os governos gastadores, que querem promover o céu na terra para quem não trabalha o suficiente, porque esta turma tem VOTO e elege. E tal como aconteceu nos EUA, governos OBRIGAM bancos a emprestar de forma irresponsável, senão lhes cassam o negócio. Não acredita? Procure na Wikipedia sobre Community Reinvestment Act e você vai ver com seus próprios olhos. Como não poderia deixar de ser, coisa dos "democratas".

ÁGUIA disse...

MOEDA COMUM(COMUNITÁRIA,COMUNISTA)

A Inglaterra ficou de fora, não foi?

Não quiz "atar a cabrita" junto com Portugal,Espanha,Grécia,pois sabia do "zelo,rigor e disciplina" característicos destes países.

Acho que nunca vai dar certo,são cullturas muito diferentes,isso tem tudo a ver, é só conferir na história destes povos.

É da ação dos povos que derivam os governos,os resultados da economia de cada país,(as referências de preços salários, a "garra" para produzir ou "pegar uma prainha do mediterrâneo, etc.. "uai"...como é que não sacaram o óbvio?

Anônimo disse...

E ainda tem uns oligofrênicos da direitalha que me criticam quando falo que a europa está na beira do abismo.

Mariano da rep. de santa maria.

Anônimo disse...

Enquanto Europa e EUA caem de quatro. A China COMUNISTA domina o planeta...

ÁGUIA disse...

A BANDA PODRE DA CHINA É COMUNISTA

A BANDA SADIA DA CHINA É CAPITALISTA

A BANDA CAPITALISTA ESTÁ CONVERTENDO E TRANSFORMANDO A FOME E A MISÉRIA DA CHINA COMUNISTA,TRAZENDO PARA PRODUÇÃO,GERAÇÃO DE RIQUEZA,SALVANDO DO FRACASSO COMUNISTA.

PS.: A BANDA PODRE dos EEUU,com "cabeça de esquerda" foi o causador dos problemas que hoje enfrentam,emprestaram dinheiro pra vagabundos de esquerda que não pagam contas.

A MOEDA COMUM É COISA DE COMUNISTA,SEMPRE QUERENDO CARONA NOS QUE TRABALHAM MAIS,SÃO RESPONSÁVEIS, E DISPENSAM O ESTADO DE SER RESPONSÁVEL POR ELES.

CAPITALISMO DE ESTADO DEU ERRADO 100%

CAPITALISMO PRIVADO,NO QUAL O INDIVIDUO É RESPONSAVEL,DONO DA RIQUEZA CORRESPONDENTE À SUA AÇÃO,ONDE A INICIATIVA DE GERAÇÃO DE RIQUEZA É LIVRE,É O MELHOR QUE SE CONSEGUIU(APESAR DA SABOTAGEM DE SOCIALISTAS,COMUNISTAS E PETRALHAS EM GERAL).

A REALIDADE MOSTRA, SÓ OS LOBOTOMIZADOS PETRALHAS NÃO PERCEBEM.

DESAPARECERÃO, COMO DESCREVE DARWIN,POIS SÃO MENOS CAPAZES,INTELIGÊNCIA INFERIOR, POIS NÃO PERCEBEM NA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA HUMANA O CAMINHO DO SUCESSO CAPITALISTA E DO DESASTRE COMUNISTA.

NINGUÉM MAIS QUER ASSASSINOS COMO STALIN ,LENIN,BATISTI ,FIDEL...

Anônimo disse...

A China só tem de comunista a exploração e a dominação do povo ,da livre expressão e da liberdade daqueles que querem ser realmente livres,já no que tange ao seu poderio econômico, nunca se viu capitalismo tão selvagem, tão manipulativo, tão monopolista, isto é límpido e cristalino e somente antas oligofrênicas esquerdopatizadas não conseguem ver isto. 1+1=2.

Anônimo disse...

Este tal de Mariano está inovando, seus "cumpanhero" levavam dólares nas cuecas, agora ele pelo jeito leva até naquele lugar, dizendo tanta besteira todos seus neurônios desceram até abaixo do cóccix e mesmo assim restou ali espaço para bilhões de dólares. Ele é um Genuíno inovador do Brasil pós moderno! Caráter é palavra que nunca constou de seu vocabulário, na verdade baniu-a em defesa de causa própria!Quanto ao fato de ser brasileiro, foi por um "acidente" geográfico, deveria ter nascido em Cuba, na verdade nem sei o que ainda faz nesta terra. Talvez porque aqui bandidos são anistiados todos os dias, principalmente serial killers (assassinos seriais, para ele entender, mas acho que estou perdendo tempo, seus parcos neurônios devem estar encharcados em álcool a esta hora).

Anônimo disse...

Mariano de Santa Maria ou tu és um esquerdalha cínico ou um esquerdalha imbecil. É claro que a Europa está a beira da falência. E justamente porque a Zona do Euro é governada no sistema de social-democracia, que na realidade vem a ser um intelectual-esquerdalhismo.

Anônimo disse...

Lá vem o Mariano de Sta. Maria mentir nos comentários, pois não é verdade que o criticam pelo que diz da crise na Europa, grande parte dela por culpa de socialistas(?), mas sim pelo seu silência pelas falcatruas dos seus petistas, inclusive de Sta. Maria, ou não é o Dep. Paulo Pimenta que tem influência no Ministério dos Transportes onde botaram uns laranjas para poder fazer das suas.
É o que diz o noticiário.

Anônimo disse...

Caro Polibio, desculpe mas a ignorancia da materia economica de algumas criaturas ja devidamente "lobotomizadas" pela petralhada em curso nesta pobre patria sem passado, presente e muito menos futuro e triste de se ver. Em primeiro lugar a Inglaterra, assim como outros Paises membros da Uniao Europeia(Suica, Suecia, Noruega, etc)nao adotaram o Euro na epoca por decisao de cunho privado de seu tesouro nacional e dos seus Bancos Centrais. Alem disso no caso da Inlgaterra,ou mlehor do Reino Unido, nao seria inteligente uma vez que a Libra Esterlina e uma das moedas com maior valia no planeta e continua sendo!
Querer torcer pela quebra da Europa, que esta mais longe de acontecer do que por a mao no Pre-Sal do gamba a 10 mil metros no fundo do mar, e querer dar um tiro na cabeca, pois o Brasil nao e um ailha isolada no planeta e sucumbiria tao ou mais rapido do que os paises ricos! Alem disso eu particularmente confio mais na Europa e na sua capacidade de superacao de problemas, ja provados amplamente pela sua reconstrucao depois de 02 guerras mundiais que a arrasaram do que no Brasil com seu povo ignorante e inerte a um governo ladrao e maul intencionado que ja contaminou com corrupcao a todas as instituicoes vigentes!
Outra ponto que merece destaque e chamar a China de "comunista" uma vez que la o comunismo so vale para cercear os direitos humanos e as liberdades como sempre, pois no campo economico a China hoje e tao liberal quanto qualquer pais democratico!

Roberto Sterling disse...

Olha o Mariano aí gente !!!!! E aí cara, vais defender os podres do teu partidinho ou vai ficar de boquinha calada e assumir que todos, inclusive você, deveriam é ir pra Cuba que os pariu ?????
A propósito, não é por mera coincidência que a "Europa que afunda" era formada por países com governichos ditos de "esquerda" não é mesmo ???? Tanto é assim que o povo europeu, bem menos amestrado que o bananeiro daqui, está derrubando um por um dos esquerdinhas e botando a "direitalha" no lugar... porque será né Mariano da republiqueta dos afogados ????

Anônimo disse...

Eu gosto de ver os aguapés se mexerem, escrevo duas linhas e recebo páginas de comentários. A direitalha oligofrênica e estérica não consegue argumentos concretos, e ficam no vazio que lhes é peculiar, falando em passagem para cuba, que sou comunista, que sou do PT,etc. Pobres diabos, com uma visão de mundo que não vai além do Guaíba.

Mariano da rep. de santa maria

Anônimo disse...

A esquerda está quebrando a Europa e mente dizendo que se trata da direita.

Mariano ! Vá morar em Paris, teu lugar é lá, pois teu dinheiro saira daqui igualmente.

Roberto Sterling disse...

Além de tudo o Mariano é burro que nem todo petralha... Histérica e não estérica, analfabeto funcional !

Anônimo disse...

Ao digno representante da direitalha oligofrênica da 13:32, é estérica mesmo, porque o cérebro de vocês é do tamanho de uma molécula qualquer, sacou ??

Mariano da republica de santa maria

Roberto Sterling disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, mariano, tu é um palhaço mesmo, me faz rir e muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não tens argumento nenhum e tenta se defender chamando de direitalha KKKKKKKKK
Nem sabes o que é esquerda e direita tchê !!!
E ainda tenta se defender usando os velhos argumentos pífios da "esquerdalha" dããããã, teu cérebro é pequeno dããããã ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/