Todo mundo esqueceu de Jacuí I, o elefante branco de Charqueadas

Se tudo acontecer como é o projeto, a Carbonífera Criciúma, de Santa Catarina, assumirá o controle de Jacuí I (foto), atualmente nas mãos da alemã Eleja.

. A Carbonífera Criciúma é a atual dona das minas Leão II. Leão II só se viabiliza com a operação de Jacuí I, cujas obras estão paralisadas em Charqueadas, RS.

. O editor recebeu nesta quarta-feira um abaixo assinado de 120 moradores de Charqueadas, que reclamam a retomada das obras da usina, paralisadas há 15 anos.

. Uma usina em situação exatamente igual a de Jacuí I, no caso Candiota III, teve as obras retomadas 20 anos depois de comprados os equipamentos. As obras estão praticamente prontas.

. Udo Campos da Silva, técnico em eletrônica, o primeiro da lista, foi procurado pelo editor para falar sobre o movimento:

O que é esse manifesto ?
Queremos que a obra seja retomada. 90% dos equipamentos da usina estão na área e nem sabemos em que estado encontram-se.

O que vocês têm com isto ?Isto tudo é inaceitável. A gente sabe que a qualquer momento pode ocorrer um novo apagão elétrico e essa usina gerará 350 MW. É enorme.

O que pode ser feito ?
Queremos que os empreendedores, as autoridades, vocês, jornalistas, façam alguma coisa.

3 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

Bah, como nós atiramos dinheiro, pela janela...

Anônimo disse...

No caso de Candiota o material comprado há vinte anos foi dissipado. Para a construção da nova usina foi feita outra compra de equipamentos, desta vez da China. Estatismo é isso! E ainda tem muito contribuinte otário aacreditando que empresas estatais são patrimônio público.

Leandro de Souza da Silva disse...

Temos que tomar uma posicao. Passo por esta obra toda a semana e nao entendo como isso pode.
Esperamos que isso se resolva logo, trazendo empregos e desenvolvimento para a regiao e o Estado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/