Com a Copa de 2014 às portas e sem a menor chance de sequer iniciar a construção da chamada Linha 2 do metrô de Porto Alegre, o prefeito José Fogaça agiliza as negociações para concluir o projeto e buscar os R$ 500 milhões de que precisa para implantar os Portais da Cidade.
. Na campanha eleitoral, a adversária de Fogaça, a deputada Maria do Rosário, tentou desqualificar o projeto, reduzindo-o a um programa superado de estações de baldeação de passageiros. O prefeito José Fogaça ficou furioso com a comparação.
. No ano passado, o BID concedeu US$ 500 mil a fundo perdido para a prefeitura de Porto Alegre, porque gostou da idéia e quis ajudar nos custos da elaboração do projeto.
. Muitos empreendedores privados já manifestaram interesse em participar do empreendimento, que ocorrerá dentro do conceito das PPPs (Parcerias Público Privadas). Um desses grupos é o Quip.
. O secretário Clóvis Magalhães, convidado pelo editor para almoçar bacalheu nesta sexta-feira no restaurante Calamares, informou que o projeto sofre apenas ajustes finais. Mas duas novidades vão aqui antecipadas:
1) o financiamento poderá sair pelas mãos da Caixa Federal e não mais do BID.
2) O número de portais irá de três para cinco (Cairu, Azenha, Beira-Rio, Protásio e Assis Brasil).
. Os Portais da Cidade serão megaestruturas, um mix entre shopping center e estação rodoviária, para onde convergirão os ônibus que demandam à zona central de Porto Alegre. Um fluxo ininterrupto de outros ônibus manterá a ligação com a zona central. A idéia é reduzir brutalmente a circulação de veículos na região.
3 comentários:
Tentei trocar o carro por Lotação: quase dá... Mas não aceita o TRI, não tem horários e roteiros diversificados. Pelo ônibus: IMPOSSIVEL! Lotados, sujos, as vezes nem param, paradas mal cuidadas e fétidas, sem nenhum conforto (banco, teto, horários...NADA); as vezes passam VÁRIOS VAZIOS E depois leva mais de hora para passarem novamente. Caos.
Deem uma olhada na parada em frente ao Shopping Praia de Belas: pelamordedeus! Em qualquer cidade do Mundo - até do nordeste - estive em Natal e lá as paradas são boas e as que ficam em frente a Shoppings SÃO MARAVIOLHOSAS, tem até luz, bancos, telefone publico, horarios e itinerários das linhas e PASSARELAS! Todas as paradas de pontos movimentadissimos SÃO SERVIDAS por passarelas e ou TUNEIS!!! Aqui nem faixa de segurança tem! Alguem precisa alertar o Fogaça: a EPTC, a SMOV e seu planejamento são uma vergonha.
Fogaça não discursa nem conversa, FAZ !
Postar um comentário