Esta página apóia o projeto Pontal do Estaleiro

ÚLTIMA ENQUETE

Você é a favor ou contra o Pontal do Estaleiro ?

Sou a favor 194 (52%)
Sou contra 176 (47%)

OPINIÃO DO EDITOR

Esta página é totalmente a favor do projeto, redimensionado para ocupar menos espaço para cima e para os lados. É um absurdo continuar convivendo com matagais, mais 50 anos, como já convivemos, porque isto contraria qualquer atitude civilizada de viver numa cidade com um rio como o nosso. O editor visitou cidades como Lisboa, Boston, Nova Iorque, Chicago, Barcelona, Buenos Aires, Montevidéu e Belém, e em todas elas a orla foi ocupada por prédios residenciais, empreendimentos comerciais e belas ramblas, ciclovias, piers ou o que seja. Deixar tudo isto dominado pelo mato, por maconheiros e bandidos, ratos e baratas, é que não dá, definitivamente, porque a cidade é para as pessoas. Não dá para entender este tipo de atitude estrábica, reacionária, atrasada e fundamentalista ambientalista guasca.

CLIQUE AQUI para ver alguns portos no mundo.

6 comentários:

Unknown disse...

Caro Políbio Braga
Não sou contra a transformação coerente e consciente do Pontal do Estaleiro. Sou contra a facilitação de interesses de construtoras que visam seu próprio lucro sem pensar no meio-ambiente. Se desta construtora for exigido o total tratamento de esgotos e efluentes antes do despejo no Lago Guaíba e, se houver fiscalização da SMAM (o que já não existe nem para as empresas mais antigas), pode ser até que me convençam da viabilidade desta monstruosa obra. Do contrário, será mais um "elefante branco" jogando poluição e mais poluição dentro de nosso amado Guaiba, junto com o novo e tão polêmico Barra Shopping Sul, que está as portas da inauguração e sem o mínimo tratamento de efluentes. Onde irão parar os projetos Pró-Gauíba e o Projeto Guaíba Vive e o dinheiro em despoluição que já foi investido. Todos sabemos que nossa fiscalização pública, de um modo geral, é uma tremenda piada. Então, se estou errado, espero sua réplica. Grande abraço.

Anônimo disse...

Vai ser aberto um precedente para criar outras áreas em torno do Guaíba apenas para especulação, se nao fosse os ambientalistas existiriam torres como essa que querem "empurrar" onde é hoje o parque Marinha...é fácil imaginar a Porto Alegre com torres nos lugares das nossas praças. Com tantos lugares precisando de urbanismo na cidade, chega a doer imaginar tamanho absurdo na nossa cidade. Sou arquiteto e urbanista e fico ofendido porque nem sequer consultaram o único profissional capacitado para fazer planos diretores e urbaníssticos. Contra a lei. Simples.

Anônimo disse...

Duvido aprovar..é tendencioso...

Anônimo disse...

É engraçado as pessoas estarem tão preocupadas com o Pontal e aceitarem a tremenda poluição dos camelôs no Centro de Porto Alegre. A praça 15 foi privatizada por eles. A quantidade de lixo que geram é absurda.

Além do mais por favor informem-se do que foi votado. Apenas foi permitido o uso para prédios residenciais e não está nada decidido ainda sobre o que será mesmo contruído na área. Não existem EIA/Rima pelo simples fato de que ainda não existe projeto. A Prefeitura terá plenas condições de garantir que a Lei seja cumprida e exigir inclusive a construção de uma estação de tratamento de esgoto.

Aliás, é de se perguntar onde estavam os ambientalistas que agora berram quando a gestão petista "oficializou" o uso da rede de esgoto mista em uma cidade sujeita a inundação como Porto Alegre.

Gloria Silveira

Blog Cavalcanti disse...

Concordo, mas tem que ter critérios rígidos em relação às construções. Não dá para ocupar a orla com prédios altos e sem espaços laterais. A prioridade deve ser a de tornar a orla um local atrativo para passeios. É um absurdo termos um potencial tão grande em termos plásticos e, consequentemente, de turismo e por causa de uma turma retrógrada e viajante ter que aturar a nossa orla ocupada pelo matagal, lixo e bandidagem.

Anônimo disse...

Prezado Políbio,

A apresentação que tu sugeres ver sobre alguns portos no mundo não mostra em nenhum lugar destes prédios altos como os previstos no projeto do Pontal do Estaleiro. Como não conhece nenhum lugar no mundo com projeto semelhante e também não conheci encontrar na internet, gostaria de ver imagens de projeto semelhantes executados à beira-rio ou mar em outras cidades.

Marcelo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/