Você sempre conheceu o Rio Grande do Sul como a pátria do calçado, não é verdade ?
. Pois esta semana fiquei surpreso com números que mandei levantar sobre as exportações brasileiras, quando descobri que o Ceará está vendendo mais calçados do que o RS. Ué ! Nesta sexta-feira, encaminhei um questionário de 13 perguntas para o presidente da Francal, que reunirá mil expositores no Anhembi, São Paulo, a partir do dia 1o, para checar os dados.
. Abdalla Jamil Abdalla, o presidente da Francal, confirmou o que estava nas minhas mãos. Sgundo a Secex, este o ranking dos que mais exportaram de janeiro a maio, em números físicos: Ceará, 19 milhões de pares; RS, 24,5 milhões; Paraíba, 11 milhões; São Paulo, 4,5 milhões; Bahia, 3,6 milhões.
. Que coisa, hein ? Nem os gaúchos sabiam disto.
. Se você for do Rio Grande, sossegue: os cearenses exportam maior número de pares, mas faturam muito menos, porque os calçados que vendem são tipo chinês, porque no período venderam US$ 139 milhões, contras US$ 471 milhões do RS.
. Ou seja, o Ceará é a China dos calçados exportados, mas o RS é a Itália dos calçados exportados. Nosso valor agregado por par é muito maior.
. Até quando ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário