Opinião - A crise do varejo é devastadora e é estrutural

Quem acompanha este blog já percebeu que o ramo comercial brasileiro, com  ênfase para o varejo, passa por severa crise e a crise vai se aprofundar porque ela tem como pano de fundo uma economia em passo lento e tem caráter estrutural.

Os indicadores presentes e futuros são péssimos, embora o varejo restrito, por exemplo, tenha fechado os primeiros seis meses de 2026 com avanço de 1,9% em relação ao mesmo período de 2025

A queda na renda a a inadimplência dos consumidores, a alta dos juros, o crédito restrito e a forte concorrência do e-commerce arrastaram grandes redes de bens duráveis, como o Grupo Casas Bahia e a Marabraz, a pedidos de recuperação judicial. A crise afeta o modelo tradicional de lojas físicas altamente alavancado.

A taxa Selic elevada encarece o custo das dívidas e trava o consumo parcelado.

A queda na renda e inadimplência alta nas classes de menor poder aquisitivo aprofunda a crise.

As plataformas de comércio eletrônico ganham espaço sem o peso de grandes custos fixos em imóveis.

Com isto tudo, os fornecedores reduzem prazos, gerando risco de desabastecimento nas prateleiras.

12 comentários:

Anônimo disse...

Venezuelização, tornar o povo pobre e marginal é a missão dada

Anônimo disse...

E não tenha dúvida, caro colega, que vai ser cumprida.

Anônimo disse...

É o comércio online, estupido!!! As pessoas não vão mais às ruas p comprar. Simples assim.

Anônimo disse...

Clarissimo q a coisa acabou, a fraude e a imprensa comprada escondem. A economia despenca e sem volta. Os fundamentos do MACRO ECONÔMICO foram destruídos pelo PT. A quadrilha está pegando emprestado 1,2 bilhões de dólares do BID, com carência de 66 meses, ou seja, para um outro pagar. Logo o PT q era contra empréstimos internacionais. Acabou o dinheiro.

Anônimo disse...

Exatamente anônimo 10:48 horas. Classe média será fortemente prejudica, consumo vai cair ainda mais. Próxima Recuperação judicial será MAGALU.....e não terminará por ai. Quero ver para quem o "véio" da Havan vai vender, seus consumidores estão indo para "banha."

Anônimo disse...

PB .. o empresariado pediu o 9 dedos ladrão e ganhou!... Estou aguardando qdo a velha da magazine luiza vai passar o "chapéu"... Todos indo para o "abatedouro do PT" ...

Anônimo disse...

Negativo, as pessoas não compram em lugar algum. Tão sem dinheiro.

Anônimo disse...

Tragedia no varejo, indústria encolhendo, agro quebrado, serviços desacelerando, pessoas físicas endividadas, pessoas jurídicas endividadas, bancos encolhendo o crédito, juros elevadíssimos. Qual é a causa de tudo isso ? É a tenebrosa gestão das contas públicas no atual governo. É uma repetição do governo Dilma, porém com sinais de que será ainda mais danoso que daquela vez.

Anônimo disse...

E estão pedindo o nine mais ainda nessa eleição. Fingem ser da "direita liberal' mas gostam de um subsídio estatal... Se não der Flávio em outubro, pode empacotar. Avisados foram.

Anônimo disse...

A lista de empresários e assemelhados arrependidos é grande.
Resta saber quantos ainda acham que estamos no paraíso ?

Anônimo disse...

Ao contrário… o povo anda se enchendo dos salafrarios.
Conheço muitos, eu também inclusive, desisti de compra on line, ou tem na loja, se tiver loja, ou ficamos sem.
Ninguém morre se ficar sem.

Anônimo disse...

É muito golpe na internet. TÔ fora. Prefiro a loja física.
Mas o povo tá sem dinheiro. É só ver as notícias sobre endividamento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/