MPF quer explicações da Anvisa e da Fiocruz sobre uso da vacina de Oxford em idosos com mais de 65 anos

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) devem apresentar “informações precisas” sobre a eficácia da vacina da Oxford e AstraZeneca em pessoas com mais de 65 anos. O pedido consta em ofícios encaminhados nesta quarta-feira pela subprocuradora-geral do Ministério Público Federal, Célia Regina Souza Delgado.

A agência aprovou o uso emergencial do imunizante, que será produzido pela Fiocruz no Brasil. 

Ao justificar o pedido, a sub-procuradora citou “notícias divergentes” sobre a eficácia da vacina, como uma reportagem do The Guardian. O texto indica a possibilidade da União Europeia não autorizar o uso do imunizante para pessoas com mais de 65 anos.

No caso da Oxford, a testagem em idosos foi limitada no Brasil. Apenas 12% dos voluntários tinham mais de 55 anos, nos estudos que mediram a eficácia. A taxa nem foi anunciada pela CoronaVac.

CLIQUE AQUI para examinar o ofício enviado à Anvisa.


19 comentários:

Anônimo disse...

Todo mundo se metendo em tudo e atrapalhando muito.

LUCIANO disse...

MINISTÉRIO PÚBLICO TINHA QUE TER LIMITES...SE METER NA APROVAÇÃO DA ANVISA? O BRASIL É UM CIRCO SEM LONA, ONDE QUEM TEM VOTO NÃO MANDA E QUEM NÃO FOI ELEITO GOVERNA...VAI CAGAR NO MATO, VAI "PROCURAR" O QUE FAZER "PROCURADORA".

Anônimo disse...

Também pediu estudos semelhantes para a xineza? Vão criar caso para vacina de Bolsonaro? Já adiantando, a xineza testou em meia dúzia de idosos.

Anônimo disse...

Quem disse que Doria não trabalha, e trabalha pesado?

Anônimo disse...

Bom... chegou a hora, então, de fazer uso da receita do kit completo, sem data, que tenho em casa há meses. Rumo à farmácia...até já!

Anônimo disse...

Petralhas foram infiltrado em todo serviço público. Vacina da China o estudo usou apenas seis idosos, 50 % de eficácia e o MP cala.

Anônimo disse...

poxa, ninguem pede explicações para o Doriana, nem mesmo pra saber como se deu essa estranha transação praticamente particular entre um governo ESTADUAL e a vaxina xingling...

A.C. disse...

O que querem é tumultuar! Pq não pedem esclarecimentos a Coronachina tbm, esse primor de vacina com 50% de eficácia e que nem se sabe se tem alguma eficacia nos idosos?

Anônimo disse...

O MPF não quer explicações sobre os insumos que a China condicionou à 5G? O MPF não quer explicações sobre o contrato de compra que Doria assinou com a China? O MPF não quer saber se nosso dinheiro já foi para a China? Não?
É isso aí, boiada...compra e vende pra China, tremenda amiga de fé, irmã, camarada, parceira de tantas jornadas!

Anônimo disse...

A coronavac teve tratamento diferente. Não foi testada em idosos, mas está liberada. É vacina chinesa.

Anônimo disse...

E da Coronavac, QUE SEQUER FEZ TESTES COM IDOSOS (Minto, foram 2 idosos, número estatisticamente irrelevante), o brioso MPF não vai pedir explicações? Ah, sei, a AstraZenica é a vacina do Bolsonaro, NÉ?

Anônimo disse...

Isso é tudo tão ridículo!! Qualquer retardado sabe que uma vacina que possui eficácia para uma determinada faixa etária, também terá eficácia para as demais! Talvez não na mesmíssima proporção, mas sempre terá eficácia! Eu aprendi isso há duas décadas! O que mudou, cambada de chutadores?

Anônimo disse...

Engraçado que sobre a vachina, aquela pra uso com restrições, não pediram explicações. Esse pessoal no bolso do xixi não se cansa de tumultuar. No mais, que seja cobaia quem quizer. A memória da talidomida e do Vioxx estão aí.

Anônimo disse...

O MPF quis mais dados sobre o voluntário da Coronavac que se suicidou? Lembrando que ele foi encontrado morto, ladeado de remédios pesados para dores, o que o levou a fazer isso? Se já tinha dores fortíssimas, no meu entender, era doente, não deveria ter sido aceito para testes. Se era saudável, terá sido a vacina que provocou as dores e ele não aguentou? Existiu autópsia? Doria
proibiu autópsia em uma série de situações. Quem e por que receitou? Em qual dosagem? Ele era depressivo? Preencheu questionários? Alguém leu? Mancada, hein MPF...

José Corrêa disse...

Por que o MPF não demonstrou o mesmo cuidado com a CoronaVaka, a vachina "cara ou coroa"???

O número de "testados" foi de APENAS SETE!!!

Por que o MPF não pediu o contrato entre #Traidória calca atochada e seus patrões chineses???

Anônimo disse...

O Brasil não tem mais jeito mesmo, é tanta "otoridade" metendo o bedelho em tudo, que tudo virá um caos, a maioria pelo capricho de demonstrarem que tem "otoridade", lamentável, com tantas outras coisas para se preocuparem, isso vale para MP, TCU, STF Et caterva.

Anônimo disse...

Olha o rolo aí, gente...
“Alemanha não recomenda vacina da Oxford para idosos”. Vejamos, então...A BioNTec, empresa alemã, é a criadora da vacina produzida pela Pfizer, americana. Merkel e Biden têm as mesmas ideias que sabemos todos. Querem melar a Oxford/Astra Zeneca, do Reino Unido, que também sabemos todos, não tem a mesma ideia de Merkel e Biden? Meu Deus, esse povalho demoníaco não tem limite?

ganhatudo disse...

É isso. Vacina liberada "nas coxas", sem todos estudos cientificamente recomendados, tem esse risco. As explicações são necessários e os esclarecimentos aos usuários devem ser bem feitos.
Os grandes guardiões da ciência aceitam a liberação de uma ou várias vacinas feitas sem os estudos completos e de forma emergencial e provisória, mas se negam em aceitar o tratamento precoce com centenas de estudos publicados em revistas reconhecidas mundialmente.
Não tem sentido.
Coisa de petralha: defende o uso da vacina mesmo sem os estudos determinados pela ciência; é contra qualquer tratamento precoce mesmo com centenas de pesquisas clínicas divulgadas nas revistas especializadas em saúde.
Pode isto Arnaldo?

beitsimchah disse...

Muito doido tudo isso. Eu fico com a melhor vacina que conheço: injeção de 600 mil ui de vitamina D

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/