Opinião do editor - O povo na rua tem que ser ouvido pelo Congresso

O povo na rua derrotou o golpe bolivariano de Evo Morales, Bolívia, o que comprova que em regimes democráticos, somente mediante forte e permanente pressão popular governantes e parlamentares fazem o que é preciso fazer para manter a lei e a ordem.

As manifestações de ontem no Brasil poderão ter êxito ganharem mais volume se repetirem de forma intensiva, obrigando o Congresso a cumprir estes dois deveres:

1) Estabelecer o princípio legal de que se entende por processo transitado em julgado, passível de prisão do réu, a confirmação de sentenças em segundo grau.
2) Remover o entulho autoritário do STF, tocando impeachment nos ministros cujos pedidos de impedimento já estão no Congresso.

É para começar.

O atual STF precisa também ter sua composição alterada e seus poderes restringidos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não dá nada.
As instituições mandam e o povo bovino obedece.

Mordaz disse...

Manifestação pacífica não assusta ninguém. Criminosos não irão se regenerar apenas pelo povo pacífico.

Anônimo disse...

Caro Políbio, sim verdade tem que ser ouvido. A questão é se o clã Bolsonaro vai ouvir ou seja na hora H o Eduardo e outros 20 e poucos que estão no PSL e alinhados com o clã vão votar como? Qual vai ser a estratégia destes? Obstruir as votações? Perguntas a serem respondidas.

Anônimo disse...

É...ãã...hum...CCJ? Duas votações em cada casa? “Voto pela minha família...”, “voto pelo meu cachorro, pelo meu papagaio...” . Não sei se tenho paciência de esperar até 2049...

Anônimo disse...

Vamos ouvir a meia duzia de gato pingado. Vai te catar o urubu!

ganhatudo disse...

"O atual STF precisa também ter sua composição alterada e seus poderes restringidos."
O STF só deve julgar questões eminentemente constitucionais. Nada mais.
Os demais processos devem ter o STJ como última instância. E deve existir prazo para julgamento. caso esgotado o prazo o processo passa a trancar a pauta e ser o primeiro da fila.
Até as ações penais originárias devem ser da competência do STJ e de Tribunais inferiores se for o caso.
Uma Justiça que deve ser extinta é a Justiça do Trabalho. Sua competência será absorvida pela Justiça Federal.

adilson disse...

É por essa razão que os comunistas,sempre que assumem,aparelham as forças armadas nos quadros de mando,oficiais,federalizam as policias,especialmente as militares e promovem desarmamento.Ficam com o monopólio do emprego da força.E se constata porque nessa situação.Bastou que os policiais ficassem ao lado do povo porquê perceberam,que como o povo foram abandonados pela elite a sua própria sorte.Como estão fazendo aqui.Escolheram como preferencia a classe dos criminosos e em nome deles tudo aprovam.Se eu fosse policial hoje não sei como agiria com criminosos.Já somos um narco estado há muito.E a possibilidade deles terem financiado um candidato a presidencia é muito grande e eu me arrisco que passaram longe de ganharem,só por causa do povão.

Anônimo disse...

Sim. Só o povo pressionando o congresso, pois o sexteto do mal, os supremos urubus que ficarão para sempre no Panteão da Infâmia já fizeram o mal supremo ao Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/