Black Friday cumpriu a promessa em 70% dos casos, mas em 30% enganou o consumidor


O Procon Porto Alegre concluiu nesta sexta-feira, 29, uma série de pesquisas sobre a variação dos preços de 13 produtos na véspera da Black Friday. Todos estavam igualmente disponíveis em quatro grandes portais brasileiros de e-commerce - Ponto Frio, Magazine Luiza, Casas Bahia e Americanas.

Ao todo, a pesquisa monitorou 52 preços. Destes, 36 apresentaram queda, com uma redução média de 12,25%. O destaque foi o Forno de Microondas Electrolux MEF41, de 31 litros, vendido pelas Casas Bahia, que chegou à Black Friday com um desconto de 22,27% em relação ao dia 3 de outubro, quando o Procon Porto Alegre iniciou a pesquisa. Por outro lado, houve aumento em pelo menos oito preços pesquisados no período que antecedeu a Black Friday. Nestes, a elevação média foi de 21,62%. A maior delas foi no smartphone da marca Motorola, modelo Moto G7 Play Indigo, de 32GB, vendido pelas Casas Bahia – que subiu 53,9% entre os dias 3 de outubro e 29 de novembro. Outros oito produtos não puderam ser verificados porque ficaram indisponíveis em alguns portais no decorrer da pesquisa.

O Procon vai notificar aquelas lojas que prometeram descontos ou promoções especiais para itens que, na verdade, ficaram mais caros. 

CLIQUE AQUI para examinar a tabela.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Black Fraude da América Latina. Não somos sério o suficiente para propor tal descontos.

Anônimo disse...

Conclusão:Ainda nos falta muitas léguas para equiparármo-nos aos países desenvolvidos e minimamente civilizados.

Joel Robinson disse...

Eu fiz o BLOCK FRIDAY...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/