Governo gaúcho anuncia pacote de medidas para o sistema prisional

O vice-governador e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou nesta quinta-feira um pacote de enfrentamento a problemas ocorridos no Sistema Prisional. São eles:

- Iniciada a transferência de 350 presos da Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa) para outras casas prisionais. Em ação integrada da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com a Brigada Militar, cerca de 200 presos já foram transferidos;

- Criação de vagas no Sistema Prisional. Em abril, será inaugurada a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, com 416 vagas para atender a demanda da Serra. No segundo semestre, a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul será aberta, com mais 600;

- O Depen garantiu a doação de 45 portais detectores de metal. Os aparelhos serão distribuídos nas casas prisionais conforme as necessidades. Também serão doados escâneres corporais. O Depen avalia a quantidade desses equipamentos que estarão disponíveis;

- Para coibir fugas em presídios, a Susepe anunciou que serão substituídos alguns delegados regionais penitenciários. Além disso, em abril está prevista a formatura de 127 agentes penitenciários, atualmente em curso de formação.

2 comentários:

Justiniano disse...

E o novo presídio de Passo Fundo uma novela que se arrasta há mais de 10 anos. Começou as obras e parou porque a empreiteira quebrou, depois veio dinheiro mas não havia um projeto, cada governo que passa rola com a barriga.

Tem um grande terreno da Cesa próximo ao centro valor de leilão de 20 milhões, façam uma permuta com uma corretora de imóveis em troca de presídio para 800 vagas. Certamente aparecerá muitos interessados nesse negócio.

JORGE LOEFFLER .'. disse...



A moda agora é derrubar portão e então fugirem em massa e tudo obra daquele sujeito que deveria estar na cadeia, pois foi um Prefeito omisso em Santa Maria. Essa guarda estadual além do policiamento PREVENTIVO/OSTENSIVO que ela raras vezes faz, tinha como atribuição a GUARDA EXTERNA DE PRESÍDIOS o que eles não queriam, pois DENTRO DOS PRESÍDIOS embolsam gordas diárias certamente.

Então o tal titular da SSP, o SCHMIER fez passar na AL/RS emenda retirando tal obrigação do texto constitucional.

Assim essas fugas irão ocorrer cada vez com mais frequência e como sempre os servidores da SUSEPE serão responsabilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/