Marchezan Júnior falará esta tarde com o ministro Paulo Guedes


O prefeito Nelson Marchezan Júnior passará o dia, hoje, em Brasília participando de reunião dos dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Às 15h, está prevista audiência com o ministro Paulo Guedes, no Ministério da Economia.

CLIQUE AQUI para saber em detalhes o que Marchezan fará, hoje, em Brasília. Vale a pena ler tudo e com atenção aos números.

3 comentários:

Anônimo disse...

O blogueiro agora ficou amigo do prefeito?
O Guedes vai dizer: privatiza a Carris!!!

Anônimo disse...

Ao assumir, em janeiro de 2017, Marchezan anunciou o caos financeiro, falou em “herança maldita”. Alegou que herdara uma Prefeitura falida. Havia, sem dúvida, dificuldades a serem superadas. Defasagem dos valores cobrados do IPTU – a planta de valores não é atualizada há mais de duas décadas – fato agravado pelo atraso do lançamento de milhares de guias dos imóveis novos, defasando a receita do tributo cuja participação na receita total caiu dos anos noventa para cá de 12% para apenas 7%. Há, ainda, os efeitos negativos da crise econômica que diminuiu algumas receitas de transferências da União e do Estado. Dificuldades conjunturais, facilmente superáveis, a curto prazo, através de uma boa gestão orçamentário-financeira.

Marchezan nada fez, limitou-se a elaborar leis orçamentárias com déficits gigantescos que não ocorreram. Ficou evidente sua intenção: utilizar fakes para justificar o arrocho salarial, os atrasos do pagamento do funcionalismo, a queda da qualidade dos serviços prestados – ruas esburacadas e mal iluminadas, praças e parques abandonados, deficiente coleta de lixo, etc – além dos investimentos prometidos e não realizados. No orçamento de 2018, Marchezan previu um déficit de 708 milhões de reais que seria coberto por igual montante de operações de crédito autorizadas na lei.

Neste início de 2019, apesar do balanço oficial de 2018 não ter sido ainda concluído e publicado, já estão disponíveis no sistema de informações da Prefeitura dados que informam que não ocorreu o gigantesco déficit anunciado para 2018. O Portal da Transparência informa que a receita total consolidada da Prefeitura do ano passado superou a despesa total em 1,7%; a despesa cresceu apenas 0,4%. As operações de crédito realizadas totalizaram 55 milhões, apenas 7%, muito longe dos 708 milhões previstos na lei orçamentária.

Apesar do vexame deste vergonhoso fake, Machezan repetiu em 2019 o “truque farsesco”. Previu e aprovou na lei orçamentária deste ano um déficit ainda maior, de 908 milhões de reais!! Fica claro que ele pretende justificar a continuidade do arrocho salarial. Neste final de abril próximo os municipários completarão três anos sem receber a reposição da inflação, além de arcar com a elevação de sua contribuição previdenciária de 11% para 14%.

Nestes dois primeiros anos do governo Marchezan os investimentos foram também modestos. No primeiro ano, 2017, a lei previu investir 619 milhões e foram aplicados apenas 164 milhões, 26%. Em 2018 previsto investir 443 milhões, aplicados apenas 177 milhões (40%). O ciclo Fogaça-Fortunati (2005/2016) foi campeão de denúncias de irregularidades – lembrem o episódio de um presidente da Procempa que quando a Polícia Federal bateu à sua porta atirou uma pasta de dinheiro pela janela – além de denúncias de mal feitos no DEP, Carris, DMLU dentre outros departamento e secretarias. Se os governos de Fogaça e de Fortunati passarão à história pelas suspeitas e denúncias de desvios, o de Marchezan terá como marca o ódio ao funcionalismo, os “fakes orçamentários” e o imobilismo. Pobre Porto Alegre.

Artigo de Paulo Muzell, economista
Fonte.:https://simpa.org.br/orcamento-fake-de-marchezan/

Anônimo disse...

Esse é o Prefeito jovem e alterado, mas devagar quase morrendo que não sai da sala porque tem medo dos vermelhos do Simpa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/