Judiciário gaúcho quer ganhar mais. Difini diz que crise fiscal é do Executivo.

Em entrevista para o site do próprio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o presidente daquela corte, desembargador Luis Felipe Diffini, sustenta que os salários de servidores e juízes gaúchos estão abaixo da média nacional. Disse que "a remuneração dos magistrados do RS evidentemente é alta se compararmos com o salário do professor, mas é 7,33% inferior à média nacional, e a dos servidores é 5,72% inferior", o que provocaria perda de servidores para Santa Catarina e transformaria o Rio Grande do Sul em um Estado de 2°classe. 

Na sequência, afirmou o desembargador que não é privilégio receber os salários em dia só porque o governador não consegue pagar os servidores do Executivo, pois a Justiça gaúcha conseguiu aumentar 24% as receitas próprias.

Do teor da entrevista dá a impressão que o caos financeiro do Rio Grande do Sul não diz respeito ao Judiciário, que mesmo na pior crise vivida pelo Estado pode aumentar os salários dos Juízes e Servidores, os quais estão no topo da carreira pública, com fundamento na comparação com os demais Estados.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista.

37 comentários:

Anônimo disse...

É uma empáfia, um nojo ouvir essa gente que se acha de primeira classe, que quer que todo mundo se exploda! Esses são os verdadeiros inimigos do Brasil, muito mais que os políticos corruptos!

Anônimo disse...

Fico com nojo de uma figura de tamanha pequenez de pensamento e espírito público, dirigindo o poder que deveria ser exemplo. Tenho asco de suas palavras e seus argumentos, que só cabem numa cabeça deformada pelo pensamento egoísta e corporativista que o norteia, e de costas para a sociedade que régiamente o remunera.

Anônimo disse...

não adianta, só com intervenção militar para acabar com essa roubalheira mascarada por leis sob encomenda.

Anônimo disse...

Justamente por termos juízes que pensam como o senhor Difini,é que na verdade já somos um estado de segunda classe.Somando-se a isso a oposição que temos,seremos em brave,de terceira classe.
Sem preconceito,seremos um Acre.
Acre ou ocre?

Anônimo disse...

O jeitinho dele,e a posição das mãozinhas,somadas às declarações,nos revelam bem o que eles pensam de si próprios.
São uma casta encrustada na sociedade oprimida.

Anônimo disse...

Os novos marajás em seus palácios de vidro e climatizados não sabe quem paga a conta de suas mordomias.

Anônimo disse...

Parasitas e sem noção.

Anônimo disse...

É 1 desrespeito total com a população que paga impostos escorchantes afirmar que a crise é do executivo e não do judiciário. Não suportamos mais pagar impostos por serviços que não recebemos. Por exemplo, pagar "ajuda moradia" de R$ 4.500,00 para quem já ganha mais de R$ 30.000,00 de salário e tem férias de 60 dias e feriadões espichados. Enquanto isto, o desemprego corre solto, não temos serviços de saúde decentes mas temos uma casta de funcionários públicos sustentados em troca da miséria dos demais. Basta!

Anônimo disse...

É POR CAUSA DESTE TIPO DE MENTALIDADE CORPORATIVISTA QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO JÁ DESPERTOU E ENTENDEU QUE O FUNCIONALISMO PÚBLICO SEMPRE COLOCA SEUS PRÓPRIOS INTERESSES ACIMA DE TUDO.
ATENDER A POPULAÇÃO É SÓ UM PRETEXTO.

Anônimo disse...

São uns arrogantes, não se importam com a situação dos colegas servidores do Executivo. Alguém tem que dar um jeito nesta casta Tá certo o governo do estado e esperamos que os deputados não se mijem nas calças na hora de enfrentar esta situação.

Anônimo disse...


É um escárnio. Porque não compara com o salário mínimo ?
Não está claro se nesta "comparação" estão consideradas
todas as verbas acessórias.

Não só não deve ter aumento como devem retirar todos os penduricalhos.

Este tipo de comparação com dados e números escolhidos a dedo,
só confirma o ditado: "Estatística é como biquini. Mostra tudo,
menos o essencial"

Vamos publicar tudo que a justiça paga. Vamos tirar seu biquini.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Já que criticar um membro do judiciário é extremamente arriscado, ainda mais se tratando de um desembargador,sugiro perguntarmos aos eleitores, em plebiscito, se para nós um estado de "2ª classe" é aquele que paga seus servidores 7% abaixo da média nacional ou é aquele que não oferece segurança, saúde ou educação adequadas e sem capacidade de investir. Chega de corporativismo e de um serviço público como um fim em si mesmo. Esse estado tem dono! E não são os funcionários públicos...

Anônimo disse...

Este sem vergonha acha que o dinheiro que entra não é do Estado; é do Judiciário. Este sem vergonha acha que a sua categoria - mais próxima de uma organização - está acima dos outros.
A maçonaria apertou os deputados estaduais ano passado para não mudar o duodécimo. Ação civil pública contra estes cretinos. Que se mude para Santa Catarina se lá o salário é maior.
O aumento das receitas, o cretino esqueceu de falar, se deve ao novo CPC que aumentou as custas judiciais. E não à sua competência; caso fosse, estaria na iniciativa privada.

Anônimo disse...

Me parece que o nobre desembargador está desconectado da realidade gaúcha!
Por que ele não diz quanto o judiciário gaúcho tem de reservas de orçamento depositados no Banrisul enquanto o executivo pena para pagar suas contas! O desequilíbrio é fantástico!
Além do que o judiciário é incompente, não julga, não decide! Os processos se acumulam por anos e anos!
Enfim, nosso judiciário é uma vergonha!

Anônimo disse...

Este País virou um cadinho. Cadinho de um, cadinho de outro. Vamos ver por outro lado: um cara que tem um táxi, uma mecânica, uma padaria na favela, já que o intuito aqui é desprezar o Judiciário e fazer dele bucha de canhão. Imagine que esses profissionais liberais, só declaram rendimento de um salário mínimo. Imagine que vc passou a vida gastando a sua contribuição previdenciária em cachaça e mulheres na rua. Chega na velhice e ainda pega o LOAS. Resumindo, não se chega a um denominador comum, olhando apenas um das variáveis. A arrecadação na fonte. Controle maior dos que ganham, sem declarar os reais valores, acabar com DRU, acabar com desvio dos FGTS para financiar empresários a juros baixos, acabar com isenções fiscais, que no final não dão empregos. Com aposentadorias rurais, muitas vezes forjadas apenas em confissões de empregadores, que como premio não pagam multas, nem atrasados na contribuição do empregador. O Administrador do Estado, que não se sente na responsabilidade de parar com essa mania de caixa único e depositar a parte dele, para aposentadoria dos servidores da Administração Direta. Dos quase 350.000 cargos comissionados de aspones de políticos, que muitas vezes cobram a sua parte para os aspones nem aparecer no serviço. Dá para entender quanta coisa errada? A gravidade da questão?

Anônimo disse...

Engraçado. Para o Judiciario se meter na Gestão Executiva é rapidinho. Para participar da Crise é o oposto. Tenho dito que vivemos em uma ditatura do judiciário, que é o cancer da sociedade e ninguem acredita.

livio disse...

Esses senhores precisam entender uma coisa: serviço público não é meio para enriquecimento. É apenas para servir o público. Se alguém quer enriquecer vá ser empreendedor e trabalhe bastante para ser rico caso seja esse seu objetivo.

Anônimo disse...

ESTES CARAS ESTÃO COM MUITO POUCA VERGONHA NA CARA.
ESTÚPIDOS E VIGARISTAS QUE HONRAM APROFISSÃO.
ALGUEM TEM QUE PARAR COM ISSO, POIS SENÃO LOGO O PAU VAI QUEBRAR NESTES PRIVILEGIADOZINHOS DE MERDA.

Anônimo disse...

O que acham de uma professora que ganha mil e poucos reais? E não tem aumento e ainda recebe parcelado? A educação tem que ir pras cucuias mesmo.

Unknown disse...

Não li... deu nojo... asco destes nobres da corte do Judiciário que não tem a mínima noção da realidade.
Aprendam que nem tudo que é legal pode ser considerado moral!!!
Privilégios e benefícios em geral são obtidos em cima de políticos pródigos e perdulários... que não representam a nação e não agem com responsabilidade fiscal!!!
Mas isto é chover no molhado!!!
Nosso Judiciário sempre se baseou no ditado:
"FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO"!!!
E naquela velha propaganda:
"DOIS DELICADOS PRÁ MIM, UM PRÁ TI"!!!

Anônimo disse...

Não é a justiça do trabalho que está impedindo o governo de demitir os funcionários das fundações extintas? Onde está o aumenta da receita???Cobrar dívida não aumenta a receita, pois isto já foi contabilizado no passado, acho que o cara não entende de contabilidade.

Anônimo disse...

Então que façam outros concursos e que vazem do Rio Grande. A crise é de todos.

Anônimo disse...

CARA DE PAU......

Anônimo disse...

Aí eu pergunto : é um sujeito com essa mentalidade que poderá estar me julgando ?
Meu Deus !

Anônimo disse...

Qual é salário do judiciário em cuba ?

Anônimo disse...


É um escárnio. Porque não compara com o salário mínimo ?
Não está claro se nesta "comparação" estão consideradas
todas as verbas acessórias.

Não só não deve ter aumento como devem retirar todos os penduricalhos.

Este tipo de comparação com dados e números escolhidos a dedo,
só confirma o ditado: "Estatística é como biquini. Mostra tudo,
menos o essencial"

Vamos publicar tudo que a justiça paga. Vamos tirar seu biquini.

Anônimo disse...

o caos financeiro do RS nao só diz respeito ao judiciario como eles tem parcela importante de culpa.

Anônimo disse...

interessante o DEUS DIFINI, é de primeira classe como a ministra LUISLINDA, Dr. Difini, a sua classe não tem hierarquia vossa excelência não tem classe!!!

Anônimo disse...

Então faça concurso pra juiz ou coronel ou médico ou delegado ...

Pronto : resolvida sua queixa !!

👍🏻💪💪💪

Anônimo disse...

Notícia lixo....

Anônimo disse...

Este acéfalo ainda não entendeu ou não quer entender de onde vem o dinheiro que paga os salários, penduricalhos e benefícios deste poder intragável.

Anônimo disse...

A Índia é aqui, estamos divididos em castas, e o Judiciário quer isonomia com outros Estados, não basta o auxílio moradia de R$4.700, ebolsa estudo p os filhos de R$7.000, além de outros pinduricalhos que a Constituição veda em subsídios e as demais mordomias dentro dos Tribunais e Fóruns.

Anônimo disse...

PELAMORDEDEUS.........

Não ficou corado quando deu a entrevista????????????????

O ESTADO JÁ É DE 2ª CLASSE. Com boa dose de contribuição do Judiciário.

Anônimo disse...

Correto!

Anônimo disse...

Quem te educou foi um professor. Tu não nasceste sabendo. Essa resposta que deste é típica de míopes que não enxergam um palmo na frente.

Anônimo disse...

a qualidade do judiciário gaúcho despencou.
hj entram na profissão só pela estabilidade e boquinha.
as palavras desse senhor é um desaforo ao momento, e ainda mais vendo ele pagar verbas prescritas e agora quer aumentar ainda pagando a correção monetária destas verbas prescritas.
e o auxilio moradia sempre em dia para juizes que moram em suas belas mansões, uma vergonha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/