O trem de Porto Alegre, o Trensurb, ainda
não sabe se todos os novos trens — recolhidos para reparos por conta de uma
infiltração nos rolamentos — serão reparados até o final do ano. No começo do mês passado, as
empresas Alstom e CAF, responsáveis pela fabricação, ainda trabalhavam em seis
dos 15 veículos. A frota de veículos, que custou R$ 242,6 milhões, foi retirada de circulação em abril de 2016. Houve a identificação de que havia infiltração nos rolamentos dos trens.
A Trensurb havia dado às empresas prazo limite de término
do reparo até outubro, mas nada aconteceu.
O editor fez ontem a denúncia.
Segundo nota divulgada pela empresa pública nessa
terça-feira, "a Trensurb está buscando agendamento de uma reunião,
para os próximos dias, junto ao Ministério Público Federal, que acompanha o
caso, para apresentar e discutir a situação atual. Somente após essa reunião,
que ainda não tem data definida, é que a empresa irá se manifestar publicamente
a respeito."
22 comentários:
Vai rolar mais bola neste jogo!
Privatiza já!
"INFILTRAÇÃO" em ROLAMENTOS???? Ora, qualquer tratorista arigó da agricultura sabe que "rolamento não tem infiltração", os implementos agricolas com rolamentos trabalham na água com barro (niveladoras) sem ter este problema, pois são rolamentos BLINDADOS, ou ISOLADOS!
A não ser que estes trens tenham sido adquiridos num SUCATÃO ou ALGUM funcionário "MÃO LEVE" tenha "expropriado" os rolamentos da empresa para fazer um brique e após tenha colocado uns cacos em substituição, mau costume este muito comum nas secretarias de obras, onde os motoristas briqueiam os pneus novos das viaturas por pneus velhos nas borracharias e ficam com a grana da diferença nos bolsos, coisa típica de funcionário petralha!
.
Infelizmente o óbvio não é percebido e, mais infelizmente ainda, o ser humano arrebanhado não é capaz de PENSAR AUTÔNOMAMENTE, preferindo a algazarra como argumento. Como se o mais visível ou mais perceptível aos sentidos fosse mais verdadeiro. Exatamente por isso nas discussões prevalece a histeria, o grito, a algazarra e a ostentação visual e numérica em detrimento da qualidade.
Nas ciências ocorre exatamente o contrário, visto que todos tem por objetivo A VERDADE e por tal todos tentam raciocinar logicamente, com axiomas e argumentos e não com a defesa de suas paixões e interesses.
Não por acaso a TECNOLOGIA tem se mostrado cada vez mais prodigiosa. Enquanto a moral e a ética se tem mostrado um fracasso cada vez maior.
A nova moral dá o bandido por vítima dos que prosperam, dados como algozes por não dividirem os frutos de seu trabalho com os ditos "excluídos".
Logicamente o banditismo e a canalhice se tem justificado sob a tese da exclusão numa "sociedade injusta", conforme a moral ideológica estipula.
O fato incontestável na tal história, é que há de fato uma disputa pelo poder de uns imporem sua vontade aos demais e assim SUBJUGA-LOS e EXPLORA-LOS: Sociedade SUBMETIDA à vontade do ESTAMENTO hierarquizado denominado GOVERNO.
Ideologias SEMPRE tiveram por objetivo tornar a sociedade produtiva SUBMISSA aos GOVERNOS, que sempre IMPUSERAM seu ARBÍTRIO PELA FORÇA amparada em ideologias. Estas que sempre visaram convencer à OBEDIÊNCIA aos GOVERNOS, que SEMPRE PRIVILEGIAM a HIERARQUIA GOVERNAMENTAL.
Sempre q governantes tentaram fazer concessões justas, a tendência foi serem contestados e derrubados pelo ESTAMENTO GOVERNATE HIERARQUIZADO.
CONCLUSÃO nunca DIFUNDIDA:
GOVERNOS TÊM POR OBJETIVO SUBMETER e EXPLORAR a SOCIEDADE PRODUTIVA e sempre se justificam em IDEOLOGIAS que prometem um FIM REDENTOR como OBJETIVO SUPREMO, para as sociedades que dominam e exploram.
O SOCIALISMO é mais uma IDEOLOGIA que REIVINDICA o PODER ABSOLUTO PARA a HIERARQUIA ESTATAL. Advoga que o ESTAMENTO HIERARQUIZADO TEM DIREITO ABSOLUTO SOBRE TODAS AS CLASSES PRODUTIVAS. Sendo DEVER destas CLASSES PRODUTIVAS a OBEDIÊNCIA e o CUSTEIO do LUXO e CAPRICHOS do ESTAMENTO GOVERNANTE.
O SOCIALISMO é SOMENTE MAIS UMA IDEOLOGIA que DEFENDE A EXPLORAÇÃO da SOCIEDADE PELO GOVERNO HIERARQUIZADO.
- A HISTÓRICA LUTA de "CLASSES" é exatamente a LUTA do ESTADO CONTRA A SOCIEDADE PRODUTIVA.
Vai daí q o Estado pratica a ARTE da GUERRA ensinada por SUN TZU:
"DIVIDIR PARA DOMINAR"
Vencer o inimigo SEM ENFRENTA-LO ABERTAMENTE, SEMEANDO A CIZÂNIA em seu meio p/ FAZÊ-LO LUTAR ENTRE SI e ENFRAQUECER-SE.
Eis o Estado e a POLÍTICA!
Clausewitz inverteu a realidade, não é a guerra a continuação da política, mas sim A POLITICA É A CONTINUAÇÃO da GUERRA POR OUTROS MEIOS.
Clausewitz: "AGUERRA É O MEIO de FORÇAR os OUTROS a FAZER NOSSA VONTADE".
A GUERRA impõe através da FORÇA. A POLÍTICA o FAZ ATRAVÈS de ARDIS que corrompem e manipulam.
Se a FORÇA domina FISICAMENTE, A POLÍTICA DOMINA PRIMEIRO A MENTE para obter a FORÇA ESTÁVEL.
Guerra, inicialmente, era o meio de SUBJUGAR. Foi a política QUE SUCEDEU ESTE MÉTODO INSTÀVEL.
- JJ ROUSSEAU sobre ser a justiça a vontade do mais forte:
"O MAIS FORTE NÃO SERÁ SEMPRE O MAIS FORTE SE NÃO FIZER DA SUA FORÇA UM DIREITO E DA OBEDIÊNCIA UM DEVER"
Este é o o MÉTODO IDEOLÓGICO. Ideologias SEMPRE atribuiram DIREITO ao GOVERNO e DEVER aos GOVERNADOS.
Socialismo:
IDEOLOGIA QUE DEFENDE O PODER ABSOLUTO PARA A HIERARQUIA GOVERNANTE SUBMETER E EXPOLORAR A SOCIEDADE PRODUTIVA.
Quanto mais cresce o Estado, mais adeptos interesseiros este alicia.
Somente a produtividade econômica foi capaz de dar sustento a um Estado cada vez maior.
Quando a minoria for capaz de sustentar o luxo da hierarquia estatal, a SERVIDÃO SERÁ INEVITÁVEL:
- Uma minoria de SERVOS estará perenemente SUBMISSA à HIERARQUIA ESTATAL TOTALITÁRIA.
Pô... agora vão querer que os cabides de emprego pelegos da Trensurb trabalhem??? E os "dereito"???
Qualquer dúvida, conversem com a "Famiglia Paim" que é Cosa Nostra!!!
Não vem ao caso se foram as empresas privadas que prestaram um péssimo serviço, a culpa é da empresa pública!!!
Ass: MBL, Vem pra Rua, José Ivo Sartori e Políbio Braga.
Conto do Vigário... típico "Negócio da China"!!!
Mais um esqueleto da era dos petralhas. E para quem comprou não vai acontecer nada?
Que falta de atitude das ditas "autoridades", com essa compra. Pagaram uma fortuna por estes trens , que nunca funcionaram, e ainda não acionaram juridicamente a empresa que vendeu estas porcarias? Aí tem , falcatrua!
Viajo no metro e é uma vergonha. Cadê essa porcaria do MP que até hoje não se manifestou? Ficam preocupados com firulas e o povo que usa o metro continua sem defesa. E os que compraram o trem errado? ( Segundo o fabricante foi solicitado locomotivas de subsolo erradamente onde os rolamentos não são molhados). Se fosse numa empresa privada estavam todos demitidos. Convido a viajar de Novo Hamburgo até POA para ver como o usuário é mal tratado.
Joel.
Isto me faz lembrar aquela compra de trens que não cabiam nos trilhos!!!
O Brasil dos apaniguados filhos e herdeiros do Estado é uma piada!!!
DIAGNÓSTICO DO ESPECIALISTA:
Faltou a rebimboca da parafuseta no lado aposto ao contrário no sentido inverso!!!
É um caso um tanto estranho esse. Rolamento trabalhando em meio líquido, mesmo com resíduos sólidos e submetidos a altas cargas nunca foi problema. Para isso existem os blindados e/ou feitos em ligas especiais.
Quem comprou os trens bichados? Não foi o pessoal do partido que comprou a refinaria bichada de Pasadena? Não foi o mesmo pessoal do mensalão, do petrolão e da Lava-jato? Eu só queria entender!��
E as funções gratificadas vão continuar sendo pagas?
Resumo : compraram sucatas.
Trensurb sempre foi um depósito de petralhas safados (é redundância, eu sei) tipo pains, maias e outros canalhas mal-intencionados.
Isso aí não é nada mais do que fruto de outra negociata com uma empresa nacional tão corrupta quanto eles. Não é por nada que o patrimônios dos ditos cujos cresceu exponencialmente nos últimos anos.
Enquanto isso, os trens japoneses comprados pelos militares há mais de 30 anos, sem propinas e escândalos típicos dos petralhas, seguem firmes e fortes transportando a população trabalhadora e produtiva e também alguns funcionários públicos...
Só bandidos...
Desde o emissão do edital até a assinatura do contrato foi tudo arranjado e rápido para a Alstom ganhar a concorrência junto com a CAF, Foi uma vergonha. Quando o CGU foi verificar se houve cartel fez perguntas das mais estapafúrdias, tipo por que Jesus Cristo foi crucificado.
Observem as datas e a pressa para que a Dilma fizesse a primeira viagem na época da campanha presidencial em 2014:
Cronologia com relação à compra de trens por parte da TRENSURB:
1- 2 de agosto de 2012 - Audiência Pública com apresentação das especificações técnicas dos trens.
2- 08 de outubro – Emissão do Edital
3- 23 de outubro de 2012 – Questionamentos do Edital por parte das contratadas.
4- 23 de outubro de 2012 – Visita técnica da CAF
5- 24 de outubro de 2012 – Visita técnica da ALSTOM
6- 31 de outubro de 2012 – Seção Pública Para Abertura de Proposta (conforme edital)
7- 08 de novembro de 2012 – Apresentação de proposta (conforme DOU)
8- 12 de novembro de 2012 – Adjudicação
9- 26 de novembro de 2012 - Assinatura do contrato
Outro detalhe os trens não custaram R$ 243 milhões. Logo após a assinatura do contrato Alston recebeu mais uns R$ 30 milhões como aditivo.
Outro detalhe importante a Trensurb não tem espaço físico para 40 trens. Eles ficam estacionados nas estações terminais.
Outro detalhe a Trensurb não precisava comprar mais 15 trens, cinco era o suficiente. O setor de engenharia, baseado em estatísticas furadas concluiu que havia necessidade de 15 trens.
Previstos para durarem 20 anos, já estão rodando há 32 anos.
Os funcionários com FGs pagas, são um bando de bocós apadrinhados, que não podem apontar os problemas rem as FGs. Assim os problemas vão aumentando. Não só na Operação,mas também na Manutenção e Administração.
Quais as justificativas que levaram a Trensurb adquirir os 15 trens:
1-Evolução da Demanda de Passageiros Transportados.
Com base em dados estatísticos a Direção da Trensurb estimava que em 2014 transportaria 64 milhões de passageiros e em 2015 a estimava seria 66 milhões.
O que ocorreu na realidade: foram transportados em 2014, 58 milhões de passageiros e em 2015, 57 milhões de passageiros e em 2016 foram 56 milhões.
Observem que a estimativa foi furada.
2-Expansão do Sistema: Trecho São Leopoldo - Novo Hamburgo.
A estimativa era de transportar 30 mil passageiros/dia.
Na realidade o acréscimo foi de 15 mil passageiros/ dia.
Observe que a estimativa foi furada.
3-Integração total com os sistemas municipais e metropolitanos de transporte público da região metropolitana.
Essa integração não ocorreu.
Observe que a estimativa foi furada.
4-Desenvolvimento urbano e sócio-econômico da Região Metropolitana no eixo de operação da Linha 1 da TRENSURB.
Esse desenvolvimento não ocorreu.
Observe que a estimativa foi furada.
5-Integração total com os sistemas municipais e metropolitanos de transporte público da região metropolitana.
Essa integração não ocorreu.
Observem que a estimativa foi furada.
Resumo: QUANDO FAZEMOS UM INVESTIMENTO BASEADO EM ESTIMATIVAS E ESTATÍSTICAS ERRADAS SÓ PODE RESULTAR EM PREJUÍZO, OU SEJA, DEIXA DE SER UM INVESTIMENTO E PASSA A SER APENAS GASTO.
Os engenheiros da Trensurb são os responsáveis por este estudo "científico", que de científico não tem nada.
No caso do aeromóvel as justificativas “científicas” que levaram a Trensurb a implantar o sistema PILOTO DE LIGAÇÃO DA ESTAÇÃO AEROPORTO / TRENSURB, COM O TERMINAL DE PASSAGEIROS DO AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO são semelhantes a compra dos trens.
1 – Demanda: Estimativa 11.635 passageiros/dia.
Realidade: 3.500 passageiros/dia.
2- Manutenção: baixo custo de manutenção e facilidades na reposição de peças.
Realidade: o veículo para 300 passageiros foi inutilizado por falta de manutenção e peças.
3- Automático: Os Automated People Movers - correspondem a um conjunto de tecnologias de transporte que operam sob as seguintes características gerais: veículos relativamente leves de pequena à média capacidade, com operação 100% automatizada.
Realidade: O sistema não funciona automaticamente.
4- Aumento de receita: “Este aumento representaria um acréscimo anual médio de receita de R$ 2.998.647,00”.
Realidade: Não houve este acréscimo de receita.
5- A operação/manutenção será realizada pela TRENSURB, com ressarcimento dos correspondentes custos pela Infraero.
Realidade: A Infraero não ressarci a Trensurb.
6- Adição de componentes básicos como a necessidade de um Pátio de estacionamento e Instalações e áreas para armazenagem e manutenção.
Realidade: Estes componentes básicos não existem no sistema implantado pela Trensurb.
Enfim, são estimativas e previsões furadas e que só trazem prejuízo.
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