Artigo, Bernardo Mello Franco - Os ministros do STF não são intocáveis

O editor conversou esta tarde com o advogado gaúcho Luiz F. C. Barbosa, cujas opiniões são muito semelhantes ao do articulista. Por isto, replica o texto publicado hoje na Folha. 

A crise entre o Ministério Público e o Supremo alcançou um novo patamar nesta terça (23). A água que esquentava desde o fim de semana atingiu o ponto de ebulição. Coube ao ministro Gilmar Mendes soprar o apito. Ele atacou os procuradores da Lava Jato, a quem acusou de vazar uma pré-delação para constranger o tribunal.

Gilmar abriu o verbo depois de a operação esbarrar na proximidade entre o empreiteiro Léo Pinheiro e o ministro Dias Toffoli. 

(...)

O ministro tem certa razão ao pedir que os procuradores calcem as "sandálias da humildade", embora ele nunca tenha encontrado um par do seu número. Desde o início da Lava Jato, é comum ver investigadores exagerando na autopromoção e no ativismo político. No entanto, chama a atenção que Gilmar tenha resolvido protestar quando a operação ameaça atingir um de seus colegas.

Os ministros do Supremo merecem respeito, mas não podem ser tratados como indivíduos acima da lei. Em março, quando a Lava Jato divulgou gravação de Lula e Dilma Rousseff, Gilmar não manifestou a mesma indignação com o vazamento. Na época, o que importava para ele era discutir "o conteúdo" do grampo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Emmanuel disse...

A foto aí em cima ... diz tudo!

Anônimo disse...

Janot vai triturar delação da OAS, onde está Aécio:

Procurador-geral da República ficou de devolver ainda nesta quarta-feira aos advogados de Léo Pinheiro, da OAS, os anexos originais entregues aos procuradores – documentos com os relatos do que haveria na delação; Rodrigo Janot mandará ainda ao triturador de papéis as cópias feitas para consulta dos documentos pela força-tarefa da Lava Jato; delação suspensa após vazamento inclui o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente interino, Michel Temer ......

A MATÉRIA sugere que Ministro do STF não é intocável, mas "usado" para abafar investigação contra pexe grande do PMDB e PSDB.

Anônimo disse...

TEM QUE FECHAR O STF, AQUILO SÓ SERVE PARA ACOBERTAR CRIMES CONTRA O POVO BRASILEIRO.
É SÓ ENROLAÇÃO PARA NÃO PUNIR OS POLÍTICOS RICOS E OS EMPRESÁRIOS RICOS.
AQUILO É UM QUADRILHA MIL VEZES PIOR QUE O PCC.
PODE-SE DIZER QUE O STF É O AL QUAEDA BRASILEIRO.
DALI SÓ SAI CRIME.
TEM QUE FECHAR URGENTEMENTE O STF PARA O BEM DA NAÇÃO.

Anônimo disse...

É fácil entender.. se a delação é no .. dos outros.. beleza.. se é no .. deles, tem que acabar o jogo...mas terão que combinar isso com os russos.. e os russos não vão gostar nada de perceber que o PJ está cheio de bandidos....

Anônimo disse...

Será, Mello? Tem certeza do que você escreveu?!?...

Anônimo disse...

"NA TRILHA DOS HOMENS" NÃO TEM PEGADA DE ANJO

FECHAR E ENTREGAR AOS PETISTA? OHHHH...

NADA DISSO TUDO TERÁ QUE SE TEMPERAR,PELA TRANSPARENCIA E A OPINIÃO PUBLICA METENDO BAFO NA NUCA DAS EGRÉGIAS BELEZAS.

VAMOS PARA FRENTE,ETAPA EM ETAPA,QUEM TIVER QUE CAIR QUE CAIA, MAS TEM QUE IR PURIFICANDO AOS POUCOS.

ANJO DO CÉU NÃO VIRÁ NOS SOCORRER, TEREMOS QUE FICAR COM O

"MENOS RUIM DA VEZ"

Anônimo disse...

FIM DO FORO PRIVILEGIADO.
CADEIA COM CONDENAÇÃO NA SEGUNDA INSTÂNCIA.
POLÍCIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO EM CIMA DE POLÍTICOS LADRÕES COM PRISÕES PREVENTIVAS.
NÃO QUER SER PRESO NÃO MEXA EM NADA!

Anônimo disse...

É realmente assustador a conduta dos ministros do STF ultimamente. Com grande decepção constatamos que essas pessoas, alçadas ao mais alto posto de uma das instituições mais importantes da República, prevaricam, agem em bando ou quadrilha, liberar criminosos de alta periculosidade, protegem corruptos, praticam atos de obstrução da Justiça instalada na 13a. Vara da Justiça Federal do Paraná. Que coisa mais desconexa ! Teremos que voltas às ruas para afastar esses criminosos que, escondidos debaixo de uma toga, símbolo da Justiça, agem em proveito próprio e de integrantes de organizações criminosos, mas sempre contra nós brasileiros. Chega ! Eles não são semideuses e estão sujeitos aos mesmos deveres que nós cidadãos brasileiros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/