Lula foi quem articulou a armadilha que resultou na gravação da conversa de Delcídio Amaral

O senador Delcídio afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha pleno conhecimento do propinoduto instalado na Petrobras e agiu direta e pessoalmente para barrar as investigações - inclusive sendo o mandante do pagamento de dinheiro para tentar comprar o silêncio de testemunhas. O relato de Delcídio é devastador e complica de vez Dilma e Lula, pois trata-se de uma narrativa de quem não só testemunhou e esteve presente nas reuniões em que decisões nada republicanas foram tomadas, como participou ativamente de ilegalidades ali combinadas –a mando de Dilma e Lula, segundo ele.

Leia o que diz a reportagem de Istoé:

Na delação, Delcídio não só forneceu detalhes do pagamento como fez uma revelação bombástica: disse que o mandante dos pagamentos à família Cerveró foi o ex-presidente Lula. O senador petista trata do tema no anexo 02 da delação. Segundo Delcídio, Lula pediu “expressamente” para que ele ajudasse o amigo e pecuarista José Carlos Bumlai, porque ele estaria implicado nas delações de Fernando Baiano e Nestor Cerveró. Bumlai, segundo o senador, gozava de “total intimidade” e exercia o papel de “consigliere” da família Lula – expressão usada pela máfia italiana e consagrada no filme “O Poderoso Chefão” para designar o conselheiro que detinha uma posição de liderança e representava o chefe em reuniões importantes.

A transcrição da delação pelos procuradores diz no que consistia a ajuda exigida por Lula a Bumlai: “No caso, Delcídio intermediaria o pagamento de valores à família de Cerveró”. Na conversa com o ex-presidente, de acordo com outro trecho da delação, Delcídio diz que “aceitou intermediar a operação”, mas lhe explicou que “com José Carlos Bumlai seria difícil falar, mas que conversaria com o filho, Maurício Bumlai, com quem mantinha boa relação”. O acerto foi sacramentado. Depois de receber a quantia de Maurício Bumlai, a primeira remessa de R$ 50 mil foi entregue em mãos pelo próprio Delcídio ao advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, também preso pela Lava Jato.

Os repasses de dinheiro se repetiram em outras oportunidades, de acordo com Delcídio, por meio do assessor Diogo Ferreira. O total recebido foi de R$ 250 mil. Para os procuradores que tomaram o depoimento de Delcídio, a revelação é de extrema gravidade e pode justificar a prisão do ex-presidente Lula. Integrantes da Lava Jato elaboram o seguinte raciocínio: se o que embasou a detenção de Delcídio, preventivamente, foi a tentativa do senador de obstruir as investigações, atestada pela descoberta do pagamento a Cerveró, o mesmo se aplicaria a Lula, o mandante de toda a artimanha.

Nos próximos dias, o ministro Teori Zavascki decidirá se homologa ou não a delação.

O senador Delcídio Amaral contou para os procuradores federais da Lava Jato que resolveu falar porque descobriu que foi o próprio Lula quem mandou armar a armadilha que resultou na gravação da sua conversa com Bernardo Cerveró, filho de Nestor.

Quem conhece Lula, sabe que ele é o sujeito oculto do antigo grupo dos Aloprados.

O ex-presidente queria desviar o foco de cima dele, misturar o baralho e escapar ileso, contando com o silêncio tradicional que sustentam os líderes petistas já pressos.

Leia mais nas notas abaixo.

7 comentários:

Paulo Helmich disse...

Será que Delcídio GRAVOU a ordem de Lula? Se não gravou, vai levar um processo do apedeuta. Ou não!

Paulo Helmich disse...

Será que Delcídio GRAVOU a ordem de Lula? Se não gravou, vai levar um processo do apedeuta. Ou não!

Anônimo disse...

Assistindo hoje, ao jornal da manhã da Globo, vi a prisão de um dono de um FERRO VELHO, preso pq não limpou o ferro velho, que está acumulando água e o perigo do ZIKA. O pobre coitado, nem carro não tem, andava de bike. Essa quadrilha de assaltantes do dinheiro público, que ROUBAM BILHÕES, estão soltos até hoje, e ainda questionam o juiz Sérgio Moro, o MPF, a PF, e pior ainda SE RECUSAM A PRESTAR DEPOIMENTO NA JUSTIÇA, e fica por isso mesmo.

- Paizinho de M@#$%, só vai prá cadeia, logo de cara, POBRE PRETO E PUTA. Botaram na cadeia o vice-presidente do Facebook, e essa quadrilha fica livre e ainda escrevendo na Internet SITES"" A BEM DA VERDADE". Com isso querem enganar quem....?????

elias disse...

Dá nada;

O que não foi aparelhado foi comprado.

Nosso congresso é um antro de ladrões.

Agora mesmo, por aqui, a prefeitura recebeu alguns milhões de elementos de alguns partidos - todos comprometidos - das tais "emendas parlamentares", ou traduzindo "como comprar um parlamentar, honesto(sic) ou não"

O bananão é F O D A !

Anônimo disse...

Caro Políbio
Olha só o mau caratismo do Lula armando para culpar o Delcídio daquilo que ele faz. É mole?
Esther

Anônimo disse...

Então o Lula mandou o filho do Cerveró gravar a conversa sobre a fuga? DELCIDIO é que quer enrolar a mando do LULA.

Anônimo disse...

Delcídio disse (ou não disse) não vale nada. Ele é que era amigo e cúmplice de Cerveró

Fernando Brito · 03/03/2016


Delação premiada, como se sabe, virou chave de cadeia no Brasil.

Foi pego com a boca na botija? Delate alguém – quanto mais alto no Governo, melhor – e será solto.

Basta dizer, não precisa provar.

Mesmo que aquilo que se diga contrarie a lógica.

É o que acontece com a suposta delação premiada de Delcídio Amaral, o rato pego pela ratoeira do filho do rato Cerveró, talvez montada em troca de benefícios na condenação do ex-diretor da Petrobras.

Cerveró denunciou Delcídio de receber milhões de dólares em propina da General Elétrica quando era diretor de Gás e Energia da Petrobras, no Governo FHC, de quem Amaral chegou a ser ministro.

Agora, Delcídio supostamente delata Lula e Dilma por fazerem o que ele foi pego fazendo: interferindo do desenvolvimento da ação judicial, com pressões para silenciar Cerveró.

Cerveró era amigo, ex-subordinado e cúmplice de Amaral. E o delatou.

Curioso que na conversa gravada, onde Delcídio fala no que o preocupa na delação de Cerveró, nada disso é mencionado.

Pergunta é sobre a Alstom, vendedora de turbinas a gás, da qual também teria recebido propina.

Agora, Delcídio teria dito que agia por ordem de Lula. E que José Eduardo Cardozo, que nem o japonês afasta das funções caricatas que assumiu na PF, de “apertar” ministros do STJ. E que a própria Dilma teria “apertado” o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski numa conversa ocorrida em Portugal.

Delcídio, que não estava lá, ouviu tudo, não é? Ou então, a Presidenta – na sua conhecida descontração – teria falado com ele: “pô, Dedé, fui dar uma prensa no Lewandowski mas o cara desconversou…”

Que beleza.

Enquanto isso, André Esteves, o banqueiro que tinha cópias das delações, sumiu dos jornais.

E quando todas as atenções estavam voltadas para a aceitação da denúncia contra Eduardo Cunha.

Em compensação, sai discretamente a notícia baseada em fatos: o empresário que fez as obras no sítio frequentado por Lula diz que as obras foram pagas…pelo dono do sítio. E que tem nota fiscal para provar.

Provar vem ao caso?

PS: Se a Presidente, o Ministro da Justiça tivesse interferido na Lava Jato Delcidio seria Preso? Se o Ministro Lewndowki quisesse interferir na Lava Jato teria concedido vários HCs, para vários presos na Lava Jato, já que estão presos a mais de 81 dias sem julgamento, e acima disso a Lei manda Soltar, ou seja, teria feito o que o Ministro do STF Gilmar Mendes fez com o médico estuprador de mulheres sob efeito de medicação, Roger Abdelmassih, acusado de e 56 crimes sexuais contra pacientes de sua clínica.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/