Governo gaúcho lança dúvidas sobre o zika e suspende uso de larvicidas no RS

O governo gaúcho antecipou-se a qualquer medida do governo federal. O caso do larvicida foi levantado por médicos argentinos, conforme nota abaixo. O anúncio feito pelo secretário gaúcho abalou a campanha nacional contra o mosquito que transmita a Zika, porque introduz mais dúvidas sobre o real efeito que ele causa nas mulheres grávidas. 

O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, anunciou que determinou a suspensão do larvicida Pyriproxyfen, apontado em nota técnica da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) , como possível causador de microcefali.

O produto é utilizado em caixas d'água para eliminar larvas do mosquito  Aedes Aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e o vírus Zika; 

- A suspeita é suficiente para nos fazer decidir pela suspensão do uso. Nós não podemos correr esse risco.

O anúncio foi feito neste sábado (13), Dia Nacional de Mobilização Contra o Mosquito

11 comentários:

Liane Sanchez disse...

Absolutamente correta a decisão do sr. João Gabbardo dos Reis. A natureza não dá saltos. Há algo nesta história do Zica vírus que não está sendo bem contada. A ciência terá respostas desde que todas as possibilidades sejam exploradas independetemente do desejo de direcionamento governamental.
É importantante considerar que os mosquitos, convenientemente, não indenizarão ninguém. Empresas que liberaram produtos teratogênicos, ou o que é pior , decisões governamentais que permitiram o uso de larvicidas em água para consumo humano ou animal podem ser passíveis de indenizações . É só lembrar dos que sofreram com a Talidomida. Recebem indenizações até hoje.
Há ainda a esclarecer a possibilidadde de vacinas vencidas. Onde foram produzidas estas vacinas ( Cuba??? ) , como foram conservadas? São todas questões que a ciência precisa considerar. A verdade sempre acabará aparecendo. Mas quanto antes , melhor.

Anônimo disse...

Existe coisa pior de um governo corrupto e irresponsável ?

NÃO ENVELHEÇA RAPIDAMENTE disse...

Ficou uma matéria etérea, já que não fala do estudo argentino, só cita!

Geraldo disse...

Corretíssimo!
A Colômbia tem 5 mil casos de zika, mas nenhum de microcefalia, ou seja, o mosquito esse não transmite microcefalia.
http://homemculto.com/2016/02/13/causa-do-zika-pyriproxyfen-um-larvicida-utilizado-pelo-governo-brasileiro-contra-o-aedes-aegypti/

Anônimo disse...

"ECP"

ECP -ESQUADRÃO "CAÇA PETRALHAS"

OUVI POR AÍ E ACHEI ÓTIMA IDÉIA

COMO OS CAÇADORES DE NAZISTAS OS "CAÇA PETRALHAS" CAÇARIAM PETRALHAS E OS ENTREGARIAM A JUSTIÇA PARA PAGAREM SEUS CRIMES.

DEPOIS DA EXTINÇÃO DO PT, PELAS NORMAS CONSTITUCIONAIS ISTO DEVERA OBRIGATORIAMENTE ACONTECER,OS PETRALHAS DE ALTA CULPABILIDADE,FICARÃO DISPER
SOS,ESCONDIDOS E DISFARÇADOS, E COMO BINLADEN,SADAM E OUTROS CRIMINOSOS DEVERÃO SER TRAZIDOS A JUSTIÇA.

ESQUADRÃO CAÇA PETRALHA ENVOLVERIA INFORMANTES VOLUNTARIOS E LOCALIZADORES DE PETRALH ENRUSTIDOS E GOZANDO DOS SEUS ROUBOS E FALCATRUAS.

QUEM VENDE E AUFERE VANTAGENS COM MEDICAMENTOS VENCIDOS PREJUDICANDO UMA POPULAÇÃO INTEIRA E POR GERAÇÕES,DEVE SER ESTIRPADO DO CONVIVIO SOCIAL.

CAÇA PETRALHAS UMA ÓTIMA IDÉIA!

QUEM GOSTAR DA IDEIA SE MANIFESTE

Anônimo disse...

Assino, mas o desgoverno diz que é mentira, alem d incompetentes nao querem fazer o correto q é investigar, querem dizer agora depois de 13 anos q estao fazendo algo indo nas casas, ora ora, quem deu um puxao foi os paises do exterior, Obama correu e pediu em seu pais as providencias logo ao 1 caso, assim como vAriaos paises,quem nao tem caso mas estao se precavendo e tb nao quertem q esta praga se espalhe, aqui esta microcefalia apareceu ha poucos anos atras no desgoverno do pt e nada foi feito, agora explodiu....nao fizeram nada agora ela quer dizer q esta em guerra, conversa e mentira, pois nem quites p fazer os testes basicos de dengue ou chicungunha tem.... imagina de zika, virou um caos, querem correr atras do prejuizo como sempre. mas nao querema tacar a causa fazendo pesquisas e investigando de onde veio na verdade..... nao é só pelo mosquito nao,querem se escafeder como sempre, agora colocam a culpa no mosquito, esta dilma deve é ser presa

Anônimo disse...

Pessoal leiam:

http://drsircus.com/medicine/zika-virus-microcephaly-guillain-barre-genetically-modified-mosquitos-and-potential-vaccine-damage/

samuel disse...

Não compreendi a lógica: PORQUE HÁ DÚVIDAS DE QUE O ZIKA NÃO TRANSMITE MICROCEFALIA o secretário suspende a campanha contra o mosquito que transmite denge, xiconguia, ZIKA e outros?
ONDE ESTÁ A LÓGICA PARA SUSPENDER A CAMPANHA CONTRA O MOSQUITO?

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Essa campanha de combate ao mosquito e suas larvas está mostrando a total incompetência governamental para tratar de qualquer assunto sério. Agora, já fico com outra dúvida: se esse produto pode causar microcefalia em fetos de grávidas recentes, o contato com ele pode transmitir esses danos? E quanto aos agentes públicos que o manuseiam, estão recebendo a proteção adequada para essa tarefa?
Até onde tem razão esse articulista?
http://mujahdincucaracha.blogspot.com/2016/01/os-militares-e-os-mosquitos.html

Rodnei disse...

Samuel, você é burro ou o quê? Não tá vendo que na notícia fala que o governo gaúcho suspendeu o uso do LARVICIDA que um estudo CIENTÍFICO diz que está realmente causando a microcefalia. Pára de beber água não filtrada, Samuel. E aproveita pra estudar um pouco de interpretação lógica.

Gilmar disse...

Samuel burro, a lógica está em não aplicar o larvicida. burro, a febre chama-se chikungunya e logicamente não se chama xiconguia." Denge" parece que ainda não existe, agora DENGUE sim. Só pode ser petista.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/