Editorial, O Globo - A construção da desconfiança na política econômica

A base do iceberg cuja ponta foi a autoimolação do Banco Central de Alexandre Tombini, na sua submissão ao Planalto e ao PT, ainda está para ser dimensionada, mas parece grande. A nota do presidente do BC, emitida no dia de abertura da reunião do Copom, terça-feira, para destacar o pessimismo do FMI nas projeções sobre a economia brasileira, foi decodificada como desculpa para o conselho atender à determinação de manter os juros em 14,25%. Assim foi.

A já abalada crença em alguma autonomia do BC sob Dilma foi trincada de vez, mesmo que houvesse argumentos técnicos sérios a favor da decisão do Copom de não alterar a Selic.

O fato passou a alimentar o temor sobre algo de extrema gravidade: diante da deterioração ainda maior das expectativas, o governo, com Nelson Barbosa na Fazenda, poderá relançar a essência do fracassado “novo marco macroeconômico”, de autoria dele: corte de juros e mais crédito subsidiado. Será suicídio, mas ideologia é cega. Igual à religião vivenciada de forma sectária.

Nestes cinco anos de Dilma, há muitas evidências de que o Planalto, apesar da grave crise, não se convence que só com um projeto crível de ajuste nas contas dará segurança à volta dos investimentos privados, para fazer funcionar as engrenagens do crescimento, aquecer o consumo e iniciar um círculo virtuoso.

Mas o Planalto dá indicações de que fará tudo para não cortar despesas, porque isso vai contra dogmas petistas e “desenvolvimentistas”. O ministro Nelson Barbosa e Dilma falam em reforma da Previdência. De fato, é importante, se estabelecer a idade mínima para a aposentadoria. Porém, é preciso mais, e de efeito em prazos mais curtos.


Hoje, antes de se completar o primeiro mês do ano, já se...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Coloquem um grande empresário internacional na mesa ao lado da de Dilma combinem com ele que ganhará 10% de tudo o que fizer o país faturar a mais e Dilma apenas tem que assinar os papéis, apenas isto, tem que ficar calada e pode até jogar videogame. Em 5 anos o cara estará trilionário e o Brasil vai estar entrando pela porta do primeiro mundo. É simples.
Quanto ao resto dos esquerdistas, a porta é a serventia da casa ou então que aprendam que podem e devem trabalhar, é bonito, é digno e é decente. Simples.

Anônimo disse...

Manchete de ontem da Folha de São Paulo:

"Venezuela terá inflação de 720% e queda de 8% no PIB em 2016, diz FMI."

O socialismo bolivariano funciona sim, ele é igual à todo os sistemas socialistas já implantados mundo a fora, e o Brasil está neste rumo, é aí que nós vamos chegar se o país não tirar essa mulher estúpida e esses esquerdopatas ladrões do governo federal!!
Será preciso que a população brasileira reaja logo, que cada cidadão saia da situação de conforto em que está no momento, de fazer de conta que isso não é com ele, saia da Matrix produzida pela mídia, tire a bunda da poltrona, se reúna em grupos para discutir modos de ação, em vez de se reunir para assistir novela e futebol e outras idiotices!
DIA 13 DE MARÇO TODO MUNDO NA RUA, É O MÍNIMO QUE ALGUÉM PODE FAZER PELO SEU PAÍS!

"Enquanto tem um cidadão plantado com o seu belo bumbumzão lá no sofá, tem um "vermelho" trabalhando duro para destruir e para roubar o futuro da Nação!"

É o que disse a maravilhosa Joice Hasselmann neste vídeo:
https://www.facebook.com/conspatriotica/videos/547323692102181/?theater

ACORDA BRASIL!

Anônimo disse...

Decisão acertada do BC porque aumentar os juros com país em recessão e so aumentar a recessão e dar mais dinheiro aos banqueiros. Para sair dessa recessão so baixando os juros, para com a roubalheira e fazer esse congresso trabalhar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/