Joaquim Levy já foi conversar três vezes com o FMI

Só agora, quase meio ano depois, a informação a seguir começa a ganhar corpo no Brasil, e por ela fica claro que o ministro Joaquim Levy já foi três vezes ao FMI, Washington, para conversar. A notícia do link a seguir é da BBC Brasil da época e foi resgatada pelo atento leitor Ricardo Bergamini. 

A mídia brasileira não registrou nada. Nao se sabe se o ministro voltou ao FMI no segundo semestre. As visitas são sintomáticas. 

O ministro balança novamente no cargo, mas desta vez é ele quem ameaça sair.

Leia:

Em visita a Washington no final de maio,  o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se encontrou com dirigentes da organização pela terceira vez em três meses, quando mais uma vez tentou tranquilizá-los sobre os rumos da economia brasileira.

Ele já havia participado da reunião de primavera da organização, em abril, e no mês passado recebeu, em Brasília, a diretora-geral da instituição, Christine Lagarde.

A postura do ministro quanto ao fundo contrasta com a dos quatro primeiros anos do governo Dilma Rousseff e a da gestão de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula e Dilma costumam criticar a relação que o Brasil mantinha com o FMI nos anos 1990, quando o país recorreu ao fundo em busca de empréstimos durante crises.

Tradicionalmente o PT e partidos de esquerda brasileiros acusam o FMI de impor nos países onde atua uma agenda "neoliberal", que prejudicaria trabalhadores e favoreceria bancos e grandes empresas.

Em 2013, Lula afirmou em Portugal que o "FMI nunca resolveu nenhum problema".

"Muitas vezes o FMI empresta dinheiro a um país, que ao receber o dinheiro paga a dívida de outros bancos, e o prejuízo fica com a parte pobre da população que trabalha. Sempre foi a assim e sempre será assim.".

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Nada como um dia depois do outro....

Anônimo disse...

COMO FMI O LULA DISSE DE BOCA CHEIA QUE O BRASIL NÃO DEVIA MAIS NADA A ELES E INCLUSIVE CHEGOU A EMPRESTAR 15 BI.


EDUARDO

Anônimo disse...

LEVY, um bobalhão!

Anônimo disse...

A boçalidade petista cansou de dizer que o FHC tinha quebrado o Brasil três vezes. Eles, pelo jeito, vão quebrar apenas uma vez e será definitiva.

Anônimo disse...

Políbio,

Tudo feito no "escurinho do cinema".

Esse PT não tem jeito e nem discurso.

Game over!!

JulioK

Zeca disse...

Se isso acontecer, voltaremos a época de FHC. Não pode!

Anônimo disse...

Quem é o cachaceiro para criticar o FMI? Que coincidência, as voltas que o mundo da, que ironia, agora vamos de pires na mão pedir socorro. E tem que pedir dinheiro lá fora, pois aqui o sistema bancário é vampiresco!

Anônimo disse...

Não Zeca, estamos voltando aos tempo de SARNEY.

Anônimo disse...

KKKK, A DIVIDA DO PAIS É MUITO MAIOR HOJE , SAO TRILHOES, ESTE ANO O PAIS PASSA A SER O MAIS ENDIVIDADO ENTRE OS EMERGENTES, NA EPOCA DE FHCERA OUTRA EPOCA A SITUAÇAO HERDAD POR EL ERA TERRIVEL, DIFERENTE DE LULA QUE PEGOU A CASA ARRUMADA PRONTA P CRESCER, FHC PEGOU O PAIS EM PEDAÇOS COM INFLAÇAO HERDADA DE SARNEY EM 14O AO MES, FHC ENTREGOU COM 12 PARA LULA DAR ANDAMENTO AO PLANO REAL E CONTINUAR A DERRUBANDO,....FHC ENFRENTOU 3 CRISES MUNDIAIS E MESMO ASSIM CONSEGUIU COLOCAR A CASA EM ORDEM, TINHA COMPETENCIA, LIDEREANÇA, FIRMEZA, BEM DIFERENTE DO PT QUE MESMO SEM CRISE DESTRUIU AS CONTAS, DESTRUIU A MOEDA ESTAVEL DEIXADA POR FHC, DESTRUIUI O PLANO REAL

Anônimo disse...

PEDE AS CONTAS E VAI EMBORA DEIXA DE IR MENTIR E VIRAR PALHAÇO DA DILMA E PT........................

Anônimo disse...

Chupem, abestados. Vocês nasceram para ser enganados pelos analfas funcionais.

Anônimo disse...

SERIA BURRICE EMPRESTAR DINHEIRO PARA UM GOVERNO CALOTEIRO COMO O PT.

Anônimo disse...

Caro Políbio
A Anta e o Lula estão pagando a língua.
Esther

Anônimo disse...

Esta noticia é velha polibio pois em março ou abril o jornal valor economico noticiou mas era que o Brasil tentava negociar dinheiro que havia aportado ao FMI para antevipar a devoluçãopor problemas de caixa se não teria de se desfazer de reservas internas e esta seria para segurar o dolar .Este é so um resumo do que me recordo ler no VE.abraços

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/