Surpreende ordem do Supremo para MPF investigar os dois principais ministros de Dilma

Da esquerda para a direita, Mercadante, Edinho e Aloysio.- 

Pegou todo mundo de surpresa, ontem a noite, a notícia veiculada pelo Jornal Nacional, registrada aqui neste espaço, logo depois, segundo a qual o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito contra os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social), além do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Este tipo de informação relevante originada do STF não é comum em sábados à noite.

Durante o dia, muitos jornais, rádios, TVs, sites e blogs, vazaram notícias de que o Ministério Público Federal estava contrariado pela demora com que Teori toca os assuntos da Lava Jato, poupando políticos importantes.

A Lava Jato só tem conseguido pegar investigados sem foro privilegiado, porque só até aí consegue ir o juiz Sérgio Moro. O restante, cabeças coroadas, estão sob o manto da ação ou inação do STF.

A decisão de ontem atende pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e atinge, pela primeira vez, dois do principais ministros do núcleo político da presidente Dilma Rousseff. Mercadante e Edinho Silva são os primeiros ministros do atual governo que serão investigados no escândalo do petrolão.

Os ministros e Dilma e o senador tucano foram citados pelo empresário Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, em delação premiada. Pessoa declarou que foram feitos repasses milionários para as campanhas eleitorais de Mercadante ao governo paulista, em 2010, e para a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, da qual Edinho Silva foi tesoureiro. O dinheiro também teria sido repassado para a campanha do senador tucano Aloysio Nunes.

De acordo com o site do Estadão, os inquéritos tramitam no Supremo como "ocultos", situação em que não é possível saber quem são os alvos, nem mesmo qual é o andamento processual. Eles só se tornarão públicos se, ao final das investigações, a procuradoria apresentar uma denúncia e ela for aceita pela corte.

Na delação, Pessoa disse que a UTC doou 7,5 milhões de reais para a campanha de Dilma Rousseff. Para o ministro Mercadante, teria doado 500 mil reais em 2010, quando ele se candidatou ao governo de São Paulo. Para o senador Aloysio Nunes, o empresário disse ter doado 300 mil reais de forma oficial e 200 mil reais em dinheiro, sem declaração. As doações, oficiais ou não, eram pagamentos de propina para obtenção de contratos com a Petrobrás, segundo Ricardo Pessoa.


O ministro Aloizio Mercadante disse que só vai se manifestar quando for comunicado oficialmente. Edinho Silva informou que sempre agiu dentro da legalidade e que todas as arrecadações da campanha de Dilma foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. Aloysio Nunes negou qualquer tipo de corrupção, disse considerar a declaração um absurdo, pelo simples fato de ele ser um político da oposição e não intermediar contratos do governo.

8 comentários:

Anônimo disse...

"Bois de piranhas" O que nós esperamos é a prisão do Lula e da Dilma.

STF fez isso para agradar os que são contra o governo e serve também como cortina de fumaça para encobrir os principais responsáveis dessa corrupção

Minha opinião

Anônimo disse...

Essa 'jogada' de colocar, sempre um nome ligado ao PSDB junto a implicados no escândalo do PTrolão, é só para confundir. NÃO faz sentido algum. Totalmente NON SENSE.

Anônimo disse...

Teori autoriza investigação contra Aloysio Nunes no STF

Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que foi vice na chapa de Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014, será investigado em função da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia; em seu depoimento, Pessoa afirmou ter feito duas doações ao senador tucano em 2010, quando ele se elegeu ao Senado: uma de R$ 300 mil e outra de R$ 200 mil, pelo caixa dois......

Anônimo disse...

JANOT QUER PEGAR SOB O SEU MANTO E AÍ "AMORCEGAR"

É,daqui a pouco não tem mais ninguém e ai o LULA VAI

MAS ESTOU PENSANDO QUE OLAVO DE CARVALHO TEM RAZÃO, DEVEMOS NÓS MESMOS, COM NOSSAS MÃOS FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO, DERRUBAR O GOVERNO!OS PODERES ESTÃO CONTAMINADOS E SÃO COVARDES.LER NO MIDIA SEM MASCARA,O ARTIGO DE ALERTA.

JÁ SOMOS QUASE ESCRAVOS, SE NÃO APROVEITARMOS O QUE RESTA DE LIBERDADE ADEUS.

LEMBRAM ALGUÉM QUE MANDOU O POVO COMER BRIOCHES? NA FRANÇA, FAZ TEMPO,E O POVO FEZ O QUE TINHA QUE FAZER.AS VEZES SÓ O POVO PODERÁ FAZER.QUEM VIRÁ FAZER POR NÓS?
-CUBANOS?
-BOLIVARIANOS?

Anônimo disse...

O cara diz que doou 500 para o Mercadante divididos em 250 mil cada uma onde 250 mil eram oficiais e outros 250 mil por baixo do pano, só que o delator se esqueceu que o Mercadante tem em sua declaração os 500 mil, e agora delator? vc está mentindo??

Anônimo disse...

Isso é jogada ensaiada para engessar o PSDB via Aloysio Nunes, assim como estão tentando engessar o Eduardo Cunha e o PMDB!
FORA DILMA! FORA PT!

Anônimo disse...

PROPAGANDA ENGANOSA, BEM É PROPAGANDA.

Anônimo disse...

>>

O bigodudo e o barbudo tem cara de bandidões, mas eu acho que o Aloysio Nunes foi colocado no pacote só para minimizar o choque dos graúdos petralhas pegos em "malfeitos".

Aliás, o Merdadante, digo, Mercadante, tem que explicar onde ele conseguiu os 2 milhões de reais que seriam usados para comprar um dossiê contra Serra.

<<

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/