Tarso burlava o Programa de Ajuste Fiscal com cobertura de Arno Augustin

O secretário da Fazenda do RS, Giovani Feltes, denunciou favorecimento do governo Dilma Roussef na "interpretação" das metas fiscais previstas em contratos do governo federal em favor do Estado.

O aval foi do então secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin (PT), companheiro de Partido de Tarso, e ex-secretário da Fazenda de Olívio.

No RS e depois em Brasília,Augustin foi agente da chamada contabilidade criativa.

 Feltes falou na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.

O afrouxamento das metas teria sido importante para ampliar a capacidade de endividamento do governo gaúcho.

Em governos anteriores, como de Yeda Crusius, durante o qual Dilma na Casa Civil e Augustin no TN chegaram a sentar em cima de pedidos de avais, o Tesouro Nacional sempre foi rigoroso na cobrança do cumprimento das metas fiscais.

Na avaliação de peemedebistas, o caso poderá gerar implicações pela Lei de Responsabilidade Fiscal, dificuldades na busca de financiamentos futuros e eventuais reprovações de contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Contou Feltes,sem poupar nomes e fatos:

— O Arno Augustin assinava mesmo sem as metas fiscais jamais serem alcançadas. É interessante que as alternativas que poderiam ser utilizadas para a crise são as mesmas pactuadas pelo Estado com a Secretaria do Tesouro Nacional, mas nada foi cumprido. Os acordos descumpridos, com autorização de Augustin, listam diversas ações de ajuste, de aumento de receita e redução de despesa, com redução da máquina pública e venda de ativos.

Em uma das revisões do Programa de Ajuste Fiscal, assinada no último dia do governo Tarso, dia 31 de dezembro do ano passado, o Rio Grande do Sul se comprometia novamente a recuperar a sua situação fiscal com ações como venda de ativos (patrimônio) do Estado, federalização da CEEE e reprogramação de despesas.  Também era meta brecar as transferências financeiras às empresas estatais. Outra imposição era "limitar as despesas de pessoal a 60% da Receita Corrente Líquida". Já nesta época, o comprometimento da receita com a folha ultrapassava os 70%. Semanas antes de assinar o PAF se comprometendo com redução do custeio do funcionalismo, Tarso havia pago a primeira parcela de reajuste de 14% ao magistério. Ao mesmo tempo, já existia a previsão de um calendário de reajustes para a área da segurança entre 2015 e 2018, com impacto de cerca de R$ 4 bilhões.

Para Feltes, a prática do governo Tarso era de sempre aumentar gastos, em contrapartida aos compromissos assumidos de redução com a Secretaria do Tesouro Nacional. 

Acordo entre 
companheiros

O PAF é responsável por regularizar a situação do Estado com a União. No PAF, o Estado, em um indicativo de esforço de recuperação fiscal, assume metas como redução de despesas com funcionalismo, aumento da arrecadação própria, melhoria do resultado primário das contas, venda de ativos, redução da máquina e equilíbrio fiscal.O Estado é obrigado a cumprir essas metas para manter o contrato de renegociação da dívida, receber recursos ordinários da União e ter autorização para contratar empréstimos de organismos internacionais, como o Banco Mundial.
No governo Tarso, pela política adotada, as metas teriam sido descumpridas. E, a cada período de avaliação na Secretaria do Tesouro Nacional, Augustin aceitava a prorrogação do prazo de cumprimento das normas fiscais, que voltavam a ser descumpridas. A observação do acordo acabava prorrogada. A flexibilização pelo Tesouro Nacional era fundamental para que o Palácio Piratini continuasse a receber, mesmo sem atender todos os requisitos do ajuste, as parcelas de empréstimos com bancos, principal aposta do governo Tarso para gerar investimento no Estado.


8 comentários:

Anônimo disse...

Onde está o conselho regional de economia que até agora nào se pronunciou,nem chamou esse sr.Arno Augustin para explicar a prática da contabilidade criativa,que nada mais é que uma prática criminosa,pois burla as normas contabeis.
Seguido vejo o Crea punir maus profissionais,o Cremers idem,até a OAB mas me espanta o silencio do conselho de economia ou ciencias contabeis a que ele deve ser subordinado.

Anônimo disse...

Vagabundos!

Anônimo disse...

Normal...
Esses dois estão no Top 10 dos maiores vigaristas esquerdalhas do Brasil.

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal
É por isso que se diz que o alinhamento político partidário entre o Governador e o palácio do Planalto é benéfico para um Estado. Se, por acaso, Tarso tivesse sido reeleito, a situação da crise fiscal do RS hoje seria muito diferente. Porém, com Sartori no Palácio Piratini, os rigores da Lei da Responsabilidade Fiscal se farão sentir...

Anônimo disse...

Nenhuma novidade neste âmbito dos cumpanheros, que aos amigos tudo aos inimigos o rigor da lei.

Fora PT!!!

Anônimo disse...

Esta dupla vai entrar para a historia,foram eleitos com os votos da maioria da gauchada,povo dito politizado.

Anônimo disse...

Crapulices do tarso genro.

Unknown disse...

Nhiều bạn đọc thắc mắc Thắp hương không cháy hết báo điềm gì hiện tượng đom đóm bay vào nhà là điềm gì vậy mọi người. Ngày qua apple vừa ra mắ iphone se. Vậy có nên mua iphone se không. Tôi thường hay uống rượu đỏ mặy, nhiều người cho rằng là nhóm máu O. uống rượu đỏ mặt là nhóm máu gì nhỉ. Ở Đà Lạt người ta cho rằng hoa cẩm tú cầu có độc không. Đám ma là nơi đông người, có thể chứa nhiều các loại vi khuẩn đi đám ma về nên làm gìcúng 100 ngày cần chuẩn bị gì
Quan niệm trong nhân gian rằng Tại sao không nên chụp hình 3 người cùng với hút cỏ có gây nghiện không là điều mà nhiều bạn đọc đang rất quan tâm và thắc mắc. tại sao người chết phải đắp chiếu
Sau tang lễ lời cảm ơn của gia đình sau tang lễ
Những điều cần biết về cúng 49 ngày gồm những gì
Hòa âm ánh sáng vừa qua cái tên slimv đang rất nhiều người quan tâm. Vậy SlimV là ai

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/