Auditoria do TCU conclui que Correios foram usados contra Aécio e a favor de Dilma na campanha eleitoral. Caso irá para o TSE.

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que os Correios distribuíram em São Paulo, de forma irregular, 4,8 milhões de panfletos da presidente Dilma Rousseff na campanha eleitoral do ano passado.

A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo desta tarde. Leia tudo: 

Relatório de auditoria da corte diz que a estatal, controlada politicamente pelo PT, descumpriu suas próprias normas e não poderia ter remetido propaganda da então candidata à reeleição sem chancela ou comprovante de postagem. A estampa serve para atestar que a quantidade de material enviado corresponde ao que foi contratado e pago. A fiscalização do TCU foi feita nas duas diretorias regionais de São Paulo em outubro do ano passado, após o Estado revelar o caso na reta final do 1.º turno. Conforme o relatório, não há previsão nas normas dos Correios para que material de campanha seja despachado sem a chancela.

Ao avaliar documentos e procedimentos dos Correios, os auditores também concluíram que não foi possível aferir se a quantidade de folders distribuída correspondeu ao que foi contratado pelo PT. Segundo os Correios, também houve remessa de material nas mesmas condições para outros candidatos, mas em volume muito inferior. Até 19 de setembro, data em que o Estado publicou reportagem sobre o caso, a Diretoria Metropolitana dos Correios em São Paulo deu duas autorizações para a emissão sem chancela. Numa, liberou a campanha de Dilma para despachar os 4,8 milhões de panfletos. Em outra, permitiu o envio de 339,4 mil peças do candidato a deputado federal Paulo Frange (PTB).

Após a reportagem, houve mais oito autorizações, a maioria para partidos da coligação “Com a Força do Povo”, de Dilma. No 1.º turno, os panfletos da presidente, segundo o TCU, foram 73,3% do total distribuído sem chancela pela diretoria; 94% eram de legendas aliadas a ela.

Para o TCU, há indícios de que os procedimentos dos Correios feriram a isonomia entre candidatos. A equipe técnica apurou que carteiros chegaram a ser confundidos com cabos eleitorais.

Ao dar parecer sobre o caso, o Ministério Público que trabalha junto ao TCU concordou com as conclusões. “É inadmissível que uma empresa pública abra exceções às suas normas em benefício de determinado candidato ou de determinada coligação política, em afronta aos princípios da isonomia, que deve reger as eleições, e ao da impessoalidade, que deve reger a administração pública”, escreveu o procurador de contas Júlio Marcelo Oliveira, autor da representação que provocou a auditoria da área técnica.

O relatório referente à distribuição dos panfletos será a base para que os ministros do TCU julguem o caso. Ele poderá ser aceito totalmente ou parcialmente pelos conselheiros.

Explicações. No relatório, a área técnica do tribunal propõe que dez gestores e funcionários dos Correios sejam chamados a dar explicações sobre as irregularidades, entre eles o diretor regional Metropolitano Wilson Abadio de Oliveira. Além disso, pedem que as conclusões sejam remetidas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao qual cabe avaliar eventuais irregularidades nas campanhas de Dilma e dos demais candidatos que obtiveram direito à remessa sem chancela. O TCU diz que o PT pagou despesas com distribuição da propaganda de Dilma a prazo, “mediante boleto e sem celebração de contrato”, e não à vista, por meio de cheque nominal e transferência eletrônica, como preveem as normas da estatal para o tipo de mala direta contratada. O pagamento por objetos postados entre 29 de agosto e 8 de setembro só foi feito em 19 de setembro, data em que o Estado revelou o caso. O tribunal aponta que os Correios ainda forneceram informações “insuficientes” e “inverídicas” à sua equipe de auditoria. Os relatórios de pesagem do material distribuído para a campanha de Dilma não tinham a assinatura dos responsáveis. Um deles foi atribuído a uma funcionária que havia deixado o trabalho horas antes do procedimento

22 comentários:

Anônimo disse...

ISSO ATÉ O NETO DO CARTEIRO JÁ SABIAM.

AGORA O TSE FAZER ALGO . . .

NEM A KROLL EXPLICA, OU ...
ELA SE QUIZER PODE EXPLICAR . . .

Anônimo disse...

Caramba petralhada a casa vai cair!!!!!!!!!!!

E não vai adiantar ficar chorando e falar que não existe terceiro turno!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

NOSSO CORREIO JÁ FOI UM EXEMPLO PRO MUNDO. HOJE ESTÁ EM FRANGALHOS.

MAIORIA DOS FUNCIONÁRIOS SÃO PESSOAS DE BEM, SÉRIAS.

MAS TEM MUITOS QUE NÃO O SÃO E ATÉ TRABALHAM PARA ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS.

HOJE QUALQUER CONTA, CARNÊ, FATURA OU OUTRA COISA PARA PAGAR, TEM QUE CHEGAR PRIMEIRO, VER SE O CÓDIGO DE BARRAS NÃO FOI ALTERADO.

Anônimo disse...

E como presente eles ficam com a Postalis quebrada, merecem né !!!!!!!

Anônimo disse...

Este é apenas um resultado do TCU, mas agora se o TSE for julgar, haverá pela frente um Ministro que já foi advogado do PT, participou do julgamento do mensalão, e não teve a coragem de se dar impedido pelo vínculo com o partido. Já é previsível o que vai acontecer!!!

Paulo Helmich disse...

Pronto! Agora o TSE vai cumprir seu dever constitucional e vai cassar a Forma!! O quê? Está aparelhado pelo PT!! Isso, numa Democracia, dá cadeia para as "excelências" !!!

Anônimo disse...

Privatizar já! Mais uma estatal para banco de candidatos e roubalheira.
Joel

Anônimo disse...

Não adianta, o toque de Midas invertido do PT destrói tudo oque toca, foram a Petrobrás, a Eletrobrás, os fundos de pensões , os Correios e mais uma pilha de inomináveis irresponsabilidades e ações criminosas e somente com a cassação do registro do PT e a prisão de seus mais altos dirigentes iremos repor a ordem no Brasil. O PT é o PCC da política, não está sozinho, mas os outros partidos são amadores comparados aos seguidores do estelionatário de Garanhuns.

Anônimo disse...

O pateta do Aécio jogou a toalha muito rápido. Todos sabiam do jogo sujo da petralhada. A divulgação do resultado da eleição pelo TSE foi digna de país de quinta categoria. Eleitores de Aécio estavam dispostos a contestar o resultado. Ficaram todos estupefatos. E Aécio entregou a vitória à ladra petista e seus comparsas.

Juliana disse...

Até onde vai a audácia dessas pessoas este partido tem que ser cassado imediatamente

Anônimo disse...

Será que usaram os Correios para entregar e o Postalis para pagar?Acho que o Brasil está uma podridão só.

Anônimo disse...

Fala sério... Dá para acreditar que haja um julgamento imparcial com tanta fraude descoberta e impune?

Emmanuel disse...

TSE julgando a eleição de Dilma? Sob a presidência do Tofoli?
Isso deve ser brincadeira.
Não tem jeito: toda a caterva, inclusive esse que se diz ministro do STF, tem que sair e já ... para evitar serem expulsos pela porta dos fundos.
Bando de ladrões!

Anônimo disse...

O terceiro turbo que os petralhas tanto falam é a cadeia, cuidado, petralhas, o tsunami pega-petralha
vem logo ali.

Anônimo disse...

As ratoeiras pega-petralhas já
estão armadas, alguns ratos já foram pegos, os daqui do blog não dão bola para o azar, apoiam gatunos abertamente, logo no minimo são cúmplices, se não forem dos milhares de vigaristas
ainda soltos.

Anônimo disse...

Anônimo disse... (E eu assino embaixo)

E como presente eles ficam com a Postalis quebrada, merecem né !!!!!!!

Anônimo disse...



Falando em toffoli, de quem é a competência constitucional para "tirar literalmente um ministro do StF"? Já está mais que na hora, pois é gritante a "montagem"que estão fazendo para desviar os resultados "do Petrolão". Primeiro o citado ministro oferece-se para transferir-se de turma para estar entre os julgadores do "Petrolão". O governo, por sua vez, encaminha ao congresso a tal lei contra a corrupção que dá competência para a CGU para firmar o tal acordo de leniência, praticamente tirando fora o MPF e Policia Federal (e com o tal adams???). Na proposta de lei da anticorrupçao faltou uma coisa importantíssima -- extinguir o tal cartáo corporativo ou na pior das hipóteses restringir ao máximo o seu uso e obrigatoriamente acabar com o tal sigilo dos gastos desses cartóes.

fred oliveira disse...

Quando um juiz do supremos ou de qualquer das instituiçoes do judiciario comete delitos, como tira-los, denuncia-los? Lamentavelmente, como nao acreditamos na justiça brasileira, essa FRAUDE GROSSEIRA vai ficar como esta'...Houve fraude na apuraçao. Dilma perdeu as eleiçoes mas fizeram o diabo. Vamos ver o que vai dizer o TSE. Acho que ate' ja' sei: nao tem terceiro turno, nao!

Anônimo disse...

Eu não acredito que haja punição dos responsáveis pelos crimes cometidos porque o julgador é um ministro (sem merecer) que foi advogado do pt e continua sendo porque NUNCA se dá por impedido quando a matéria envolve problemas gerados pela petralha que está no Poder.

Anônimo disse...

"""""" Que Povo Trocha""""

Anônimo disse...

MILICOS JÁ.

Anônimo disse...

Esse vídeo tem que se tornar um vírus na internet. Temos que compartilhar. É uma obra prima para desmascarar Lula, Dilma e o PT. Eis o link do vídeo no youtube:

https://youtu.be/FjpWa1DzgLE

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/