Lobby do Friboi não conseguiu convencer o Congresso a transferir fiscalização de frigoríficos para órbita federal

Ao lado, demonstração de como o dinheiro do Friboi ajudou a eleger a psidente, 12 senadores, 18 governadores e 166 deputados federais. Só o PT levou R$ 122,2 milhões para sua campanha eleitoral. No total, a empresa dooyu R$ 391,8 milhões. São cifras escandalosamente altas. CLIQUE em cima da imagem para ver melhor. A arte é da "Folha de S. Paulo". 


Ao contrário do que informou reportagem da "Folha de S. Paulo" em matéria dos repórteres Natuza Nery, Dimmi Amora e Ranier Bragon, o Congresso  não aprovou nesta quarta-feira (17) uma medida que mudava a fiscalização de todos os frigoríficos do país, resultado de uma emenda apresentada por um senador do PMDB e defendida por representantes do grupo JBS nos corredores do Congresso.

. A emenda acabaria com a fiscalização sanitária em Estados e municípios, tornando a questão de competência exclusiva do Ministério da Agricultura.

. Empresas menores, que vendem carne apenas dentro dos Estados em que estão instaladas, passariam a ser fiscalizadas pelo governo federal, e não mais por prefeituras e governos estaduais.

. Maior financiador da campanha eleitoral deste ano, o gigante do setor de carnes mobilizou aliados no Congresso para passar a mudança na legislação, que pode criar vantagens para seus negócios e dificuldades para concorrentes.

. A emenda foi inserida pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) numa medida provisória do governo que tratava originalmente apenas de redução de impostos e teve vários outros assuntos incorporados ao seu texto por sugestão dos congressistas.

. A medida dividiu a bancada ruralista, mas não foi aprovada.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

GRANDE JOGADA DO FRIBOI! Deu 150 milhões para a campanha politica do PT PARA FICAR DE DONO DO COMÈRCIO DE CARNES DO BRASIL! Recupera o "investimento" em dois tempos.
Adeus, açougues, pequenos abatedouros ou outros que queiram abrir. A bola está com a FRIBOI,
que vai dizer por quanto compra o boi e demais produtos de origem animal-suinos, aves, peixes,etc,
etc, e etc,isso SE TIVER algum Friboi perto dos produtores, e decide por quanto vende ao consumidor. Deu 150 milhões para a campanha do PT e agora deu quanto para cada deputado federal e senador.? Estes dias cada um valia 700 mil, pode ter saido até mais barato, de qualquer forma o FRIBOI fez um
GRANDE INVESTIMENTO e quem pagará são oa produtores e os consumidores. Os governos estaduais também terão sérios prejuizos, porque um absurdo de pequenos estabelecimentos serão fechados e outros pequenos e médios não serão abertos. E os empregos dos veterinários nas
fiscalizações estaduais e municipais?Acabou, adeus empregos, é tudo ou nada com o Ministério da Agricultura, que por sinal sempre foi um órgão fraquissimo, existe mais é no papel, SEMPRE COM um orçamento RIDICULO e onde para MINISTRO
qualquer um serve, inclusive o atual, cuja familia é uma quadrilha recentemente desbaratada.

Luiz Francisco Schmidt disse...

Imagine se utilizarem a mesma incompetência da Anac para fiscalizar o setor! Não haverá carne em poucos meses!

Anônimo disse...

Do Jucá espera-se tudo.

Alberto/NH disse...

Quem tiver tempo procure no youtube vídeos do Lula falando sobre o FORO DE SÃO PAULO. Assustador...

Alberto/NH disse...

Estas doações de campanha são, no mínimo, muito suspeitas. Duvido que isto aconteça num país sério do mundo. É um verdadeiro 'toma lá da cá' que, obviamente, os contribuintes é que acabam pagando mais esta conta. Gostaria de saber o que irá acontecer agora com Renan, Germano entre outros envolvidos no Petrolão?

Anônimo disse...

Prezado Políbio,

Com uma cifra de doações tão desavergonhada, me atrevo a defender uma tese:
- Existe uma empresa, como deve haver várias outras aqui e algumas no estrangeiro, cujo verdadeiro dono deve ser algum fundo que poderíamos chamar de "Fundo de ParTicipação". Neste caso o "herdeiro" seria apenas algum testa de ferro útil. Provavelmente haveria algum contrato de gaveta entre ele e o fundo investidor, capitalizado através de formas muito engenhosas, que garantisse recursos ad-infinitum aos signatários deste fundo para implantar qualquer "projeto" de expansão pela América Latina.

Anônimo disse...

Antes fiz um comentário como se a
medida provisória tivesse sido aprovada. Na leitura rápida saltei
o NÃO e entendi que FOI APROVADA,
enquanto é o contrário. MENOS MAL.

Biriva do Cerro do Tigre disse...


Esse é capacho e baba-ovo do PT, é um tremendo safado com vários processos (em segredo de justiça, pois tem imunidade parlamentar).

Este JUCÁ está atolado até o pescoço no mar de bosta do petrolão. Não passa de um juca mesmo!!

Chupa Friboi, Chupa Friboi!!!

No meu açougue, onde compro carne, esse marca não existe. A carne é mesma, mas vende somente a marca, como diz o açougueiro.

Anônimo disse...

Todos acima falando da carne, mas quando se trata de couro para curtimento a coisa é pior ainda. Com o monopólio do setor a FRIBOI está comandando preços, ofertas e levando a bancarrota diversos curtumes que estavam saudáveis. É o capitalismo mais selvagem na versÃO do PT!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/