Miriam Leitão vê mal-estar no dia do anúncio da nova taxa básica de juros pelo Copom

Nesta pequena análise, intitulada "O mal-estar no Copom", a jornalista Miriam leitão avisa que o descontrole fiscal do governo Dilma é inédito e perdulário. Leia tudo:

Difícil imaginar um banqueiro central confortável na reunião do Copom que termina hoje. O índice oficial de inflação está em 6,5%, no teto de uma meta (4,5%) que já é alta. Há uma série de ajustes tarifários a serem feitos, e o governo começa a falar em novo aumento dos combustíveis em 2014.

O lago represado da inflação, diferentemente das hidrelétricas, está cheio. Seria motivo suficiente para aumentar o juro. Mas isso não deve ocorrer, apontam os especialistas. Itaú, Bradesco, Santander e HSBC são exemplos de instituições que cravam a manutenção da taxa em 11% ao fim do encontro. Isso porque o país está em recessão, nos confirmou semana passada o IBGE. São dois trimestres seguidos de encolhimento da economia; nos últimos quatro períodos, três foram de recuo no PIB.

Em julho, o fiscal completou o terceiro mês seguido gastando mais do que arrecada. O descontrole é inédito. Perdulário, o governo prejudica a eficácia do juro em conter a sanha inflacionária. Pela projeção do Bradesco, o IPCA de agosto a ser divulgado na sexta-feira deve voltar a romper o teto em 12 meses, a 6,53%. É um momento desconfortável para arbitrar os juros.  

6 comentários:

Anônimo disse...

Quem é essa tal de M.Leitão? Aquela comunista interrogada pelos agentes do regime militar? Só diz besteira a infeliz...

Anônimo disse...

O PT/PMDB quebraram o Brasil.
Governo gastador e irresponsável, quebrou a indústria nacional. PIB ridículo e ainda baseado em serviços. A balança comercial foi pras cucuias. Queima as reservas para manter uma taxa de câmbio artificial.

Anônimo disse...

Alguém avisa a Leitão que se deixar para o Bancos Privados os juros sobem pela estratosfera a fora, por isso eles largam notinha contra o governo e apoiam Marina para derrotar Dilma, que botou redeas curtas no mercado através dos Bancos Públicos (Cx Federal e BB), controlando os juros para baixo. Por isso, também o BC não pode ser independente sob pena dos Bancos que já tem lucros altos, tomares conta do Governo. Marina Sinaliza para os Bancos Privados.....

Anônimo disse...

E o gênio de nossa política chamado Lula diz que não entende o porque do povo estar abandonando o pt.

Anônimo disse...

E ainda dizerm que ela dila esta na frente.Pergunta na frente do que? Se ela ou Marinha ganhar voces irao ver que situaao nos iremso viver, Inflcao hoje e de 6,5%; Meu voto tem valor, e nao mudo conforme o vento, Se Aecio nao for para o 2º turno Vou JUSTIFICAR meu voto, Tenho concienci que o pais esta no fundo do poco, penso nas geracoes futuras,sem emprego, sem saude, Vamos mesmo virar Venezuela, Cuba, E amordacar nossa boca. O brasileiro e incnsequente nao aprende com os erros.Nao sabe votar, nao sabe distinguir o certo do errado, do capaz e do incapaz, vai na emoco...E o preco esta ai com Lula e Dilma, Eles sim irao deixar Heranca maldita . Precisam ver a heranca maldita que Tarso esta deixando no SUL.E isto nao abre a mente do povao..

Anônimo disse...

Respondendo ao 1º comentario Mirian Leitão é uma das jornalistas mais conceituadas do Brasil sendo referência em assuntos ligados a economia! "Então colega comente coisas que você tenha conhecimento, tudo que ela disse está correto".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/