Ex-presidente diz que OAB não vela pelo estado democrático de direito

Neste artigo em "O Globo" deste domingo, intitulado "Por onde anda a OAB?", seu ex-presidente, Reginaldo Castro, acusa o atual presidente por omissão deliberada diante dos ataques feitos pelos governos do PT ao estado democrático do direito. Ele vai até mais longe, ao avisar que a OAB trai por interesse próprio, já que seu atual presidente está na lista dos que poderão ser nomeados para o STF. Leia tudo:

Diante de sinais claros de retrocesso, sente-se a falta da palavra e da orientação da Ordem. Poucas vezes na história republicana do Brasil tantos e tão graves acontecimentos puseram em risco o Estado Democrático de Direito. São questões que, no passado, provocariam a intervenção da única tribuna pública não estatal em defesa da cidadania: a Ordem dos Advogados do Brasil, cujo Estatuto a compromete com a defesa da Constituição, da democracia e dos direitos humanos. A OAB surgiu no bojo de uma crise institucional de grandes proporções: a Revolução de 1930. São 84 anos. Desde então, teve papel decisivo em todos os conflitos da vida brasileira, sempre mantendo distância crítica dos protagonistas do processo político, ocupando, com isenção e destemor, a tribuna da sociedade civil. Hoje, diante de sinais claros de retrocesso, sente-se a falta da palavra e da orientação da OAB. Falo como seu ex-presidente e alguém que preza sua história e papel social. Distingo a instituição dos que circunstancialmente estão no seu comando.

Estamos diante de uma agenda política assustadora. Teme-se pela independência do Judiciário e do Legislativo. O aparelhamento do Estado, síntese desses temores, culmina com a edição do decreto 8.243, que o entrega ao arbítrio dos “movimentos sociais”, sem que se defina o que são, já que podem ser institucionais ou não, segundo o decreto. Antes, tivemos o mensalão, pontuado de agressões por parte dos réus ao STF e ameaças de morte a seu presidente, Joaquim Barbosa. E ainda: a tentativa de regulamentar (eufemismo de censurar) a mídia; a inconstitucionalidade do programa Mais Médicos; a desobediência do presidente do Senado ao STF quanto à instalação da CPI da Petrobras; a violência dos black blocs nas manifestações de rua; as ações criminosas de milícias armadas do MST e do MTST, entre numerosas outras ilegalidades que reclamam uma palavra firme de condenação por parte da advocacia brasileira. E o que se ouviu da OAB? Nada.

Preocupo-me com essa omissão, que, como é óbvio, não é gratuita: tem substância política, expressa na inclusão do nome de seu atual presidente, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, na lista de postulantes ao STF. A presidente Dilma Rousseff faria um grande favor à advocacia brasileira nomeando-o, em justa paga aos inestimáveis serviços prestados a seu governo.

A OAB é grande, mas sua atual direção trai a sua história e, com isso, infunde desamparo à nossa frágil democracia. É preciso resgatá-la e devolvê-la a seu glorioso lugar de porta-voz da cidadania brasileira.

22 comentários:

jaco do morro belo disse...

O Brasil virou um País de pelegos.

Anônimo disse...

Todos tem um preço e o PT sabe o de cada um...

Anônimo disse...

TIRANDO O EXERCITO, ACREDITO PELOS FATOS QUE TODAS AS ENTIDADES ESTÃO COMPROMETIDAS COM OS GOVERNOS MENOS COM O POVO, TAMBÉM DUVIDO QUE O BRASIL TENHA VOLTA, CHEGAMOS NUMA DETERMINADA SITUAÇÃO QUE SÓ MUDARÁ QUANDO A BANDIDAGEM COMEÇAR A ENTRAR NAS CASAS DAS AUTORIDADES E REPRESENTANTES DO POVO.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

OAB, pela coluna escrita, está desvirtuando a orientação do seu Estatuto? O interesse pessoal de seu Presidente na pretensão de um carguinho de ministro do PT, está acima do interesse de milhares de advogados!

Se ele assumir ou mesmo for omisso no decreto bolivariano que a Madame MIM (bruxa Dilma), assinou na surdina em maio/14 é caso de ser destituído manu militari.

Anônimo disse...

OAB, pela coluna escrita, está desvirtuando a orientação do seu Estatuto? O interesse pessoal de seu Presidente na pretensão de um carguinho de ministro do PT, está acima do interesse de milhares de advogados!

Se ele assumir ou mesmo for omisso no decreto bolivariano que a Madame MIM (bruxa Dilma), assinou na surdina em maio/14 é caso de ser destituído manu militari.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

É RETUMBANTE,O SILÊNCIO DOS CANALHAS
QUERO O MEU BRASIL DECENTE DE VOLTA
Saudações

Anônimo disse...

Este advogado é aquele que foi acusado de comprar sentenças em brasilia teve atritos com o advogado geral da união a epoca 2002 hoje ministro do STF GILMAR MENDES(DANTAS).

Anônimo disse...

OAB quer dizer: Ordem dos Amigos dos Bolivarianos!
A OAB não é mais o que ja foi no passado, mas a democracia e o direito às liberdades não podem ficar dependente de uma instituição privada que até tem o direito de fazer o que bem entende, e o governo petralha já comprou tantas organizações e esta é apenas mais uma. O absurdo que não pode acontecer é a maneira como os ministros do STF são nomeados, e isso deveria ser modificado pelo congresso nacional, mas sabemos que ele não funciona como deveria. O controle da mídia, o programa mais médicos, a desobediência do presidente do Senado, maior rgor para os baderneiros, MST e MTST, isso tudo já passou pelo nosso congresso inoperante e corrupto e vendido, e é isso mesmo que a esquerda bolivariana tupiniquim quer: Tirar o poder do congresso e que a população cada vez mais desacredite nessa instituição e até aprove o seu "desligamento" ou fechamento!

Anônimo disse...

"está acima do interesse de milhares de advogados!" é este parte do trecho correto das 10:07.

Unica classe com clausula na Constituição não pensam Brasil, só neles, nos advogados.

Esta é a Classe responsável pelas mazelas do Brasil, vide o seu representante mor chamada Nelson Jobim e sua safadeza na elaboração da CF/1988.

NEWTON disse...

Infelizmente Eduardo Menezes o exército e a aeronáutica também estão comprometidos com o PT. De outra forma, como explicar por que
os comandantes militares estão " borrando as calças " e ignoram o decreto que prevê a exclusão de agraciados com honrarias que foram condenados por crime contra o erário?

Unknown disse...

Lendo o artigo deste destemido democrata, o Sr Reginaldo Castro, que deve ser parente do Fidel, me senti num pais de regime ditatorial e segregacionista. Se nao fosse piada, pois ele acredita mesmo nas merdas que escreveu, ate poderiamos ficar preocupados com tanta besteira.

Anônimo disse...

A OAB esta com medo de perder a boquinha governamental por isso o texto indignado. Se sentem traídos devido ao aparelhamento com o decreto 8243, vai escolher advogados com cumplicidade com a "cumpanheirada".

Anônimo disse...

Todo Presidente da OAB que, durante ou logo após a ocupação desse posto, é convidado para o cargo de ministro do STF é porque se omitiu em grande escala em funções obrigatórias da Ordem contra ações inconstitucionais e imorais do Governo Federal.

Anônimo disse...

Conhecendo boa parte dos advogados que temos podemos entender porque a OAB está assim,pois ética na justiça brasileira atual é o mesmo que compaixão nas mãos de terroristas!

Anônimo disse...

Eu também estou preocupado com o silêncio da OAB em muitas questões que interessam a Democracia representativa. Este ex-presidente da OAB faz um alerta oportuno e que deve ser levado em consideração por todos advogados do Brasil.
A Ordem não pode se omitir nessas questões pois ficando calada está contribuindo para a implantação gradual do bolivarianismo no país.
Não esqueçam os advogados que tão logo os autoritarios consigam sucesso em sua empreitada os primeiros a sofrer serão as garantias e direitos individuais do cidadão e os advogados nada poderão fazer a não ser chorar por sua omissão.

Anônimo disse...

OAB? OAB defendeu o José Dirceu e faz campanha para a "comissão da meia verdade". Aqui no Ceará tem um clube chamado, IATE Club, é famoso em Fortaleza/CE onde os juízes se reúnem. Eu tenho um tio desembargador de justiça do estado do ceará, que foi agente do SNI/Dops no passado que roubou até o testamento da minha avó. Isso é um desembargador. Se eu ligar para o CNJ e esses órgãos públicos do judiciário denunciando, é bem capaz de eu ser preso sendo acusado de litigância de má fé.

Não vê o Ricardo Lewandowisky falando "quem desconfiar das urnas eletrônicas vai ser preso por litigância de má fé". Isso um presidente do TSE. Bela democracia. Tem cadeia para milhares e milhões? Acho que não.

E tem vídeo do TSE, STF, STJ, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça e etc. Minha irmã é formada em direito e administração, tinha ano que ela jogada fora livros de direito dizendo que não valiam mais nada por que a lei já tinha mudado. Se eu fizer parte do congresso posso inventar lei e destruir lei o quanto eu quiser. Fazer lei é fácil. Difícil é cumprir as leis.
Quer um exemplo simples de direito:
Quantas Constituições o Brasil já teve? Umas 4 ou 5.
Quantos Planos Econômicos o Brasil já teve? Plano Real, Plano Cruzado, Plano Cruzado Novo, Plano Collor, Cruzado Velho, Contos de Réis e não sei quantos PAPÉIS moeda. Certo?

Agora eu lhe pergunto:

Os minérios do Brasil mudaram quantas vezes? Ouro, Prata, Zinco, Cobre, Diamante, Água Mineral?
Quantas vezes a Amazônia, Pantanal, Amazônia Azul, Mata Atlântica mudou?
Quantas Vezes o Sub Solo da Amazônia Mudou?
E o Aquífero Guarani?
E o Aquífero Alter Chão?
E as Cataras de Foz do Iguaçu?
E os Ventos do Brasil?
E o Sol?
E a Agropecuária?

E a Vale + Petrobrás + Eletrobrás + Embrapa e etc?
Isso sim é a REALIDADE nua e crua.

Quanto os Portuga chegaram aqui em 1492 eles não perguntaram aos índios, ei... você tem que constituição e que moeda aí? Nada. Foram atrás de madeira, água, ouro, prata, zinco, cobre, pau brasil e riquezas reais. De 1492 até 1889. Só ler os livros do Gustavo Barroso, história Secreta do Brasil.

Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, França e esses países vinharam até aqui, até a áfrica, ásia e tudo mais atrás de leis? Constituição? moeda?

Foram atrás de riquezas reais.

Pergunta no Sylicon Valley se eles preferem 1 tonelada de silício ou 1 tonelada de papel?

Lá no grupo Bilderberg, CFR, Trilateral Comission, Federal Reserve, World Bank, IMF. Essa turma quer é RIQUEZAS REAIS e não papel, discurso, propaganda e tudo mais.

Anônimo disse...

OAB? OAB defendeu o José Dirceu e faz campanha para a "comissão da meia verdade". Aqui no Ceará tem um clube chamado, IATE Club, é famoso em Fortaleza/CE onde os juízes se reúnem. Eu tenho um tio desembargador de justiça do estado do ceará, que foi agente do SNI/Dops no passado que roubou até o testamento da minha avó. Isso é um desembargador. Se eu ligar para o CNJ e esses órgãos públicos do judiciário denunciando, é bem capaz de eu ser preso sendo acusado de litigância de má fé.

Não vê o Ricardo Lewandowisky falando "quem desconfiar das urnas eletrônicas vai ser preso por litigância de má fé". Isso um presidente do TSE. Bela democracia. Tem cadeia para milhares e milhões? Acho que não.

E tem vídeo do TSE, STF, STJ, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça e etc. Minha irmã é formada em direito e administração, tinha ano que ela jogada fora livros de direito dizendo que não valiam mais nada por que a lei já tinha mudado. Se eu fizer parte do congresso posso inventar lei e destruir lei o quanto eu quiser. Fazer lei é fácil. Difícil é cumprir as leis.
Quer um exemplo simples de direito:
Quantas Constituições o Brasil já teve? Umas 4 ou 5.
Quantos Planos Econômicos o Brasil já teve? Plano Real, Plano Cruzado, Plano Cruzado Novo, Plano Collor, Cruzado Velho, Contos de Réis e não sei quantos PAPÉIS moeda. Certo?

Agora eu lhe pergunto:

Os minérios do Brasil mudaram quantas vezes? Ouro, Prata, Zinco, Cobre, Diamante, Água Mineral?
Quantas vezes a Amazônia, Pantanal, Amazônia Azul, Mata Atlântica mudou?
Quantas Vezes o Sub Solo da Amazônia Mudou?
E o Aquífero Guarani?
E o Aquífero Alter Chão?
E as Cataras de Foz do Iguaçu?
E os Ventos do Brasil?
E o Sol?
E a Agropecuária?

E a Vale + Petrobrás + Eletrobrás + Embrapa e etc?
Isso sim é a REALIDADE nua e crua.

Quanto os Portuga chegaram aqui em 1492 eles não perguntaram aos índios, ei... você tem que constituição e que moeda aí? Nada. Foram atrás de madeira, água, ouro, prata, zinco, cobre, pau brasil e riquezas reais. De 1492 até 1889. Só ler os livros do Gustavo Barroso, história Secreta do Brasil.

Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, França e esses países vinharam até aqui, até a áfrica, ásia e tudo mais atrás de leis? Constituição? moeda?

Foram atrás de riquezas reais.

Pergunta no Sylicon Valley se eles preferem 1 tonelada de silício ou 1 tonelada de papel?

Lá no grupo Bilderberg, CFR, Trilateral Comission, Federal Reserve, World Bank, IMF. Essa turma quer é RIQUEZAS REAIS e não papel, discurso, propaganda e tudo mais.

Anônimo disse...

Exército, Marinha e Aeronáutica fizeram muito pelo Brasil nos anos 60/70/80. 30 anos. Em 3 décadas o Brasil saiu do atraso e criaram Itaipú, Angra 1, Angra 2, Angra 3, Embrapa, Embraer, Rodovias, Ferrovias, INPE, ITA, IME e construíram o Brasil novo. Fizeram a Rede Globo. Roberto Marinho se fez nesses 30 anos.

Agora eles cometeram uns erros gravíssimos. Primeiro, não combateram o gramiscismo, não educaram o povo contra o esquerdismo. Não fizeram campanhas nacionais contra o comunismo, socialismo, gramiscismo e tudo mais. Até 1984 o Brasil ainda tinha a Fábrica Nacional de Motores, Gurgel e outras indústrias automotivas brasileiras.

Depois foi desindustrialização em queda.

Do FHC o único feito que eu dou parabéns foi privatizar a Telebrás nos anos 90/2000.

Anônimo disse...

Pelo menos a ordem de classe dos médicos saiu nas ruas contra o mais cubanos.

Por que para o PT é mais importante o Porto de Mariel em Cuba, PDVSA do Hugo Chávez/Nicolas Maduro, Foro de São Paulo e essa turma toda.

E na hora do aperto Lula, Dilma e toda a cambada vai ao Sírio Libanês privado. O SUS não quer ir.

Anônimo disse...

Infelizmente a OAB já está nesse descaminho há algum tempo. Essa era a tendência do presidente anterior, também. O povo está ficando desprotegido. Os advogados têm que escolher melhor seu presidente.

Anônimo disse...

luladilma jamais fizeram nada de minimamente ditatorial. são os maiores democratas que o brasil já teve. só não enxerga quem não quer.

chibato disse...

Caro INGO MAXIMO leio seus comentarios e sempre tens um parente metido nas trampas dos governos me pareces um mentiroso outra coisinha o presidente do TSE e o TOFFOLI E NÃO O LEVANDOWISK que BARIGA EM deve ser o sol do CEARA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/