Sem entusiasmo e preparação especial, varejo metropolitano quer faturar R$ 190 milhões adicionais durante a Copa

Mesmo os profissionais do humor, como Amorim, ao lado, revelam azedume sobre os jogos da Copa. 



O comércio varejista da região metropolitana quer faturar R$ 190 milhões adicionais durante a Copa, segundo projeção da Federação das CDLs, fazendo o cálculo em cima de gastos de R$% 310,00 diários por turista. Apesar de tímidas campanhas dos governos e das entidades de classe, o varejo não se embandeirou, não preparou balconistas poliglotas e nem buscou sinalizações especiais dentro e fora das lojas. Todos apostam no que já fazem. As poucas iniciativas são apenas cosméticas. 

.Os cálculos a seguir são todos da FCDL do RS:

O comércio do Rio Grande do Sul projeta nos 16 dias entre o primeiro e o último jogo da Copa do Mundo previstos para Porto Alegre, o Rio Grande do Sul deverá receber 480 mil estadias no período. Afora os ingressos para os jogos, de acordo com as estatísticas do receptivo turístico da EMBRATUR, pode-se esperar um gasto médio por turista da ordem de R$ 270,00 a R$ 350,00, variação essa associada, especialmente, ao preço de oportunidade no ramo da hotelaria, dada a evidência de uma alta temporada fora de época.

. Pegando o ponto médio dessa projeção, ou seja R$ 310,00 por dia/turista, a FCDL-RS estima a entrada de algo em torno de R$ 149 milhões em consumo centrado da Região Metropolitana de Porto Alegre, mas ampliando-se para outros polos turísticos, especialmente na Serra.

. Nesse contexto, no âmbito do comércio varejista, os segmentos mais beneficiados com essa renda adicional serão as lojas de vestuário, calçados e acessórios, assim como os estabelecimentos especializados em artigos de uso pessoal. 

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