Governos gaúchos fracassam no combate ao tráfico de drogas, que aumentou 454% nos últimos 10 anos.

Na reportagem que assina no jornal Zero Hora de hoje, a repórter Vanessa Kannenberg conta que com aumento de 454% do tráfico no RS, especialistas apontam falência do combate às drogas. A reportagem revela está repleta de revelações estarrecedoras sobre o fracasso completo das ações do governo no combate ao tráfico de drogas no Estado, porque nos últimos 10 anos, polícia voltou os olhos para o tráfico de drogas e 60% dos presos nas cadeias gaúchas estão cumprindo pena por relação com o tráfico.

. Leia tudo:

Embora tenha aumentado em quase 454% o número de apreensões por tráfico de drogas nos últimos 10 anos no Rio Grande do Sul, os gaúchos têm pouco a comemorar no Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, celebrado nesta quinta-feira. Segundo especialistas, o aumento de ocorrências não reflete a redução no consumo de drogas e lota as cadeias gaúchas. 

Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública, de 2003 a 2013, os registros enquadrados como tráfico de entorpecentes aumentaram 5,5 vezes, enquanto a posse de drogas mais que dobrou. 

Segundo o diretor do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Cléber dos Santos Lima, a polícia intensificou o combate às drogas, mas o abrandamento da punição aos usuários ajuda a aumentar o consumo de entorpecentes.

— A gente prende um usuário com droga, ele vai para a delegacia, recebe uma advertência verbal e volta para a rua como se nada tivesse acontecido. As pessoas têm que entender que o consumo é caso de saúde pública e deve ser penalizado — defende Lima.

CLIQUE AQUI para ler mais. 


7 comentários:

Anônimo disse...

Mas o ministro obscuro da justiça, Cardoso o Garboso, disse que está espantado com a segurança do RS, beira a perfeição... Parece o chefe dele o lula, que falou que a saúde beira a perfeição quando visitou aquilo que ele chama de hospital, o Conceição...

Anônimo disse...

Políbio,

Dentro de 10 anos o Uruguay vai ser o responsável por elevar este número absurdamente!!

Dentro de pouco tempo o Uruguay perderá o controle sobre a produção de maconha.

Além disto, há intensa movimentação de bolivianos e paraguaios no país vizinho.

Alguns fugindo de governos bolivarianos e outros "investindo"!!

JulioK

Anônimo disse...

É URGENTÍSSIMO tornar crime o porte de QUALQUER quantidade de droga ilícita; endurecer a lei contra os traficantes; inundar o Brasil de cadeias e de presídios!

PS: Mesmo com os tratamentos, é muito difícil um usuário de drogas ilícitas se recuperar! Em vez de investir recursos, tempo e dinheiro na inútil, além de dispendiosa, recuperação de drogados, deve-se investir na saúde de quem trabalha, de quem carrega esta nação nas costas, não nos seus parasitas (drogados de toda espécie)!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

É SÓ APLICAR PENA-DE-MORTE PARA TRAFICANTES E DROGADOS.

OU ENTÃO CRIAR CAMPOS DE TRABALHOS FORÇADOS DE 12 HORAS POR DIA PARA ESTA "GENTE".

O PROBLEMA ACABA EM 3 MESES.

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA EDUCAÇÃO PARA COMBATER AS DROGAS, O USUARIO É DOENTE, ELE USA PARA FUGIR DA REALIDADE, QUEM GANHA COM ISSO É O TRAFICANTE, NO MOMENTO QUE ESTE FOR PUNIDO COM RIGOR DIMINUI O TRAFICO, NOS PAÍSES ISLAMICOS QUASE NÃO SE TEM NOTICIAS DE TRAFICANTES, PORQUE SERA?


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Não é só o Governo gaúcho que fracassou,todos os governos Estaduais do Brasil não tem poder para coibir ou diminuir o tráfico.O buraco está mais acima,está com o Governo Federal, ou seja,com a Dilma que não tem uma política dura nas fronteiras por onde entram armas e drogas.Rio Grande do Sul como outros Estados não produz as drogas,são todas importadas,traficadas.

Anônimo disse...

Prezado Políbio, a droga cresce em governo como o que temos.
O chileno Roberto Ampuero, nos dá um roteiro sobre isso na obra ficcional "Quem Matou Cristian Kustermann?"
Ampuero foi comunista quando jovem pq iludido "que el socialismo era democrático, justo y económicamente próspero." (http://es.wikipedia.org/wiki/Roberto_Ampuero)
Vale a pena ler este livro e refletir sobre a raiz do problema deste crescimento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/