Mães de presos saúdam os repórteres da Al Jazeera que foram ao Presídio Central de Porto Alegre: "Bem vindos ao inferno !"

Duas equipes de televisão, a Al Jazeera, inglesa, mais a franco-alemã Arte-TV, atraídas pela repercussão internacional, foram ontem até o Presídio Central de Porto Alegre e saíram de lá horrorizadas com o que viram e filmaram para veiculação na França, Alemanha e Mundo Árabe. 

. Ninguém do governo acompanhou os jornalistas, mas somente representantes do Fórum da Questão Penitenciária, o presidente da AJURIS, Pio Giovani Dresch, o vice-presidente Administrativo Eugênio Couto Terra, e a vice-presidente da ADPERGS, Marta Beatriz Tedesco. As entidades denunciaram a crise da casa prisional à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.

. A liminar concedida pela Comissão recomendando medidas cautelares no local (e exigindo mudanças imediatas trouxe os jornalistas a Porto Alegre.  A ação foi solicitada pelo Fórum tendo em vista a falta de condições mínimas de encarceramento no Central. CLIQUE AQUI para ler a liminar.

. Até agora os governos do RS e do Brasil nada responderam à OEA. O governo gaúcho apenas mandou sub do sub do sub tirar uma nota escotérica sobre o ultimato. O governador Tarso Genro, ao contrário de Roseana Sarney, não está sob o fogo cruzado da mídia nacional, dos juízes, do MPE, da Assembléia, da OAB e do Senado, que diariamente pedem a cabeça da governadora, mas a presença da imprensa internacional acendeu sinal vermelho no Palácio Piratini. A mídia tradicional e a oposição ignoraram a visita dos repórteres estrangeiros no presídio Central. 

. O norte-americano Gabriel Elizondo e a colombiana Maria Elena Romero são correspondentes da Al Jazeera Inglesa no Brasil há sete anos. Em Porto Alegre desde a semana passada para realizar a matéria, eles demonstraram surpresa com os fatos e a situação do Presídio. Ontem, os repórteres internacionais conversaram com três mães de detentos. Uma delcas saudou-os com exclamações fúnebres:

- Bem-vindos ao inferno. Esse presídio é o inferno.

. O repórter também se disse impressionado ao ouvir relatos de violação dos direitos humanos como falta de comida e até de papel higiênico. Na sexta-feira (10/01), os dois jornalistas entrevistaram Pio Dresch. O presidente da AJURIS enumerou as razões pela qual o Fórum solicitou a liminar e reforçou a cobrança por ações concretas do Estado brasileiro para solucionar o grave problema. Os jornalistas estiveram em duas das 28 galerias do complexo, em um dos pátios, e na cozinha. Também visitaram uma ala onde estão encarcerados 35 travestis e homossexuais. A superlotação e a falta de higiene não passaram despercebida pelos estrangeiros. “Pessoalmente, fico meio sem palavras. É um drama humano muito forte”, revelou Maria Elena.

* O editor trabalhou em cima do texto de Rodrigo Boba, de quem també é a foto. Rodrigo trabalha no site da Ajuris.

CLIQUE AQUI para ler a representação protocolada na OEA.

12 comentários:

Anônimo disse...

pena que essa gente das tvs não aparece para registrar o drama vivido PARA SEMPRE pelas famílias que tiveram parentes arrancados de seu convívio por muitos desses que estão ai no tal "inferno"...

e, sinceramente, espero que o inferno, aquele espiritual, seja bem mais rigoroso e detestável que esse ai para quem ceifou a vida de inocentes...

Cap Caverna disse...

Essa gente que está no PC é a escoria pobre da sociedade, pois a escória rica ou não vai presa ou tem regalias, como ficar em prisão domiciliar pois alegam serem doentes terminais.Ninguém que está no PC é santo, mas se fossem animais, cachorros por exemplo, a sociedade protetora dos animais e mais diversas ONGs, teriam feito um escarcel e os bichinhos teriam sido tratados da melhor maneira possivel.Essa gente já é problemática e quando saem de lá, estão mil vezes pior do que quando entraram.O ATRASO GENRO, vai resolver essa questão no final do ano certamente, ou ano que vem, quando ele será oposição e terá a solução para tudo, como sempre!Esse sujeito a cada dia nos envergonha mais. Pega teu chapéu e vai pra casa psicopáta!

Anônimo disse...

A maria do rosário, continua sumida, ninguem sabe de seu paradeiro, deve estar em LINS (Lugar Incerto e Não Sabido).

Cadê a paladina dos bandidos e seus direitos humanos, como são governos dos seus cumpanheros, fica dificil exigir mudanças. Grande Telhado de Vidro!!!!

Pedir mudança somente no papel, porque dinheiro para as penitenciárias, o governo exige até RIMA.

Em Passo Fundo começaram uma penitenciária e paralisaram as obras a mais de ano e ninguém da explicação sobre quando vão retornar. Queremos respostas senhores deputados da região!!!

Anônimo disse...

Os presídios brasileiros, podem com certeza serem comparados aos campos de extermínio nas concentração nazista durante a 2ª guerra mundial.

Anônimo disse...

ATÉ PARECE QUE NO MUNDO ÁRABE TEM CADEIAS DECENTE, QUEM ASSISTIU O EXPRESSO DA MEIA NOITE SABE DO QUE ESTOU FALANDO.




EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Os presídios brasileiros realmente são um inferno,lugar dos capetas que lá se encontram.

Anônimo disse...

Cap Caverna das 15:25 tem razão,na Papuda os ricos que foram para lá tem privilégios que os pobres de lá não tem.

Luiz disse...

Eu já pedi para o Polibio, mas ele não me atendeu, para que ele lidere uma campanha para instalação de ar condicionado, frigobar, TV, internet, Sky,telfone celular, picina no presidio Central, alem de celas individuais.
Isso porque ele é um dos que mais criticam a situação do presídio

Anônimo disse...

brevemente não precisaremos mais de policiais para conter a bandidagem. Vamos precisar mesmo é de domadores.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Tem um monte de estádio que não será utilizado depois da copa, poderemos transformar em penitenciárias modelo, imaginem tem até um campinho para tomar sol!!!

FAÇANHA disse...

ESSES CARAS SÓ SABEM RECLAMAR, OS COITADINHOS.

Anônimo disse...

Por mim já era pra estar implodido junto com seus "habitantes"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/