Diz o delegado de São Paulo, cheio de razão: "Lei de Segurança neles!"

Os jovens Humberto Caporalli, de 24 anos, e Luana Bernardo Lopes, de 19 anos, detidos na noite de segunda-feira em protestos na Praça da República, no Centro, vão responder inquérito por infringir a lei nº 7.170, conhecida como Lei de Segurança Nacional, de acordo com o delegado Antônio Luis Tuckumantel, titular do 3º Distrito Policial.

Promulgada em 1983 durante a ditadura militar, no governo do então presidente General João Figueiredo, a lei define como crime "depredar, provocar explosão ou incendiar para manifestar inconformismo político ou manter organizações subversivas".

Eles foram autuados especificamente no artigo 15º da lei de Segurança Nacional, que trata de sabotagem. Mas, também vão responder por outros artigos previstos no Código Penal: dano qualificado, incitação ao crime, formação de quadrilha e porte ilegal de explosivo (gás lacrimogênio).

Ao todo, 11 manifestantes foram detidos nos atos que terminaram em confronto com policiais militares e em vandalismo contra bancos, lojas e um carro da polícia.

CLIQUE a seguir para ver e ouvir o comentário do editor, intitulado "Não podemos permitir que usem a liberdade para acabar com a liberdade"

11 comentários:

Carlos Flávio disse...

Está em curso no país, um projeto de desmoralização institucional há muito tempo e lamentavelmente parte da grande imprensa tem colaborado ajudando a emparedar os setores da segurança pública. Deve-se parar de tratar o vandalismo como coisa de poucos quando do outro lado não se vê nenhuma reprimenda da parte do grande grupo que diz protestar pacificamente. Conivência pura!!

Anônimo disse...

os patetas dos bréki bróki ate agora o que conseguiram foi quebrar a cidade, nada mais...

Renan, Eduardo Alves, Lula, JeiDi, Sarney, mensaleiros, enfim, toda a turma que ajudou a construir esse Brasil que "esta aí" e que eh repelido pelo rebeldes sem causa, estao tranquilamente realizando as suas atividades diárias, vivendo suas vidas e acumulando patrimônio...

enquanto isso a patetada sai quebrando lixeiras, pichando a cidade e apanhando da policia achando que esta com tudo...

vejo coisa...

Anônimo disse...

Brilhante Políbio, da mesma forma estão usando a democracia para acabar com ela.

Alberto Magno disse...

Tá Políbio, tu queres que a bagunça continue, qual a solução, dar rosas aos bardenerose afagos.

Anônimo disse...

O Delegado até tem boas intenções, mas o juíz vai interpretar de forma diferente liberar todos.


Eduardo Menezes

Uma Crônica Social, Política, Econômica e Policial (Alerta: É Pura Ficção. OK?) disse...

Viajando por esse país, passando por uma cidadezinha visualizei uma enorme placa de boas-vindas: "Bem-vindo a Torototó do Vale, Capital do Diálogo Democrático". Fiquei curioso, parei e entrei na cidade. Na praça em frente ao Fórum, vários cidadãos batendo papo. Após alguns minutos ouvindo, percebi que valia a pena gravar no meu smartphone a conversa deles. Gravei até o momento que alguém percebeu que eu estava lá e atento à conversa. Não deu outra, vieram todos e me rodearam. Até explicar que eu era um simples cidadão aposentado e igualmente preocupado com os rumos do país... Ufa!, não foi fácil. Surgiu uma brecha, me despedi e zarpei de lá!

Hoje, ao ler notícias e comentários, decidi transcrever e divulgar o que gravei lá em Torototó do Vale. Para quem quiser ler, aqui está:

- Onde já se viu?... Puliça agora só chega depois que a porta foi arrombada, bi e tri-arrombada! Não é só aqui em Torototó, já é a preferência nacional das puliças do nosso país. Só chega quando o perigo já passou, ou porque o trato com os... Ops!, melhor eu não abrir demais o bico em público... É realidade de Norte a Sul, de Leste a Oeste sobre a superfície do gigante que teima em não acordar, continua vivo, vegeta... os seus sinais vitais são percebidos graças ao seus roncos e peidos, parecendo mil trombones sendo tocados em dia de Desfile da Independência!...

- É, pois é... e esses puliças não param de reclamar do salário...

- Meus queridos conterrâneos... entendam de vez e aceitem as mudanças!... Pra que ficar descendo o pau na puliça? Por acaso, nenhum de vocês tem parente ou amigo puliça? De farda ou sem farda os puliças têm direito a reclamar dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, ora!

- Pera aí, o senhor não acha estranho que até aqui em Torototó do Vale e, principalmente nas cidades mais populosas e suas classes sociais de miseráveis, pobres,classe média , ricos e muito ricos... que existe um bocado de puliças ostentando até carros de luxo, morando até em condomínios de luxo? Isso, independente do cargo ou posto ocupado? E que, também, o "chefe do esquema" nem sempre é o superior hierárquico, da mesma forma que já é comum encontrar menores de idade chefiando quadrilhas e territórios do tráfico?

- Políticos, colarinhos brancos e puliças corruptos? Só se for lá na França! Onde já se viu isso, aqui? E a ética, moral e bons costumes, tão apregoadas e respeitadas pelos nossos queridos antepassados?...

- Fiquem tranquilos, queridos conterrâneos! Tudo bem!... Tudo muda, os tempos são outros, a realidade é outra. O mundo não para de girar, é natural essas mudanças em uma sociedade dinâmica e pujante!... Até os cidadãos tidos como de bem já estão se acostumando e nem se incomodam mais. Vejam bem... é melhor ser amigo do que inimigo de quem está com tudo, com a faca e o queijo na mão. Aceitando essas personalidades que "roubam, mas faz", um novo equilíbrio de forças passa a existir entre eles e nós. Se um dia precisarmos de um favor deles, veremos o quanto isso é real e aceitável.

- Mas, pera lá! Até puliça já tem direito a participar dessas jogadas e esquemas de tudo quanto é jeito e muito dinheiro rolando? Aí já é demais, meu caro conterrâneo!!!... Se até puliça já está conseguindo chegar ao elevado padrão de vida de políticos, autoridades e bandidos de colarinho branco, é porque o nosso país não tem mais jeito!

- Calma, Zé Nervoso... O nosso povo é tido e retido como povo de esperança e fé... Não perca a sua esperança, Zé!... Um povo esperançoso por natureza não tem o direito de ficar desanimado! O povo jamais deverá deixar de acreditar que também tem chances de um dia chegar lá, também se deliciar com o alto padrão desses que já conseguiram. Conseguiram a duras penas... alguns, até dando e levando tiros em alguns momentos de suas trajetórias e ascensão social!...


Moral da História: "A esperança é a última que morre, desde que o indivíduo não leve uma bala dundum bem no meio dos cornos."

Anônimo disse...

Políbio,

O "casalzinho" tinha granadas na mochila e incitaram a colocação de fogo em um posto de gasolina!!

LEI neles!! O delegado esta certíssimo!!

A Constituição de 1988 trouxe TODAS as LEIS para sua seara!!

Não existe mais Lei da ditadura ou coisa parecida!!

Até porque o Código penal foi escrito no Estado Novo!!

JulioK

Anônimo disse...

Será que logo logo sairá alguma MP para acabar com a Lei de Segurança Nacional que poderá atrapalhar as intenções do BREC BROC?Não sei não?

Anônimo disse...

Os camisas negras e os “boca-torta”:

Os quebra-quebras registrados ao final das manifestações de segunda-feira no Rio e em São Paulo são uma pequena amostra dos perigos que a festejada “apartidarização” dos movimentos sociais podem trazer.

Ao contrário do que proclamam os “moderninhos” e “autogestionários”, as massas sem líderes têm dificuldades muito maiores em se defender, seja da reação do aparelho repressivo do Estado, seja dos grupos fascistóides que, diante de todos, se preparam para os confrontos e provocações sem que haja uma atitude coletiva que os expurgue dos movimentos reivindicatórios.

Não estou falando de garotos radicais, que assumam atitudes de contestação imaturas.

Estou falando de grupos que estão associados em torno de teses fascistóides que não têm nada a ver com “defender os movimentos da agressão policial”, como repetem, mas com provocar a ruptura do regime de liberdades.

E que não podem, por isso, ser combatidos e dissolvidos senão com democracia, liberdade e aplicação das regras do Estado de Direito.

A notícia de que a polícia paulista quer enquadrar na Lei de Segurança Nacional o casal de depredadores preso na segunda-feira é, assim, um típico arreganho da “boca-torta” de instituições que não se deram conta da mudança dos tempos e, agindo desta forma, só ampliam a tola solidariedade que alguns iludidos dão a estes grupos.

Transcrevo, abaixo, parte do ótimo texto sobre os Black Blocs, escrito pelo jornalista José Alves Pinheiro Júnior, uma das mais inteligentes e aprofundadas análises que já li sobre o assunto.

Black Blocs, modismo ou ameaça?
José Alves Pinheiro Junior

Os Black Blocs são apresentados na mídia mundial como uma organização que poderia ser rotulada como neoanarquista. Neo talvez, mas ainda afeita aos tradicionais coquetéis molotov. E, como manda o figurino histórico, manifestando-se com estardalhaço e renovada simbologia anticapitalista. Daí a preferência por ataques a autosserviços bancários e a vitrines e fachadas de fast food e marcas e grifes transnacionais de luxo. Curiosamente, na semana final de setembro último, a fotografia de um homem segurando um Big Mac e uma Coca-Cola sob o vão do Masp, na Avenida Paulista, foi publicada pela Folha de S.Paulo com intrigante legenda que o identificava como “coordenador de manifestantes mascarados”. Também multinacionais pelo menos na nomenclatura, os Black Blocs são uma novidade no Brasil. Mas são estudados há três décadas por atuação semelhante na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Turquia, Egito, Grécia, Chile e México. Não nessa ordem, porém sempre se apresentando como “estudantes, trabalhadores, desempregados e revoltados” segundo oManifeste du Carré Noir, divulgado no Québec, Canadá, em 2012. Um manifesto tipicamente “classe média burguesa”. E que parece definir a “ideologia” Black Blocs.

(...)

Anônimo disse...

E a competência para julgar crimes contra a Lei de Segurança Nacional é da Justiça Militar.

Anônimo disse...

Ontem 15:40h, escrevi que não ia dar em nada, na noite relaxaram a prisão e já estão fazendo festa com o parecer da justiça.
Aqui é o único país que o sujeito mata um desafeto, pega 18 anos de cadeia, cumpre dois e vai para outra.
O único país que a mulher pede oito vezes medida de proteção e acaba morta.
O único país onde um juiz não é responsabilizado pela assinatura que dá.


Eduardo Menezes

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/